segunda-feira, 26 de agosto de 2019

História da Aerovias

Fundada em 26 de Agosto de 1942, foi fundada pela então TACA, empresa que hoje faz parte da Avianca Holdings, iniciou como uma empresa de voos fretados,a ideia da TACA quando fez a fundação da empresa, era ter uma filial no Brasil, como a empresa detinha em vários países da America Central e no Peru. Posteriormente iniciou no transportes regular com voos para o Rio de Janeiro, a então capital do Brasil. No ano seguinte a sua fundação, já atendia a todo o litoral brasileiro desde Porto Alegre ate Belém. Em Fevereiro de 1949 é comprada pelo estado de São Paulo e em 1951 chega a Montevidéu e Buenos Aires. Em 1954 passa a fazer parte da Real, tornando-se parte do grupo Real-Aerovias-Nacional, posteriormente passou a se chamar apenas Real-Aerovias e em  1961 é comprada pela Varig tornando-se uma empresa gigantesca.

Abaixo Fotos de autores desconhecidos da antiga Aerovias e da Real Aerovias:


DC-3


DC-3

DC-4

domingo, 11 de agosto de 2019

Desenhos feitos pelo autor do blog, em cima de adaptações.

Hoje tem quadro novo, vou trazer adaptações de desenhos que eu fiz, baseado na empresa fictícia de ônibus que tenho no meu computador, espero que gostem.
Os desenhos não foram feitos por mim, mas as pinturas e ajustes todos foram realizados por mim, nas imagens é possível ver as referencias de cada pessoa que trabalhou em cada desenho.
eu tenho como hobby pintar ônibus com o nome das empresas fictícias que eu tenho. No futuro talvez eu abra uma aba aqui no blog só para as minhas empresas fictícias, estou avaliando ainda essa possibilidade. É um hobby muito prazeroso pintar e dar o acabamento para esses desenhos.




Alvorada 25000

Alvorada 25050
Alvorada 25150

Alvorada 25433

sexta-feira, 2 de agosto de 2019

Noticias de Julho

Transportes Terrestres:

Soul segue o processo de retirada dos ônibus mais antigos e os mesmos estão sendo substituídos por ônibus semi novos. A empresa sofreu um grande revés na sua combalida frota de ônibus via Sertório, porque os veículos de numero 7724 e 7729 estavam realizando suas linhas normalmente quando um dos veículos teve que frear bruscamente devido a uma Kombi atravessar sua frente, ocasionando um acidente, um ônibus se chocou no outro de forma bem grave, 16 pessoas ficaram feridas e os ônibus ficaram seriamente avariados.

Transportes Aéreos:

Avianca finalmente realiza o leilão tão aguardado, porem a justiça pode julgar invalido já que ela não detinha mais os direitos dos slots que estavam sendo oferecidos no leilão. A própria Azul que é mais lesada nesta situação entrou com um ação para verificar a veracidade do leilão, e exigir que as autoridades redistribuam os slots, sobre tudo de congonhas, de forma justa.

Anac, faz a redistribuição de Slots que eram da Avianca Brasil em Congonhas invalidando o leilão, a Azul ficou com 15 Slots, a Passaredo ficou com 14 Slots e a MAP com 12 Slots. A Azul foi beneficiada por uma medida provisória que  colocou a empresa como entrante, porque nesta medida as empresas que tem menos de 54 Slots em Congonhas (que não é o caso da LATAM e da GOL a primeira com 256 e a segunda com 254). Os 41 Slots foram redistribuídos e a TwoFlex que tem interesse em entrar em Congonhas como vai utilizar a pista auxiliar, vai entrar no aeroporto em outro regime. a MAP e a Passaredo tem que confirmar junto aos órgãos reguladores a capacidade de operação no aeroporto.

domingo, 28 de julho de 2019

Fim da Novela Avianca Brasil ?

