Atualmente o município conta apenas com um modal de transporte, o ônibus, metropolitano e circular. Operado respectivamente pelas empresas concessionarias SOUL (Sociedade de Ônibus União Ltda) e VAL (Viação Alvorada Ltda), apesar de darem conta do recado o município precisa de um transporte de massa como alternativa, talvez com o futuro metrô de Porto Alegre saindo, que ainda esta no papel, onde a linha 1 saíra da Rua da Praia ate o Terminal Triângulo, onde o mesmo terá o objetivo de receber linhas de Alvorada, Cachoeirinha, Canoas e Gravataí, além de linhas que integram bairros da Zona Norte e Linhas Transversais, nesta matéria trabalharemos com a tese que o metrô POA vai sair do papel. Igualmente Alvorada precisa de uma linha de transporte médio ou uma linha de transporte pesado, há um projeto para o longínquo ano de 2030, onde o Bairro Americana, terá uma ligação via Catamarã, pelo Arroio Feijó, porquê a um projeto de alargamento do arroio, com intuito de escoar melhor a agua e também comporta uma melhor quantidade de agua e evitar alagamento. Visto isso, mesmo o bairro tendo este transporte e os atuais sistema, Alvorada está em pleno crescimento e precisa de alternativas, vamos as alternativas:
VLT
VLT - Rio de Janeiro
Seria uma opção viável, mas ocorreria o mesmo que o VLT, teria a opção utilizar a lateral, talvez com menor impacto na estrutura da cidade ou canteiro central, com grandes obras, mas a estrutura da Baltazar sofreria menos com uma reforma, passaria apenas por alguma readequação, para receber os BRTS, a operação poderia ser compartilhada, entre SOUL e MOB (concessionaria que opera linhas na Zona Norte) e Talvez com a participação da Carris. Haveria dois Terminais, o BIG Alvorada e o Figueira, o Final da Linha seria o Terminal Triangulo para alimentar as linhas, também iria compartilhar espaço com algumas linhas fundamentais do antigos sistema, linhas de Alvorada Via Anchieta, Free Way, Iguatemi, Ipiranga, Protásio Alves e Sertório e Bairros de POA interbairros e via Sertório e as Linhas Transversais 6 e 10.
Monotrilho
Seria bem mais viável e exigiria um menor impacto na estrutura tanto de Alvorada, quanto de Porto Alegre, porquê é um transporte de via Elevada, e depende menos de readequação de espaço existentes, poderia utilizar de forma, quase Harmônica o canteiro central. Mais exigiria um pátio, a readequação do Terminal Triângulo e mais os terminais, BIG e Figueira. O principal fator contra é o valor mais elevado da construção, pois no futuro teria a necessidade de uma segunda linha na Avenida Frederico Dhil, que passaria a ter mais ônibus com a Avenida principal já possuindo um transporte de Massa.