sexta-feira, 15 de agosto de 2025

Futuras Linhas do Metrô de São Paulo

 




Mapa Atual da Rede do Metrô e CPTM de São Paulo


A Malha Metro ferroviária de São Paulo até 2050: Expansão, Integração e Futuro da Mobilidade Urbana

São Paulo planeja, até 2050, ter um dos sistemas metro ferroviários mais modernos e integrados da América Latina. Segundo o Plano Integrado de Transportes Urbanos (PITU 2040), a malha será expandida para 24 linhas, totalizando quase 500 km de extensão, com novas conexões estratégicas entre zonas periféricas e centrais, atendendo a demanda crescente da Região Metropolitana.

Principais Linhas em Planejamento ou Estudo:

Linha 6–Laranja (Brasilândia – São Joaquim)

  • Obra em andamento, com previsão de entrega até 2026.

  • 15,3 km e 15 estações.

  • Conexões com as linhas 1-Azul, 4-Amarela e 7-Rubi (futura integração).

Linha 17–Ouro (Monotrilho – Morumbi – Jabaquara)

  • Primeira fase entre Morumbi e Aeroporto de Congonhas em construção.

  • Previsão de operação parcial em 2026.

  • Integrações com Linha 5–Lilás, Linha 9–Esmeralda e futuro Terminal Jabaquara.

Linha 19–Celeste (Anhangabaú – Bosque Maia, Guarulhos)

  • Estágio: Projeto funcional.

  • Cerca de 17,6 km de extensão.

  • Conexão direta do centro à Guarulhos, passando por bairros densamente povoados.

Linha 20–Rosa (Lapa – Santo André)

  • Uma das maiores do futuro sistema: 33 km e 24 estações.

  • Prevista para conectar a Zona Oeste (Lapa) até a região do ABC (Santo André).

  • Projeto funcional em andamento.


As Novas Linhas do Plano até 2050:

Linha 22–Bordô (Cotia – Sumaré)

  • Prevista para ligar Cotia (na região metropolitana) à estação Sumaré da Linha 2–Verde.

  • Passará por municípios como Osasco e Butantã.

  • Promete aliviar o trânsito da Rodovia Raposo Tavares.

Linha 23–Magenta (Itaquera – São Mateus – Vila Prudente)

  • Planejada para reforçar o atendimento na Zona Leste.

  • Conectará áreas densamente povoadas com o eixo da Linha 15–Prata.

  • Atenderá Itaquera e São Mateus com trajeto complementar ao monotrilho.

Linha 24–Violeta (Parelheiros – Santo Amaro)

  • Deve ligar o extremo sul de São Paulo (Parelheiros) até a região central de Santo Amaro.

  • Vai suprir uma lacuna histórica de transporte em regiões periféricas.

Linha 25–Turquesa (Ponte Rasa – Cangaíba – Penha)

  • Linha orbital que interligará a Zona Leste entre áreas fora do eixo radial.

  • A proposta é facilitar deslocamentos locais sem precisar acessar o centro da cidade.


Impacto Esperado

Com a conclusão dessa malha até 2050:

  • Estima-se que mais de 10 milhões de passageiros sejam transportados por dia.

  • Redução de cerca de 1,5 milhão de viagens diárias de carro.

  • Aumento na integração tarifária e física com ônibus, trens e VLTs.

  • Inclusão de bairros periféricos no mapa da mobilidade metropolitana.


Fontes:

  • Metrô SP (www.metro.sp.gov.br)

  • Secretaria de Transportes Metropolitanos

  • PITU 2040 (EMTU/Metrô)

  • Portais de Mobilidade Urbana (ViaTrolebus, Diário do Transporte)



Matéria Gerada com Auxilio de IA

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