sábado, 30 de novembro de 2019

História da Real Aerovias

Em Dezembro de 1945 nasceu como (Redes Estaduais Aéreas LTDA) REAL. Companhia fez o primeiro voo em 7 de janeiro de 1946 entre São Paulo e Rio de Janeiro. Começou com uma frota de três C-47 no mesmo ano que começou a voar com dois Bristol 170 o maior avião do Brasil na época com capacidade para 36 passageiros, foi introduzido na rota Rio - São Paulo.
Em 1948 os dois Bristol 170 foram desativados, porque foi descoberto uma falha estrutural no modelo. A empresa neste ano começa absorver novas companhias e chega a uma frota de 20 aviões.
Em 1951 a empresa começa a primeira rota internacional ligando São Paulo e Assunção.
Em 1954 em Setembro a companhia fez a maior aquisição ate então a Aerovias Brasil que foi fundada em 1942, inclusive temos a história dela no blog, que tinha uma rota que ligava o Rio de Janeiro - Uberaba - Goiânia - Tocantins - Belém - Paramaribo - Port of -Spain -  Ciudad Trujillo - Miami e a empresa também ligava Montevidéu e Buenos Aires.
No mesmo ano a empresa comprou a maior companhia do país em rotas domesticas na época a Nacional que tem 70 destinos domésticos. A companhia seguiu independente e passou a fazer parte do consorcio Real - Aerovias - Nacional, a Real ainda naquele ano comprou 50% da Sadia transportes aéreos.
Em 1957 com tantas compras a companhia passou a ter a sétima maior frota do mundo com 117 aeronaves segunda a IATA. No mesmo ano a empresa se tornou a primeira a operar em Brasília e depois disso passou a ser conhecida como "Real - Aerovias - Brasília".
Na década de 50 a Real era a principal concorrente da Varig nas rotas para os Estados Unidos, inclusive a Varig acusou a real de estar praticando uma tarifa predatória, enquanto a Varig primava pelo bom atendimento e conforto, a Real se utilizava uma tarifa mais em conta para atrair clientes. O preço estipulado para rota na época pela IATA era de 779 dólares a Real oferecia a passagem aérea por 432 dólares.
Em 9 de Julho de 1960 a empresa inaugurou a sua rota mais emblemática da sua história Rio de Janeiro - Los Angeles - Honolulu - Tókio com o Super H Constellation. A empresa começou o processo de renovação de frota com três Electra II da American Airlines, fez a encomenda de Electras II direto do fabricante, também no mesmo ano começou a avaliar a compra de um jato para entrar na era do jato, ficou entre o Convair 880 e 990 optou pelo ultimo para entra definitivamente na era do jato.
Na mesma década entrou em uma severa crise econômica e acabou sendo comprada pela sua maior rival a VARIG, mesmo relutante seguiu com as encomendas originarias da Real.

A seguir fotos da Real - Aerovias:


DC - 6B

Convair 990A

Lockeheed Constellation

C-46

2 comentários: