terça-feira, 24 de março de 2020

História da Trip

Fundada em 24 de Março de 1998, nasceu para se tornar uma grande regional, que teria uma bela trajetória no mercado que hoje é negligenciado pelas duas lideres de mercado, e dominado pela terceira colocada que inclusive opera diversas rotas sozinha.
A empresa começou sua trajetória no mercado regional, apostou em um aeroporto no interior de São Paulo, Viracopos em Campinas, é um aeroporto com capacidade internacional que é negligenciado pelas maiores empresas do país, esta escolha também impactaria no fim de sua trajetória como empresa solo.
A empresa fazia parte do grupo Caprioli, um grupo de empresa rodoviárias, o incio foi com voos esporádicos e charter com aeronaves Embraer 120, em 1999 chegou os primeiro ATR 42 - 300 o foco inicial era os mercados do centro-oeste e norte, disputando a liderança de mercado com TAF, Rico e Principalmente Total. 
Em 2004, a Tam anuncia, o code-share com a Trip.
Em maio de 2005 a empresa se expande no norte do pais, para cidades como Manaus, Porto Velho, Barcelos, Carauari, Coari, Eirunepé, Fonte Boa, Humaitá, Lábrea, Santa Isabel do Rio Negro, São Gabriel da Cachoeira, São Paulo de Olivença, Tabatinga e Tefé.
Em 2007 a empresa se tornou a segunda maior regional do pais, ficando atrás apenas da Total, a maior regional ate então. Também neste ano seguindo os passos da maior regional encomendou ATR 42-500 e ATR 72-200. Mas a grande virada do ano foi a fusão com a Total, a Trip assumiu as aeronaves e rotas da Total, a Total seguiu independente dessa fusão.
Em 2008 a Trip seguiu absorvendo a Total, que seguiu aumentando a malha e se tornou a empresa que atende mais cidades no Brasil. Ainda neste foi a primeira empresa aérea do Brasil a encomendar a versão E-175 da Embraer. Lançou também uma nova identidade visual. 
Em 2009, Seguiu ampliando frota e malha.
Em Julho de 2010, a empresa anuncia a encomenda, de 2 E-190.
Em Março de 2011, a TAM anuncia a intenção de compra de 31% da Trip para a empresa ser o braço regional da LATAM( Fusão da LAN Chile com a TAM). Em setembro a companhia anuncia a compra de mais ATR desta vez a versão 600, se tornando a maior operadora do modelo no mundo.
Em Novembro de 2011, a empresa se torna a segunda operadora do Brasil a receber o ATR 72-600 e umas das primeiras do mundo.
Em Maio de 2012, a Azul e a Trip Anunciam a fusão e formam a terceira maior empresa aérea do Brasil, com mais de 120 aeronaves e 15% do mercado. Aos poucos a Azul foi substituindo a Trip nos ATR`s e Ejet`s remanescentes. O Code-Share com a TAM foi encerrado.
Em Fevereiro de 2014, a Fusão com a Trip foi completada, apesar da Azul manter algumas aeronaves fazendo alusão a Trip, como por exemplo a Logo que tem o U com uma cor mais clara, como na logo da Trip que tem o I com uma cor mais clara. 



A seguir fotos de aeronaves da empresa:



Embraer 120

Embraer 175

ATR 42-300

ATR 72-600

Aeronaves Azul e Trip

Embraer-195 da Azul com a pintura da Trip







Fonte: https://www.aviacaocomercial.net/trip.htm

Nenhum comentário:

Postar um comentário