quinta-feira, 30 de julho de 2020

Desenhos feitos pelo autor do blog, em cima de adaptações 3

Hoje, no terceiro episódio, vou trazer adaptações de desenhos que eu fiz, baseado na empresa fictícia de ônibus que tenho no meu computador, espero que gostem.

Os desenhos não foram feitos por mim, mas as pinturas e ajustes todos foram realizados por mim, nas imagens é possível ver as referencias de cada pessoa que trabalhou em cada desenho.

eu tenho como hobby pintar ônibus com o nome das empresas fictícias que eu tenho. No futuro talvez eu abra uma aba aqui no blog só para as minhas empresas fictícias, estou avaliando ainda essa possibilidade. É um hobby muito prazeroso pintar e dar o acabamento para esses desenhos.




Alvorada 25135


Alvorada 25181


Alvorada 25207


Alvorada 25401



domingo, 12 de julho de 2020

História da Webjet

Fundada em 12 de Julho de 2005, o foco da empresa é repetir o sucesso da Gol com o modelo Low-cost Low-fare( Baixo curto - Baixa tarifa). A primeira aeronave foi um 737-300 que pertencia ate então a Nordeste empresa do grupo Varig. As primeiras rotas foram Rio de Janeiro a Brasilia, Porto Alegre e São Paulo. Mas poucas semanas depois de iniciar suas operações a empresa foi "sufocada" pela concorrência da época, TAM, Gol e Varig(já dando seus últimos suspiros porem ainda com folego para suprimir a concorrência), o objetivo era frear e estragar os planos da novata. Na pratica elas baixaram seus preço para uma margem que não gerava lucro nas rotas que a novata operava, isso causava um grande desconforto no financeiro da Webjet, que não conseguia gerar lucro e portando crescer em um mercado dominado por três grandes empresas.
Em 2006, ocorre a primeira venda da empresa e chega a segunda aeronave mais um 737-300, antes operado por outra subsidiaria do Grupo Varig a Rio Sul. Porém o prejuízos continuavam, mas a empresa ganhou folego para seguir lutando por espaço no mercado.
Em 2007, a empresa conseguiu a sua grande virada ate então foi comprada pela CVC, e passou a ter seus aviões fretados pela mesma, assim conseguiu gerar mais caixa e ter suas aeronaves mais cheias e rentáveis. Em Dezembro de 2007 chega o seu terceiro 737-300 e com ele inaugurou novas rotas.
Em 2008, consegui crescer no mercado domestico, ultrapassando a Oceneair. Com a CVC no comando teve um grande crescimento sendo alçada a terceira posição no mercado domestico, mais rapidamente perde essa posição para Azul.
Em 2009, vem a mudança de identidade visual abandonado definitivamente a a janela verde da cauda e passa adotar um W estilizado como se fosse um @ só que com o W no lugar.
Em 2010, a companhia começou um processo de mudanças na área de custo aumentou a capacidade de seus jatos de 136 para 148, ultra apertadas para um 737-300, e também começou a cobrar pelo serviço de bordo.
Em 8 de julho de 2011, a Gol anuncia a compra da Webjet, a ideia era terminar com a marca, porem houve protestos de colaboradores e do CADE, a Gol teve manter a marca e passou a renovar a frota adicionando dois 737-800SPF em Dezembro de 2011. O foco da Gol era ultrapassar a TAM, que na época tinha retomado a liderança da Gol e também conseguir slots em aeroportos concorridos como Guarulhos, Brasilia e Congonhas.
No dia 23 de Novembro de 2012, a Gol anuncia o fim da empresa, depois de passar por dificuldades financeiras a Gol resolve da fim a sua então subsidiaria para cortas custos, assim se desfaz dos 737-300 e absorve novamente os 737-800SFP para sua frota novamente.


A seguir fotos das diversas épocas da empresa:



Boeing 737-300 com o primeiro esquema de pintura


Boeing 737-300 com o ultimo esquema de pintura que a empresa teve.


Boeing 737-800SFP  ex-Gol