terça-feira, 15 de fevereiro de 2022

Opções de transporte para o Município de Alvorada-RS

 Atualmente o município conta apenas com um modal de transporte, o ônibus, metropolitano e circular. Operado respectivamente pelas empresas concessionarias SOUL (Sociedade de Ônibus União Ltda) e VAL (Viação Alvorada Ltda), apesar de darem conta do recado o município precisa de um transporte de massa como alternativa, talvez com o futuro metrô de Porto Alegre saindo, que ainda esta no papel, onde a linha 1 saíra da Rua da Praia ate o Terminal Triângulo, onde o mesmo terá o objetivo de receber linhas de Alvorada, Cachoeirinha, Canoas e Gravataí, além de linhas que integram bairros da Zona Norte e Linhas Transversais, nesta matéria trabalharemos com a tese que o metrô POA vai sair do papel. Igualmente Alvorada precisa de uma linha de transporte médio ou uma linha de transporte pesado, há um projeto para o longínquo ano de 2030, onde o Bairro Americana, terá uma ligação via Catamarã, pelo Arroio Feijó, porquê a um projeto de alargamento do arroio, com intuito de escoar melhor a agua e também comporta uma melhor quantidade de agua e evitar alagamento. Visto isso, mesmo o bairro tendo este transporte e os atuais sistema, Alvorada está em pleno crescimento e precisa de alternativas, vamos as alternativas:


VLT

VLT é um transporte largamente utilizado para revitalizar espaços, o centro de Alvorada, leia-se Avenida Presidente Vargas é muito degrado e feito as presas, não há espaços, para circulação, o asfalto é mau feito, no caso o VLT, poderia ter duas alternativas para implantação e operação. A primeira seria trafegarem nas laterais da avenida, onde haveria um corredor lateral de ônibus e VLT, e na frente do mercado BIG, onde Haveria um terminal de integração entre linhas de ônibus de Porto Alegre e Alvorada,  haverias de forma hipotética, uma ligação para a parte central, onde haveria uma reforma no corredor da Baltazar para receber os VLTS, tbm haveria uma adequação no terminal triangulo para receber os VLTS de Alvorada, haveria também uma reforma no terminal Figueira, para receber os VLTS, Com o tempo haveria uma linha que trafegaria pela Frederico Dhil e teria o Terminal Final no Centro de Viamão. A Segunda opção seria trafegarem pelo canteiro Central, mais sairia mais caro que a primeira, porquê demandaria reformas e algumas remoções de estabelecimentos comerciais para ampliar o espaço da principal avenida da cidade, se encacharia melhor na hipótese de adequar o corredor da Baltazar para receber VLTS e também realizar transporte publico neste trecho em POA, porém iria compartilhar espaço com algumas linhas de ônibus, linhas de Alvorada Via AnchietaFree Way, Iguatemi, Ipiranga, Protásio Alves e Sertório e Bairros de POA interbairros e via Sertório e as Linhas Transversais 6 e 10.


VLT - Rio de Janeiro



VLT - Santos


BRT

Seria uma opção viável, mas ocorreria o mesmo que o VLT, teria a opção utilizar a lateral, talvez com menor impacto na estrutura da cidade ou canteiro central, com grandes obras, mas a estrutura da Baltazar sofreria menos com uma reforma, passaria apenas por alguma readequação, para receber os BRTS, a operação poderia ser compartilhada, entre SOUL e MOB (concessionaria que opera linhas na Zona Norte) e Talvez com a participação da Carris. Haveria dois Terminais, o BIG Alvorada e o Figueira, o Final da Linha seria o Terminal Triangulo para alimentar as linhas, também iria compartilhar espaço com algumas linhas fundamentais do antigos sistema, linhas de Alvorada Via AnchietaFree Way, Iguatemi, Ipiranga, Protásio Alves e Sertório e Bairros de POA interbairros e via Sertório e as Linhas Transversais 6 e 10.



