sábado, 27 de junho de 2020

Série de Fotos Históricas Capitulo 7 (Sogil - Sociedade Gigante Ltda)



Aqui temos fotos da Empresa Sogil - Sociedade de Ônibus Gigante Ltda, responsável pelo transporte de passageiros na cidade de Gravataí, município da região metropolitana de POA, esta empresa ainda possui algumas linhas que atendem empresas dentro do município de Gravataí e também possui linhas para outros municípios da região metropolitana de POA.

As Fotos não são de minha autoria, retirei da internet, e algumas fotos são do Site Ônibus Brasil.








Sogil 5064

Sogil 025

Sogil Municipal 209

Sogil 5084

Sogil Municipal 201

Sogil 178

sábado, 16 de maio de 2020

Desenhos da Mobilidade 12 (Vicasa - Viação Canoense SA "Extinta")



Esses desenhos são da Empresa Vicasa - Viação Canoense SA, empresa responsável transporte de passageiros entre Canoas e Porto Alegre. Porem, empresa já fez o transporte de passageiros entre o município de Cachoeirinha e Porto Alegre, hoje em dia não opera mais lá. ela faz ligações também entre Canoas e outros municípios da Região Metropolitana de Poa. Atualmente foi extinta e substituída pela Trasncal que já era responsável pelo transporte entre alguns bairros de Gravataí e Canoas e pelo transporte de todos os bairros de Cachoeirinha.

Os desenhos não são de minha autoria, porem o objetivo desse quadro é divulgar a arte dos autores, que estão descritos na parte inferior dos desenhos.






Vicasa - 920

Vicasa - 3511

Vicasa - 175

Vicasa - 795

Vicasa - 3506

sábado, 18 de abril de 2020

Vlog Viagem para São Paulo

Meus amigos fiz a minha primeira viagem de Avião foi muito bacana, viajei pela Gol, fiz o pacote pela decolar, inclusive indico ambas as empresas. Fiquei um final de semana em São Paulo, é uma cidade muito bonita, plural, muito diferente do que eu imaginei.
A organização das linhas de metrô são perfeitas, inclusive vou trazer aqui no Blog a malha viária do metrô de São Paulo completa, já estava com essa ideia, isso entrara em vigor no Blog. O Aeroporto de Congonhas é bem desatualizado, em comparação com o Aeroporto Salgado Filho em Porto Alegre, embarquei e desembarquei na parte nova do terminal Porto-Alegrense, que inclusive conta com um free shop, entendo que o Aeroporto de Congonhas tenha mais de 80 anos, é um terminal histórico em São Paulo e no Brasil, mas o Salgado Filho também é um terminal ancião e esta em ótimas condições desde quando era publico como Congonhas, claro que com a privatização tudo fica melhor, espero que Congonhas seja privatizado para ter melhores condições afinal é o segundo maior aeroporto do pais, merece ser melhor tratado.
As linhas de ônibus de São Paulo complementam a malha do metrô, a cidade aposta em transportes alternativos também como complemento ao metrô, como bicicleta e patinete elétrico. A cidade também aposta em corredores de ônibus bem diferentes dos que estou habituado em Porto Alegre, la os corredores tem recuo para que quando um ônibus esteja fazendo embarque, os outros possam passar por fora e assim garantir menos transito nos corredores, sempre com uma pista fluindo e o recuo servindo de escape para o embarque seguro de passageiros. Em São Paulo é permitido o também o transito de táxis nos corredores, e para meu espanto funciona muito bem.
Uma coisa que é totalmente diferente em São Paulo, são os parques e praças, lá eles são fechados, e tem horário de funcionamento, isto não resolve totalmente problemas de segurança, mas inibe possíveis crimes, pelo fato ter segurança, e melhorar a sensação de segurança e bem estar dentro desta aérea de lazer na cidade.
Outro ponto que eu achei interessante foi receptividade do povo paulistano que eu achei muito simpáticos e pacientes para explicar onde estão os pontos turísticos da cidade e explicar sobre o uso do transporte publico, pode ser que tenha tido um pouco de sorte, mas me senti bem recebido na cidade.
Em alguns pontos achei a cidade muito parecida com Porto Alegre, Ibirapuera lembra a Redenção, só que em níveis muito maiores, as capitais tem particularidades parecidas, por serem capitais, a região central é uma parecida, a Praça da Sé lembra muito a Praça da Alfádega no centro de POA.
Vocês ate podem dizer ha Bruno, mas São Paulo tem partes pobres, tem criminalidade e etc, mas se compararmos nossa capital do RS, POA é infinitamente menor que São Paulo, com uma diferença de quase 12 milhões de habitantes, esperava uma cidade mais suja, com mais evidencias de pobreza que Porto Alegre, mas não achei praticamente as mesmas evidencias, porem São Paulo me pareceu mais organizada, talvez por ser uma metrópole mundial, com populações de vários países, talvez falte isso para nossa Porto Alegre, ser menos gaucha e mais mundial, para se tornar mais moderna e organizada, torço para que nossa Porto Alegre fique mais bela e mais organizada. São Paulo é um ótimo destino se você gosta de festas, compras e passeios em parques, super indico.
Gente os dois voos da Gol foram perfeitos, vou mostrar os serviços, o pouso que eu gravei, enfim o atendimento deles não tenho do que reclamar, voei na ida e volta de Boieng 737-800SFP, muito bom, na ida era um jato mais velho, na volta foi um jato praticamente novo com interior Sky, amei muito.









