quinta-feira, 18 de fevereiro de 2021

História da Oceanair (Avianca Brasil)


Fundada em 18 de Fevereiro de 2002, nesta data a empresa iniciou operações regulares, ela foi fundada como táxi aéreo em 1998, porem iniciou as operações regulares de passageiros em 2002.

Em Março de 2002, ela fez os primeiros voo regular ligando Rio de Janeiro, Campos e Macaé. As três primeiras aeronaves eram proveniente da Rio Sul. Aproveitando a crise que o Grupo Varig enfrentava, com Rio Sul fechando rotas e Oceanair na época aproveitou a oportunidade e foi abrindo e fazendo as rotas abandonadas pela Rio Sul.  

Em 2003 a empresa seguiu esse plano de inaugurar novas rotas que foram abandonadas pela Rio Sul e recebeu mais um Emb - 120 e dois Fokker 50 para utilizar nessas rotas.

Em 2004 chegava perto do seu auge como empresa regional, tinha 30 rotas, seis Emb 120 e três Fokker 50, no mesmo ano o grupo Synergy (dono da empresa) anuncia a compra da Avianca Colômbia.

Em 2006 a empresa passou pela sua primeira grande expansão, no dia 9 de janeiro deste ano a empresa recebeu seu primeiro jato o Fokker 100 (ex-American Airlines) a empresa rebatizou o jato como MK-28  a má fama do jato no Brasil, a Tam utilizou o jato ate 2008, foi o seu principal jato por um longo período ajudou a empresa a crescer e ser o que ela é hoje, porém houve um grande acidente com ele em Congonhas e diversos incidentes ao longo da carreira dele que arranharam a imagem do jato e ate da companhia por muito tempo. 
Houve com a chegada desse jatos uma grande mudança na Oceanair, a empresa abandonou as rotas regionais e passou a investir no mercado executivo. A empresa se desfez dos Emb - 120 e investiu em serviços de bordo com comissários de bordo servindo comidas quentes e falando francês. Ainda naquele ano assinou um acordo de Code-Share com a BRA e recebeu no segundo semestre um Boeing 767-300 e um Boeing 757-200.

Em 2007, com os últimos suspiros da nossa maior operadora de voos internacionais a Varig, a Oceanair decide investir em Rotas abandonadas pela empresa, como a Cidade do México, tinha planos de iniciar voos para o continente Africano, Lagos, na Nigéria e Luanda em Angola. Porem uma forte crise abalou a empresa fazendo se desfazer de seus jatos, já que com a extinção da BRA a empresa ficou com três 737-300 e dois 767-300 neste momento a empresa tinha atingido seu ápice no mercado domestico atendendo vários destinos e com uma frota super inchada com vários modelos, o que causava muitos custos e as rotas para o México apresentavam baixa ocupação. Ainda no fim de 2007 o grupo anuncia uma grande encomenda de jatos Airbus A319, A320 e A330-200.

Em 2008 a empresa cancela o voo para o México e devolve todos os aviões ficando somente com o Fokker - 100 (MK-28) sendo só quatorze destes jatos ante aos 16 que operava anteriormente. Ainda em 2008 a empresa entra na ponte aérea Rio-São Paulo esta que seria sua principal rota ate sua derradeira falência.

Em 23 de Abril de 2010, a Oceanair passou a se chamar Avianca Brasil. Essa mudança veio acompanhada de A319 totalmente novo com o maior espaço entre as pernas do mercado e entretenimento individual. O nome também é mais conhecido na America Latina e ajuda a empresa vender mais e se tornar mais forte.

Em 26 de novembro de 2010, volta a realizar voos internacionais desta vez para Bogotá com o intuito de alimentar o Hub da Avianca Colômbia.porém esse voo durou apenas dois anos, pois seria cancelado em 2012.

Em Abril de 2011, a companhia recebeu o primeiro A318, sendo a unica operadora deste modelo na história do mercado aéreo brasileiro. Este modelo era considerado perfeito para substituir o F-100. A empresa também aumentou sua malha neste ano com novos voos para Aracaju, Ilheus, João Pessoa e Juazeiro do Norte. Ainda neste ano a empresa ainda recebeu o primeiro A320 para poder realizar as rotas com maior demanda.

Em 2012, a empresa seguiu a sua forte expansão se consolidando como a quarta maior empresa do Brasil no mercado domestico.

Em Outubro de 2013, a companhia recebe seu primeiro A320, equipado com Sharklet, que reduz o consumo de combustível.

Em Abril de 2014, a empresa adotou a nova identidade visual da Avianca. Ainda recebeu o primeiro avião cargueiro um A330-200F, o primeiro da história do Brasil. Em Agosto inciou voos para Goiânia completando o atendimento em toda região centro-oeste.

Em Junho de 2015, a empresa encomenda 62 novos Airbus A320 Neo, para iniciar sua expansão no mercado domestico e internacional e renovar a frota. 

Em Julho de 2015, entra para Star Alliance e ainda neste mesmo ano recebeu 8 A320 e assim substituiu toda a frota de Fokker 100.

Em Setembro de 2016, se torna a primeira companhia aérea do Brasil a oferecer internet a bordo no Brasil. E no dia 13 de Outubro se torna a segunda companhia a receber o A320 Neo.
Em Junho de 2017, inicia uma agressiva expansão internacional com voos para Miami, no mesmo ano inicia voos para Santiago, Nova York e aumenta frequências para Bogotá.

Em 2018 inicia voos para Belo Horizonte e Vitória, assim passando a atender todas as capitais da Região Sudeste, e adiciona uma segunda frequência diária para Miami. Também inicia voos para Belém assim retornando a Região Norte do Brasil. Tudo ia bem ate 6 de dezembro quando começaram as cobranças de Leasing estas empresas entraram na justiça pelo não pagamento do aluguel das aeronaves.Esse foi o estopim da crise na empresa, que culminou no pedido de recuperação judicial da empresa, que teve que devolver um A320, três A320 Neo e um A330 e a empresa anunciou o fim dos voos para Santiago, Miami e New York, para Março de 2019.
A empresa pretendia manter as todas as rotas domesticas, porem teve que começar a devolver suas aeronaves.

Em Abril de 2019, tinha apenas 25 aeronaves.

Em Maio de 2019, restaram só 4 A319 e 2 A318 e as rotas São Paulo, Rio de Janeiro, Salvador e Brasilia, porem no fim deste mês a Anac caçou a concessão de voo da empresa, forçando a parada mesma.
A Azul chegou a fazer oferta de compra, porém teve seu pedido negado pelo credores, no fim a empresa não detinha ativos próprios, alem de funcionários e direitos de pouso que logo foram perdidos pela falta de uso.


A seguir algumas imagens deste empresa:


Fokker -100

A318 

A319

A320 com Sharklets

A320 Neo

A330F

A330-200





Fonte:https://www.aviacaocomercial.net/oceanair.htm

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