Atualmente o município conta apenas com um modal de transporte, o ônibus, metropolitano e circular. Operado respectivamente pelas empresas concessionarias SOUL (Sociedade de Ônibus União Ltda) e VAL (Viação Alvorada Ltda), apesar de darem conta do recado o município precisa de um transporte de massa como alternativa, talvez com o futuro metrô de Porto Alegre saindo, que ainda esta no papel, onde a linha 1 saíra da Rua da Praia ate o Terminal Triângulo, onde o mesmo terá o objetivo de receber linhas de Alvorada, Cachoeirinha, Canoas e Gravataí, além de linhas que integram bairros da Zona Norte e Linhas Transversais, nesta matéria trabalharemos com a tese que o metrô POA vai sair do papel. Igualmente Alvorada precisa de uma linha de transporte médio ou uma linha de transporte pesado, há um projeto para o longínquo ano de 2030, onde o Bairro Americana, terá uma ligação via Catamarã, pelo Arroio Feijó, porquê a um projeto de alargamento do arroio, com intuito de escoar melhor a agua e também comporta uma melhor quantidade de agua e evitar alagamento. Visto isso, mesmo o bairro tendo este transporte e os atuais sistema, Alvorada está em pleno crescimento e precisa de alternativas, vamos as alternativas:
VLT
VLT é um transporte largamente utilizado para revitalizar espaços, o centro de Alvorada, leia-se Avenida Presidente Vargas é muito degrado e feito as presas, não há espaços, para circulação, o asfalto é mau feito, no caso o VLT, poderia ter duas alternativas para implantação e operação. A primeira seria trafegarem nas laterais da avenida, onde haveria um corredor lateral de ônibus e VLT, e na frente do mercado BIG, onde Haveria um terminal de integração entre linhas de ônibus de Porto Alegre e Alvorada, haverias de forma hipotética, uma ligação para a parte central, onde haveria uma reforma no corredor da Baltazar para receber os VLTS, tbm haveria uma adequação no terminal triangulo para receber os VLTS de Alvorada, haveria também uma reforma no terminal Figueira, para receber os VLTS, Com o tempo haveria uma linha que trafegaria pela Frederico Dhil e teria o Terminal Final no Centro de Viamão. A Segunda opção seria trafegarem pelo canteiro Central, mais sairia mais caro que a primeira, porquê demandaria reformas e algumas remoções de estabelecimentos comerciais para ampliar o espaço da principal avenida da cidade, se encacharia melhor na hipótese de adequar o corredor da Baltazar para receber VLTS e também realizar transporte publico neste trecho em POA, porém iria compartilhar espaço com algumas linhas de ônibus, linhas de Alvorada Via Anchieta, Free Way, Iguatemi, Ipiranga, Protásio Alves e Sertório e Bairros de POA interbairros e via Sertório e as Linhas Transversais 6 e 10.

VLT - Rio de Janeiro
VLT - Santos
BRT
Seria uma opção viável, mas ocorreria o mesmo que o VLT, teria a opção utilizar a lateral, talvez com menor impacto na estrutura da cidade ou canteiro central, com grandes obras, mas a estrutura da Baltazar sofreria menos com uma reforma, passaria apenas por alguma readequação, para receber os BRTS, a operação poderia ser compartilhada, entre SOUL e MOB (concessionaria que opera linhas na Zona Norte) e Talvez com a participação da Carris. Haveria dois Terminais, o BIG Alvorada e o Figueira, o Final da Linha seria o Terminal Triangulo para alimentar as linhas, também iria compartilhar espaço com algumas linhas fundamentais do antigos sistema, linhas de Alvorada Via Anchieta, Free Way, Iguatemi, Ipiranga, Protásio Alves e Sertório e Bairros de POA interbairros e via Sertório e as Linhas Transversais 6 e 10.
BRT - Rio de Janeiro
BRT - Curitiba
Monotrilho
Seria bem mais viável e exigiria um menor impacto na estrutura tanto de Alvorada, quanto de Porto Alegre, porquê é um transporte de via Elevada, e depende menos de readequação de espaço existentes, poderia utilizar de forma, quase Harmônica o canteiro central. Mais exigiria um pátio, a readequação do Terminal Triângulo e mais os terminais, BIG e Figueira. O principal fator contra é o valor mais elevado da construção, pois no futuro teria a necessidade de uma segunda linha na Avenida Frederico Dhil, que passaria a ter mais ônibus com a Avenida principal já possuindo um transporte de Massa.
Monotrilho - São Paulo
Monotrilho - São Paulo