Um blog que aborda as principais noticias do transporte aéreo e terrestre, que traz dicas de viagem, intercâmbio e matérias nostálgicas sobre empresas de ônibus e aviões, alem da relação de frotas, linhas e destinos de algumas empresas do Rio grande sul e do Brasil.
Hoje, no terceiro episódio, vou trazer adaptações de desenhos que eu fiz, baseado na empresa fictícia de ônibus que tenho no meu computador, espero que gostem.
Os desenhos não foram feitos por mim, mas as pinturas e ajustes todos foram realizados por mim, nas imagens é possível ver as referencias de cada pessoa que trabalhou em cada desenho.
eu tenho como hobby pintar ônibus com o nome das empresas fictícias que eu tenho. No futuro talvez eu abra uma aba aqui no blog só para as minhas empresas fictícias, estou avaliando ainda essa possibilidade. É um hobby muito prazeroso pintar e dar o acabamento para esses desenhos.
Fundada em 12 de Julho de 2005, o foco da empresa é repetir o sucesso da Gol com o modelo Low-cost Low-fare( Baixo curto - Baixa tarifa). A primeira aeronave foi um 737-300 que pertencia ate então a Nordeste empresa do grupo Varig. As primeiras rotas foram Rio de Janeiro a Brasilia, Porto Alegre e São Paulo. Mas poucas semanas depois de iniciar suas operações a empresa foi "sufocada" pela concorrência da época, TAM, Gol e Varig(já dando seus últimos suspiros porem ainda com folego para suprimir a concorrência), o objetivo era frear e estragar os planos da novata. Na pratica elas baixaram seus preço para uma margem que não gerava lucro nas rotas que a novata operava, isso causava um grande desconforto no financeiro da Webjet, que não conseguia gerar lucro e portando crescer em um mercado dominado por três grandes empresas. Em 2006, ocorre a primeira venda da empresa e chega a segunda aeronave mais um 737-300, antes operado por outra subsidiaria do Grupo Varig a Rio Sul. Porém o prejuízos continuavam, mas a empresa ganhou folego para seguir lutando por espaço no mercado. Em 2007, a empresa conseguiu a sua grande virada ate então foi comprada pela CVC, e passou a ter seus aviões fretados pela mesma, assim conseguiu gerar mais caixa e ter suas aeronaves mais cheias e rentáveis. Em Dezembro de 2007 chega o seu terceiro 737-300 e com ele inaugurou novas rotas. Em 2008, consegui crescer no mercado domestico, ultrapassando a Oceneair. Com a CVC no comando teve um grande crescimento sendo alçada a terceira posição no mercado domestico, mais rapidamente perde essa posição para Azul. Em 2009, vem a mudança de identidade visual abandonado definitivamente a a janela verde da cauda e passa adotar um W estilizado como se fosse um @ só que com o W no lugar. Em 2010, a companhia começou um processo de mudanças na área de custo aumentou a capacidade de seus jatos de 136 para 148, ultra apertadas para um 737-300, e também começou a cobrar pelo serviço de bordo. Em 8 de julho de 2011, a Gol anuncia a compra da Webjet, a ideia era terminar com a marca, porem houve protestos de colaboradores e do CADE, a Gol teve manter a marca e passou a renovar a frota adicionando dois 737-800SPF em Dezembro de 2011. O foco da Gol era ultrapassar a TAM, que na época tinha retomado a liderança da Gol e também conseguir slots em aeroportos concorridos como Guarulhos, Brasilia e Congonhas. No dia 23 de Novembro de 2012, a Gol anuncia o fim da empresa, depois de passar por dificuldades financeiras a Gol resolve da fim a sua então subsidiaria para cortas custos, assim se desfaz dos 737-300 e absorve novamente os 737-800SFP para sua frota novamente.
A seguir fotos das diversas épocas da empresa:
Boeing 737-300 com o primeiro esquema de pintura
Boeing 737-300 com o ultimo esquema de pintura que a empresa teve.
Aqui temos fotos da Empresa Sogil - Sociedade de Ônibus Gigante Ltda, responsável pelo transporte de passageiros na cidade de Gravataí, município da região metropolitana de POA, esta empresa ainda possui algumas linhas que atendem empresas dentro do município de Gravataí e também possui linhas para outros municípios da região metropolitana de POA.
As Fotos não são de minha autoria, retirei da internet, e algumas fotos são do Site Ônibus Brasil.
Esses desenhos são da Empresa Vicasa - Viação Canoense SA, empresa responsável transporte de passageiros entre Canoas e Porto Alegre. Porem, empresa já fez o transporte de passageiros entre o município de Cachoeirinha e Porto Alegre, hoje em dia não opera mais lá. ela faz ligações também entre Canoas e outros municípios da Região Metropolitana de Poa. Atualmente foi extinta e substituída pela Trasncal que já era responsável pelo transporte entre alguns bairros de Gravataí e Canoas e pelo transporte de todos os bairros de Cachoeirinha.