BRT - Rio de Janeiro


BRT - Curitiba


Monotrilho

Seria bem mais viável e exigiria um menor impacto na estrutura tanto de Alvorada, quanto de Porto Alegre, porquê é um transporte de via Elevada, e depende menos de readequação de espaço existentes, poderia utilizar de forma, quase Harmônica o canteiro central. Mais exigiria um pátio, a readequação do Terminal Triângulo e mais os terminais, BIG e Figueira. O principal fator contra é o valor mais elevado da construção, pois no futuro teria a necessidade de uma segunda linha na Avenida Frederico Dhil, que passaria a ter mais ônibus com a Avenida principal já possuindo um transporte de Massa.


Monotrilho - São Paulo


Monotrilho - São Paulo

sábado, 15 de janeiro de 2022

Mobilidades

 O processo de mobilidade é muito importante para o bom desenvolvimento de uma cidade, é por meio dele que ira rodar a economia e gerar empregos para a sociedade este blog de tem por objetivo contar essa história passando pelos mais diversos modais saindo da bicicleta, passando pelo ônibus, pelo trem, pelo metrô, pelo BRT, pelo VLT e chegando em aviões e transporte via cabos.

Vamos trazer também atualizações sobre empresas de Mobilidade e novidades nas diversas capitais do Brasil, teremos relações de frotas e de linhas no nosso blog, o objetivo é deixar todos bem informados e conhecer a história dos diversos modais brasileiros.



Metrô - São Paulo


Metrô - São Paulo


Metrô - São Paulo


BRT - Rio de Janeiro


BRT - Rio de Janeiro



Monotrilho - São Paulo


Monotrilho - São Paulo


VLT - Rio de Janeiro


VLT - Rio de Janeiro

quarta-feira, 15 de dezembro de 2021

Série de Fotos Históricas Capitulo 15 (VASP - Viação Aérea São Paulo)

 Hoje no nosso quadro vamos trazer imagens de aviões da nossa saudosa Vasp, no seu auge e decadência, foi uma empresa muito importante para o Brasil e para o estado de São Paulo, a empresa tinha o seu Hub nos aeroportos de São Paulo Congonhas e Guarulhos, e teve uma grande participação na construção e difusão daquela que hoje é o file da aviação brasileira a ponto Rio-São Paulo que foi copiada pelo mundo todo com o sucesso estrondoso da linha.

A empresa trouxe pela primeira vez o Boeing 737-200 e 737-300 que foi muito importante na aviação brasileira sendo utilizados por todas empresas aéreas grandes da época no Brasil, porém com o passar dos anos as empresas passaram a utilizar em sua grande maioria jatos da Airbus, a Gol segue utilizando o 737 NG e atualmente o fracassado e mal falado 737 MAX. A Primeira empresa a operar Airbus na história do Brasil foi a VASP, que seguida da Varig utilizou o modelo A300B2, porém a Varig utilizou o modelo mais moderno A300B4.


A seguir fotos, que não foram tiradas por mim, o objetivo é divulgar as fotos e desenhos meus e de outros autores no blog:



Airbus A300B2


Boeing 737-200


DC-10-30


Boeing 727-200


Boeing 737-300


DC-8

segunda-feira, 15 de novembro de 2021

Desenhos da Mobilidade 21 (Viamão - Empresa de Transportes Coletivo de Viamão e Evel - Expresso Veraneio Ltda "Extinta")

Os desenhos são da empresa Viamão - Empresa de Transportes Coletivo de Viamão e da Evel - Expresso Veraneio Ltda que foi absorvida pela Viamão, é uma empresa do município de Viamão, ela opera para Alvorada, Porto Alegre e alguns municípios da Região Metropolitana de Porto Alegre. A empresa opera na região desde os anos 50, e é uma das maiores empresas de ônibus da região. A pintura desses desenhos é a antiga e a atual identidade visual da Viamão, que foi utilizada desde sua fundação ate os anos ate os dias atuais.

