Fundação: 18 de Janeiro de 1958
Código IATA: REC
Código ICAO: SBRF
Comprimento das Pistas: 3,3 KM
Capacidade de Passageiros por ano: 16,5 milhões
Movimento de Passageiros por ano: 8,8 milhões
Portões: 27
Pontes (Finger): 15
Distância da Cidade: 10 km
O Aeroporto Internacional do Recife-Guararapes / Gilberto Freyre (IATA: REC, ICAO: SBRF) é um aeroporto internacional localizado no município do Recife, em Pernambuco. Trata-se do principal aeroporto do estado de Pernambuco, e um dos cinco que possuem operações regulares de transporte de passageiros, juntamente com o Aeroporto Internacional de Petrolina, Aeroporto de Fernando de Noronha, Aeroporto de Serra Talhada, e o Aeroporto de Caruaru. É o terminal aeroportuário mais movimentado do Norte-Nordeste do Brasil, e o oitavo aeroporto brasileiro em movimento.
Situado a 12 km do centro do Recife, o aeroporto atende a movimentações de passageiros domésticos e internacionais. Opera 24 horas por dia e seu nome é uma alusão ao fato histórico das Batalhas dos Guararapes, ocorridas no período colonial brasileiro sobre o Morro dos Guararapes, situado em sua lateral oeste.
Sua construção antecede a II Guerra Mundial, sendo que o conflito serviu para melhorar a estrutura da Base Aérea do Recife e, consequentemente, do próprio aeroporto. No final da década de 1940, o Recife passou a ter grande importância no tráfego aéreo, em meio às aerovias do Atlântico Sul - Europa, pela sua posição geográfica estratégica. Seu nome oficial foi dado em 2 de julho de 1948, quando o então presidente Eurico Gaspar Dutra assinou o decreto 25.170-A, transformando o Aeroporto do Recife, localizado no Campo do Ibura, em Aeroporto Guararapes. A nomenclatura do aeroporto foi novamente alterada em 27 de dezembro de 2001, pela Lei nº 10.361, que instituiu a denominação de Aeroporto Internacional do Recife/Guararapes - Gilberto Freyre.
O terminal de passageiros atual conta com capacidade para receber 15 milhões de passageiros por ano, o que faz do Aeroporto dos Guararapes o maior, em capacidade anual, do Norte-Nordeste do Brasil. Além disso, conta com um pátio de 27 posições de aeronaves, 15 delas dotadas de jetways (conectores climatizados); 70 balcões de check-in e 2 120 vagas de estacionamento. De acordo com a Aena, sua pista tem 2 751 metros de extensão. O aeroporto foi concedido em 2019 para a empresa espanhola Aena Internacional, juntamente com outros cinco terminais aeroportuários da região Nordeste, por trinta anos.
DESTINOS:
Aracaju - Azul
Araripina - Azul
Belém - Azul
Belo Horizonte (Confins) - Azul
Brasília - Azul, Gol e Latam
Buenos Aires (Aeroparque) - Gol
Buenos Aires (Ezeiza) - Gol
Campinas - Azul
Campina Grande - Azul e Passaredo
Caruaru - Azul
Cajazeiras - Azul
Fernando de Noronha - Azul, Gol e Passaredo
Fort Lauderdale - Azul
Fortaleza- Azul e Latam
Garanhus - Azul
Goiânia - Azul
João Pessoa - Azul
Juazeiro do Norte - Azul
Lisboa - TAP
Maceió - Azul
Manaus - Azul
Mossoró - Azul
Natal - Azul e Passaredo
Orlando - Azul
Patos - Azul
Petrolina - Azul
Presidente Prudente - Azul
Ribeirão Preto - Azul
Rio de Janeiro (Galeão) - Azul, Gol e Latam
Salvador - Azul, Gol e Passaredo
São José do Rio Preto - Azul
São Luís - Azul
São Paulo (Guarulhos) - Azul, Gol e Latam
Sâo Paulo (Congonhas) - Azul, Gol e Latam
São Raimundo Nonato - Azul
Serra Talhada - Azul
Teresina - Azul
Uberlândia - Azul
Vitória - Azul