Os desenhos não são de minha autoria, porem o objetivo desse quadro é divulgar a arte dos autores, que estão descritos na parte inferior dos desenhos.
Meus amigos fiz a minha primeira viagem de Avião foi muito bacana, viajei pela Gol, fiz o pacote pela decolar, inclusive indico ambas as empresas. Fiquei um final de semana em São Paulo, é uma cidade muito bonita, plural, muito diferente do que eu imaginei.
A organização das linhas de metrô são perfeitas, inclusive vou trazer aqui no Blog a malha viária do metrô de São Paulo completa, já estava com essa ideia, isso entrara em vigor no Blog. O Aeroporto de Congonhas é bem desatualizado, em comparação com o Aeroporto Salgado Filho em Porto Alegre, embarquei e desembarquei na parte nova do terminal Porto-Alegrense, que inclusive conta com um free shop, entendo que o Aeroporto de Congonhas tenha mais de 80 anos, é um terminal histórico em São Paulo e no Brasil, mas o Salgado Filho também é um terminal ancião e esta em ótimas condições desde quando era publico como Congonhas, claro que com a privatização tudo fica melhor, espero que Congonhas seja privatizado para ter melhores condições afinal é o segundo maior aeroporto do pais, merece ser melhor tratado.
As linhas de ônibus de São Paulo complementam a malha do metrô, a cidade aposta em transportes alternativos também como complemento ao metrô, como bicicleta e patinete elétrico. A cidade também aposta em corredores de ônibus bem diferentes dos que estou habituado em Porto Alegre, la os corredores tem recuo para que quando um ônibus esteja fazendo embarque, os outros possam passar por fora e assim garantir menos transito nos corredores, sempre com uma pista fluindo e o recuo servindo de escape para o embarque seguro de passageiros. Em São Paulo é permitido o também o transito de táxis nos corredores, e para meu espanto funciona muito bem.
Uma coisa que é totalmente diferente em São Paulo, são os parques e praças, lá eles são fechados, e tem horário de funcionamento, isto não resolve totalmente problemas de segurança, mas inibe possíveis crimes, pelo fato ter segurança, e melhorar a sensação de segurança e bem estar dentro desta aérea de lazer na cidade.
Outro ponto que eu achei interessante foi receptividade do povo paulistano que eu achei muito simpáticos e pacientes para explicar onde estão os pontos turísticos da cidade e explicar sobre o uso do transporte publico, pode ser que tenha tido um pouco de sorte, mas me senti bem recebido na cidade.
Em alguns pontos achei a cidade muito parecida com Porto Alegre, Ibirapuera lembra a Redenção, só que em níveis muito maiores, as capitais tem particularidades parecidas, por serem capitais, a região central é uma parecida, a Praça da Sé lembra muito a Praça da Alfádega no centro de POA.
Vocês ate podem dizer ha Bruno, mas São Paulo tem partes pobres, tem criminalidade e etc, mas se compararmos nossa capital do RS, POA é infinitamente menor que São Paulo, com uma diferença de quase 12 milhões de habitantes, esperava uma cidade mais suja, com mais evidencias de pobreza que Porto Alegre, mas não achei praticamente as mesmas evidencias, porem São Paulo me pareceu mais organizada, talvez por ser uma metrópole mundial, com populações de vários países, talvez falte isso para nossa Porto Alegre, ser menos gaucha e mais mundial, para se tornar mais moderna e organizada, torço para que nossa Porto Alegre fique mais bela e mais organizada. São Paulo é um ótimo destino se você gosta de festas, compras e passeios em parques, super indico.
Gente os dois voos da Gol foram perfeitos, vou mostrar os serviços, o pouso que eu gravei, enfim o atendimento deles não tenho do que reclamar, voei na ida e volta de Boieng 737-800SFP, muito bom, na ida era um jato mais velho, na volta foi um jato praticamente novo com interior Sky, amei muito.
Patio Aeroporto de Congonhas Chegada no Sábado
Meu Café da Manhã em uma tipica padaria de São Paulo
Galeria do Brinquedo Antigo Próximo a Praça da Sé
Galeria do Brinquedo Antigo Próximo a Praça da Sé
Feira de Artesanato na Praça da Sé
Feira de Artesanato na Praça da Sé
Feira de Artesanato na Praça da Sé
Feira de Artesanato na Praça da Sé
Praça em frente ao MASP
Hotel Meliã Ibirapuera
Praça em frente ao MASP
Vista do Hotel
Vista do Hotel
Avião da Volta de São Paulo
Avião da Volta de São Paulo
Ibirapuera
Ibirapuera
Ibirapuera
Ibirapuera
Ibirapuera
Arco de Bambu no Ibirapuera
Ibirapuera
Ibirapuera
Ibirapuera
Partida de Poa
Vista Aérea do voo de Ida a São Paulo
Vista Aérea do voo de Ida a São Paulo
Lanche da Ida a São Paulo
Lanche Servido na Volta para POA, detalhe deram uma barra de chocolate da Lacta como cortesia para todos os passageiros.