Os desenhos não são de minha autoria, porem o objetivo desse quadro é divulgar a arte dos autores, que estão descritos na parte inferior do desenho.




Viamão 416


Viamão 592


Viamão 8161


Viamão 8189


Evel 9042


Viamão 9080


Viamão 9082





sexta-feira, 15 de outubro de 2021

Desenhos da Mobilidade 20 (Soul - Sociedade de Ônibus União Ltda)

  Hoje, no nosso quadro, vamos trazer uma empresa muito importante para Alvorada RS, que movimenta a economia do município, onde a cidade e sua grande maioria é formada por habitantes que trabalham em outros municípios da região metropolitana de Porto Alegre e além de atender Alvorada a Sociedade de Ônibus União Ltda (SOUL) atende 3 bairros de Viamão, já que empresa atende prioritariamente os eixos Assis Brasil - Farrapos, Protásio Alves - Osvaldo Aranha, Sertório - Farrapos, Freeway, Anchieta e Antônio de Carvalho - Ipiranga a partir de Alvorada e três Bairros de Viamão. Atualmente a empresa opera também com suas linhas o transporte publico de Alvorada, porque a Viação Alvorada (VAL) foi a falência e uma das acionistas era a empresa SOUL que manteve algumas linhas da VAL ativas e esta complementando com suas próprias linhas. A empresa também operou por um longo período no transporte publico de Porto Alegre unindo alguns bairros da zona norte da capital ao centro.


A seguir, os desenhos que foram feitos por outros autores, porém o objetivo deste quadro é divulgar os desenhos de outros artistas, a referencias estão nos próprios desenhos.



Soul 73



Soul 112


Soul 113



Soul 115


Soul 125



Soul 256


Soul 337


Soul 406



Soul 423


Soul 430



Soul 438



 Soul 440

quarta-feira, 15 de setembro de 2021

Desenhos da Mobilidade 19 (Citral - Comercial Importadora, Transportes, Representações e Acessórios Ltda)

Os desenhos são da empresa Citral - Comercial, Importadora, Transportes, Representações e Acessórios Ltda. É uma empresa do município de Taquara, Canela, Gramado, São Leopoldo, São Francisco de Paula, Sapiranga, Novo Hamburgo e Campo Bom ela opera para Porto Alegre e alguns municípios da Região Metropolitana de Poto Alegre, Serra e Vale dos Sinos. A empresa opera na região desde os anos 50, e é uma das maiores empresas de ônibus da região. A pintura desses desenhos é a antiga identidade visual da Citral e a atual também, que foi utilizada desde sua fundação ate os anos atuais.

Os desenhos não são de minha autoria, porem o objetivo desse quadro é divulgar a arte dos autores, que estão descritos na parte inferior do desenho.




Citral 1616


Citral 2005


Citral 2206


Citral 3107


Citral 8905


Citral 10008


Citral 10012


Citral 150

segunda-feira, 30 de agosto de 2021

Itapemirim (ITA) programa inicio das operações para Junho

 A mais nova empresa aérea do Brasil esta prestes a começar a sua operação, tendo inaugurado ate um braço cargueiro para ampliar a rentabilidade dos voos. Apesar de já ter trocado a presidência, a empresa é a principal e melhor surpresa do mercado aéreo do Brasil e de 2021. A empresa já vem recebendo aeronaves e já possui duas em solo Brasileiro, pretende ate Julho estar operando 10 aeronaves todas Airbus dos Modelos A320-200CEO e A319-100CEO. Optaram por esses modelos pela alta rentabilidade, e por ter uma quantidade boa para alugar, já que com a crise do Covid, muitas empresas reduziram frotas, foram a falência ou simplesmente deixaram de operar com esses modelos em detrimento de modelos mais modernos e eficientes. A ITA apelido que a empresa tenta enquadrar junto ao nome do Grupo Itapemirim, por ser mais fácil e remeter a Tam(agora Latam Brasil) e Gol, empresas concorrentes com nomes mais simples e fáceis de lembrar. A empresa tem um árduo trabalho, quebrar maldição do mercado aéreo nacional de não ter mais que três empresas aéreas saudáveis no Brasil, é um  árduo trabalho ocupar a quarta posição do mercado doméstico, varias tentaram e foram absorvidas ou simplesmente a falência exemplos como: Cruzeiro do Sul (Absorvida pela Varig), Varig (Absorvida pela Gol), Vasp (Foi a Falência), Transbrasil (Foi a Falência), Avianca Brasil ''Oceanair" (Foi a Falência), Webjet (Absorvida pela Gol) e Trip (Absorvida pela Azul).