A Anac decidiu redistribuir os 41 Slots que a Avianca Barsil tem em congonhas para empresas entrantes o empresas que possuam também ate 54 Slots no aeroporto como é o caso da azul, esta sera a maior beneficiada da iniciativa da Anac, pois possui condições de concorrer com as gigantes Latam Brasil e Gol. Porem tem novatas de olho e percebendo que hora de investir no mercado, pois a Avianca apesar da mancada que deu, provou que o mercado sustenta 4 empresas ou mais, o que falta é ousadia e planejamento para crescer de forma uniforme e constante. Como inclusive é o que a Azul faz por isso sempre segue crescendo, enquanto as gigantes erram.

terça-feira, 23 de julho de 2019

Novo Nome do Blog

A partir de 01/08/2019 o Blog passara a se chamar Bus Airways para facilitar o entendimento do conteúdo e para poder trazer mais assuntos, falaremos de transporte de passageiros em geral, principalmente Aviões, Ônibus e Trens/Metrôs . Também passaremos a ter matérias sobre lugares para viajar, locais para intercambio, melhores destinos e outros modais, com a finalidade de atrair outros públicos.

sexta-feira, 12 de julho de 2019

História da Soul

 Fundada em 09 de Julho de 1951, iniciou suas linhas em Porto Alegre, Operando nos Bairros, Farrapos, Navegantes, Industriários, Floresta e Sarandi, mais tarde em 1952, passou a operar no Distrito Passo do Feijó em Viamão, algum tempo depois nasceram as linhas Vila Elza, Passo da Figueira e Intersul. A empresa foi uma peça chave para emancipação do Distrito Passo do Feijó e para urbanização de Alvorada, inclusive atraindo empresas para dentro do município, onde ate hoje exerce um papel de destaque.
 A Inovação passou a ser fundamental, a Soul foi a primeira empresa da região metropolitana a ter articulados e ônibus com desembarque em nível, popularmente conhecidos em Alvorada como ônibus de 4 portas, foi uma das primeiras a inserir mais de 10 ônibus com plataformas para cadeirantes, cumprindo a lei Federal.
 Tem grandes encarroçadoras como parceiras, atualmente a principal é comil com quem é sócia em alguns empreendimentos, porem sempre foi uma cliente fiel da Marcopolo e da Busscar (que hoje é administrada pela Caio), trouxe outros ônibus de outras encarroçadoras para testes.
 Vou utilizar uma frase, que ainda esta estampada em alguns ônibus e fez parte de uma campanha da empresa, com ela finalizo o meu texto.

"Alvorada nós somos daqui"


Abaixo algumas fotos famosas da empresa:























segunda-feira, 1 de julho de 2019

Noticias de Junho

Transportes Terrestres:

Soul retira todos os ônibus, que adquiriu a pouco tempo de segunda mão, de sua frota (3 Neobus Megaplus e 3 Torino G8 ), e transferi para a Transversal Metropolitana. Acredito que a ideia é transferir os Sveltos 6 para a frota principal da Soul.

Governo do Estado negocia verba com o Governo Federal, para dar andamento ao projeto da linha 2 do metrô de Porto Alegre, a ideia é estender o projeto ate a entrada de Cachoeirinha, o que beneficiaria a população de Cachoeirinha e Gravataí, pois teria um terminal para realizar a baldeação dos ônibus para o metrô.

Transportes Aéreos:

Teriam três empresas entrantes no Mercado, após a Lei que a autoriza 100% do capital estrangeiro no mercado nacional para realizar rotas domésticas, a primeira delas é a administradora da Air Europa, a Globalia, é um grupo formado por administradoras de hotéis e as empresas aéreas Air Europa e Air Europa Express, a ideia é ocupar as lacunas deixadas pela já combalida Avianca Brasil (Oceanair).

Ponte Aérea ganha novas interessadas nos Slots da Avianca Brasil, entre elas MAP, Passaredo, TWOflex e a entrante Globalia. O filé mignon da aviação brasileira era apenas explorado pelas gigantes Gol e Latam, além da Avianca Brasil, esta rota é muito lucrativa e cobiçada por varias empresas, inclusive é motivo de uma campanha feita pela terceira maior empresa do mercado a Azul, que ainda não opera a ponte aérea Rio - São Paulo como é conhecida no Brasil.