Patio Aeroporto de Congonhas Chegada no Sábado
Meu Café da Manhã em uma tipica padaria de São Paulo


Galeria do Brinquedo Antigo Próximo a Praça da Sé

Galeria do Brinquedo Antigo Próximo a Praça da Sé

Feira de Artesanato na Praça da Sé

Feira de Artesanato na Praça da Sé

Feira de Artesanato na Praça da Sé

Feira de Artesanato na Praça da Sé

Praça em frente ao MASP

Hotel Meliã Ibirapuera

Praça em frente ao MASP

Vista do Hotel

Vista do Hotel

Avião da Volta de São Paulo

Avião da Volta de São Paulo

Ibirapuera 

Ibirapuera 

Ibirapuera 

Ibirapuera 

Ibirapuera 

Arco de Bambu no Ibirapuera

Ibirapuera 

Ibirapuera 

Ibirapuera 

Partida de Poa 

Vista Aérea do voo de Ida a São Paulo

Vista Aérea do voo de Ida a São Paulo

Lanche da Ida a São Paulo

Lanche Servido na Volta para POA, detalhe deram uma barra de chocolate da Lacta como cortesia para todos os passageiros.


Vídeo do Pouso em Porto Alegre.

Vídeo da Avenida Ibirapuera em São Paulo

Aeroporto de Congonhas.

terça-feira, 24 de março de 2020

História da Trip

Fundada em 24 de Março de 1998, nasceu para se tornar uma grande regional, que teria uma bela trajetória no mercado que hoje é negligenciado pelas duas lideres de mercado, e dominado pela terceira colocada que inclusive opera diversas rotas sozinha.
A empresa começou sua trajetória no mercado regional, apostou em um aeroporto no interior de São Paulo, Viracopos em Campinas, é um aeroporto com capacidade internacional que é negligenciado pelas maiores empresas do país, esta escolha também impactaria no fim de sua trajetória como empresa solo.
A empresa fazia parte do grupo Caprioli, um grupo de empresa rodoviárias, o incio foi com voos esporádicos e charter com aeronaves Embraer 120, em 1999 chegou os primeiro ATR 42 - 300 o foco inicial era os mercados do centro-oeste e norte, disputando a liderança de mercado com TAF, Rico e Principalmente Total. 
Em 2004, a Tam anuncia, o code-share com a Trip.
Em maio de 2005 a empresa se expande no norte do pais, para cidades como Manaus, Porto Velho, Barcelos, Carauari, Coari, Eirunepé, Fonte Boa, Humaitá, Lábrea, Santa Isabel do Rio Negro, São Gabriel da Cachoeira, São Paulo de Olivença, Tabatinga e Tefé.
Em 2007 a empresa se tornou a segunda maior regional do pais, ficando atrás apenas da Total, a maior regional ate então. Também neste ano seguindo os passos da maior regional encomendou ATR 42-500 e ATR 72-200. Mas a grande virada do ano foi a fusão com a Total, a Trip assumiu as aeronaves e rotas da Total, a Total seguiu independente dessa fusão.
Em 2008 a Trip seguiu absorvendo a Total, que seguiu aumentando a malha e se tornou a empresa que atende mais cidades no Brasil. Ainda neste foi a primeira empresa aérea do Brasil a encomendar a versão E-175 da Embraer. Lançou também uma nova identidade visual. 
Em 2009, Seguiu ampliando frota e malha.
Em Julho de 2010, a empresa anuncia a encomenda, de 2 E-190.
Em Março de 2011, a TAM anuncia a intenção de compra de 31% da Trip para a empresa ser o braço regional da LATAM( Fusão da LAN Chile com a TAM). Em setembro a companhia anuncia a compra de mais ATR desta vez a versão 600, se tornando a maior operadora do modelo no mundo.
Em Novembro de 2011, a empresa se torna a segunda operadora do Brasil a receber o ATR 72-600 e umas das primeiras do mundo.
Em Maio de 2012, a Azul e a Trip Anunciam a fusão e formam a terceira maior empresa aérea do Brasil, com mais de 120 aeronaves e 15% do mercado. Aos poucos a Azul foi substituindo a Trip nos ATR`s e Ejet`s remanescentes. O Code-Share com a TAM foi encerrado.
Em Fevereiro de 2014, a Fusão com a Trip foi completada, apesar da Azul manter algumas aeronaves fazendo alusão a Trip, como por exemplo a Logo que tem o U com uma cor mais clara, como na logo da Trip que tem o I com uma cor mais clara. 



A seguir fotos de aeronaves da empresa:



Embraer 120

Embraer 175

ATR 42-300

ATR 72-600

Aeronaves Azul e Trip

Embraer-195 da Azul com a pintura da Trip







Fonte: https://www.aviacaocomercial.net/trip.htm

sábado, 14 de março de 2020

Série de Fotos Históricas Capitulo 6 (VAL - Viação Alvorada Ltda "Extinta")


Aqui temos fotos da Empresa VAL - Viação Alvorada Ltda, responsável pelo transporte de passageiros na cidade de Alvorada, município da região metropolitana de POA, esta empresa ainda possui algumas linhas que atendem a população dentro do município de Alvorada. Aqui temos as fotos com os primeiros esquemas visuais da VAL.

As Fotos não são de minha autoria, retirei da internet.





VAL - 31

VAL - 05

VAL - 26

VAL - 22

VAL - 770