O trabalho da ITA é consolidar uma quarta força no mercado, de forma lucrativa e explorando a malha rodoviária do grupo em conjunto com a malha aérea, gerando lucro para todo o grupo, o leasing mais barato ajuda a empresa, porem competir com as gigantes GOL, LATAM e AZUL não é tarefa fácil e criar um quarto player no mercado domestico vai ser uma missão quase impossível, com trabalho, foco e determinação pode ser possível sim. A própria Azul veio com o objetivo de ser a terceira força do mercado e hoje é a maior força do mercado e explora voos que a Gol e Latam não exploram torando a empresa rentável frente as concorrentes, inclusive na pandemia. Espero que a ITA seja esta tão aguardada quarta força e venha para ficar.

Segue a baixo as rotas e datas dos destinos da ITA:


De Guarulhos (São Paulo):

Aracaju - 01/09/2021

Belém - 01/10/2021

Belo Horizonte (Confins) - 30/06/2021

Brasília - 30/06/2021

Campo Grande - 01/05/2022

Cuiabá - 01/05/2022 

Curitiba - 30/06/2021

Florianópolis - 01/08/2021

Fortaleza - 01/08/2021

Foz do Iguaçu - 01/12/2021

Goiânia - 01/09/2021

Imperatriz - 01/04/2022

João Pessoa - 02/04/2022

Macapá - 01/02/2022

Maceió - 01/08/2021

Manaus - 01/11/2021

Natal - 01/08/2021

Navegantes - 01/04/2022

Palmas - 01/05/2022

Porto Alegre 30/06/2021

Porto Seguro - 01/07/2021

Porto Velho - 01/05/2022

Presidente Prudente - 01/04/2022

Ribeirão Preto - 01/09/2021

Rio de Janeiro (Galeão) - 30/06/2021

Salvador - 30/06/2021

Santarém - 01/11/2021

São José do Rio Preto - 01/05/2022

São Luís - 01/09/2021

São Paulo (Guarulhos) - 30/06/2021

Uberlândia - 01/04/2022

Vitória - 01/09/2021


Do Galeão:

Aracaju - 01/09/2021

Belém - Fevereiro/2022

Belo Horizonte - 01/08/2021

Brasília - 01/08/2021 

Curitiba - 01/08/2021

Florianópolis - 01/08/2021

Fortaleza - 01/08/2021

Foz do Iguaçu - Março/2022

Goiânia - 01/09/2021

Guarulhos (São Paulo) - 30/06/2021

João Pessoa - Abril/2022

Maceió - 01/08/2021

Manaus - Abril/2022

Navegantes - Abril/2022

Porto Alegre - 01/08/2021

Porto Seguro - 01/08/2021

Salvador - Março/2022

São Luís - 01/09/2021

Vitória - 01/09/2021


De Salvador:

Brasília - a ser definido

Galeão (Rio de Janeiro) - Março/2022

Guarulhos (São Paulo) - 30/06/2021

Porto Seguro - a ser definido



A320 PS-SPJ








Fonte: Imagem Aeroflap (Gisele Orquídeahttps://www.aeroflap.com.br/confira-um-resumo-dos-voos-de-certificacao-da-itapemirim/http://www.revistaflap.com.br/web/aviacao-civil/noticias/21891-itapemirim-transportes-aereos-inicia-hoje-a-venda-de-passagens-para-35-destinos