sexta-feira, 15 de dezembro de 2023

Aeroporto Internacional de Campinas (Viracopos)

 Fundação: Outubro de 1960

Código ICAO: SBKP

Código IATA: VCP

Comprimento da Pista: 3,2 km

Capacidade de passageiros por ano: 14 milhões 

Movimento de passageiros por ano: 8 milhões 

Distância da cidade: 14 km


História


Durante a Revolução de 1932, os paulistas usavam o local como campo de operações aéreas, sendo a pista construída à base de enxadas e picaretas. De lá, partiam para Minas Gerais. Depois de longo período de inatividade, em 1946 foram realizados trabalhos de limpeza e terraplenagem da pista, cuja extensão passou para 1.500 mts, oportunidade em que o campo de pouso começou a ganhar forma, principalmente com a construção do primeiro hangar em 1948 e a estação de passageiros em 1950. À época, a utilização dos jatos era crescente no setor aéreo nacional e a construção de Viracopos surgiu como uma alternativa para o aeroporto do Galeão, no Rio de Janeiro, até então o único aeroporto do país com pistas longas e as condições necessárias para receber tais modelos de aeronave. A localização estratégica de Viracopos também pesou para que o aeroporto recebesse os investimentos do Poder Público, para se transformar numa alternativa ao Galeão. Afinal, localiza-se numa região com condições climáticas favoráveis na maior parte do ano e tem o maior índice de aproveitamento operacional do país, consideradas as condições meteorológicas.

O Aeroporto Internacional de Viracopos teve sua construção iniciada na década de 1950 pelo governador Adhemar Pereira de Barros e foi inaugurado em 19 de outubro de 1960. Sua longa pista, com 3.240m x 45m, foi construída para receber com segurança os quadrimotores a jato de primeira geração: CometVickers VC-10Douglas DC-8Convair 990 e o Boeing 707. Existem duas versões sobre a origem do nome Viracopos. A primeira conta que no início do século surgiu um desentendimento entre o pároco do bairro e seus habitantes, numa noite de festa. Houve bebedeiras e brigas que resultaram na quebra das barracas da quermesse da Igreja, derrubadas durante a confusão. A palavra usada pelo padre nos sermões, para se referir ao acontecimento, era “viracopos”. Outra versão conta que no sítio hoje ocupado pelo aeroporto havia um bar onde tropeiros se encontravam para “virar copos”, descansar e trocar informações sobre viagens. “Viracopos” deu nome ao bairro e, posteriormente, ao aeroporto.

Em 19 de outubro de 1960, através da Portaria Ministerial n.º 756, Viracopos foi elevado à categoria de Aeroporto Internacional e homologado para aeronaves a jato puro. Ao longo dos anos, várias reformas foram realizadas no aeroporto para que o pudesse acompanhar a evolução da aviação.

A partir de 1978 a Infraero começou a administrar o Terminal de Cargas e, em 1980, recebeu do DAESP a administração geral do Aeroporto Internacional de Viracopos/Campinas. A vocação cargueira de Viracopos foi consolidada na década de 1990, quando o aeroporto despontou para o segmento de Carga Aérea Internacional. Sua infraestrutura foi ampliada, os processos de movimentação de carga e desembaraço aduaneiro foram modernizados, transformando o aeroporto em referência logística no cenário nacional.


Destinos: 




Aracaju - Azul

Araçatuba - Azul

Bauru - Azul

Belém - Azul

Belo Horizonte (Confins) - Azul

Bonito - Azul

Brasília - Azul e Gol

Campos dos Goytacazes - Azul

Campo Grande - Azul

Cascavel - Azul

Caxias do Sul - Azul

Chapecó - Azul

Corumbá - Azul

Cruz(Jericoacoara) - Azul

Cuiabá - Azul

Curitiba - Azul

Florianópolis - Azul

Fort Lauderdale - Azul

Fortaleza - Azul

Foz do Iguaçu - Azul

Goiânia - Azul

Guarapuava - Azul

Ilhéus - Azul

Jaguaruna - Azul

João Pessoa - Azul

Joinville - Azul

Juazeiro do Norte - Azul

Juiz de Fora - Azul

Londrina - Azul

Lisboa - Azul

Maceió - Azul

Manaus - Azul

Marilia - Azul

Maringá - Azul

Natal - Azul

Navegantes - Azul

Orlando - Azul

Palmas - Azul

Paris Orly - Azul

Passo Fundo - Azul

Petrolina - Azul

Ponta Grossa - Azul

Ponta Porã - Azul

Porto Alegre - Azul

Porto Seguro - Azul

Presidente Prudente - Azul

Punta del leste - Azul

Recife - Azul

Ribeirão Preto - Azul

Rio de Janeiro (Galeão) - Azul e Gol

Rio de Janeiro (Santos Dumont) - Azul

Rio Verde - Azul

Rondonópolis - Azul

Salvador - Azul e Gol

São Luís - Azul

São José do Rio Preto - Azul

Sinop - Azul

Teresina - Azul

Toledo - Azul

Três lagoas - Azul

Uberlândia - Azul

Una - Azul

Vitória - Azul





















Nenhum comentário:

Postar um comentário