quinta-feira, 15 de maio de 2025

Desenho de Mobilidade 23 (Empresa de transportes coletivos de Viamão)

 Os desenhos são da empresa Viamão - Empresa de Transportes Coletivo de Viamão, é uma empresa do município de Viamão, ela opera para Alvorada, Porto Alegre e alguns municípios da Região Metropolitana de Porto Alegre. A empresa opera na região desde os anos 50, e é uma das maiores empresas de ônibus da região. A pintura desses desenhos é a antiga e a atual identidade visual da Viamão, que foi utilizada desde sua fundação ate os anos ate os dias atuais.


Os desenhos não são de minha autoria, porem o objetivo desse quadro é divulgar a arte dos autores, que estão descritos na parte inferior do desenho.




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terça-feira, 15 de abril de 2025

Projetos de Linhas do Trensurb

 A Trensurb tem um projeto de linha que visa a integração da rede com os municípios de Alvorada, Cachoeirinha, Gravataí e Viamão. O projeto chama-se linha nordeste e estava em processo de consulta publica, a integração da rede ocorrera na estação Aeroporto e seguira com passagens pelas avenidas Sertório e Assis Brasil até o município de Alvorada, seguindo para as cidades vizinhas já citadas. a ideia poderá integrar uma população de mais de 800 mil habitantes. 

Traçado inicial previsto com a estação inicial no Aeroporto e a Final na Parada 48 (Centro de Alvorada)
Traçado inicial previsto com a estação inicial no Aeroporto e a final na Parada 48 (Centro de Alvorada)

Com este projeto, sugiro a criação de linhas alimentadoras para suprir a estação no centro de Alvorada e a empresa de ônibus passar a focar nos eixos, Protásio Alves, Sertório, Ipiranga e Farrapos, deixando de atender a Assis Brasil que passaria a contar com o trem.


sábado, 15 de fevereiro de 2025

A Evolução dos Transportes Públicos no Brasil e o Impacto na Mobilidade Urbana

 A mobilidade urbana é um dos pilares fundamentais para a qualidade de vida nas cidades. No Brasil, a evolução dos transportes públicos desempenhou um papel crucial nesse cenário. Neste artigo, vamos explorar marcos históricos, avanços tecnológicos e soluções inovadoras que transformaram o transporte coletivo no país.


Bonde da Carris


A História da Carris e a Transformação do Transporte em Porto Alegre

A Companhia Carris Porto-Alegrense, fundada em 1872, é uma das empresas de transporte mais antigas em operação no Brasil. Desde os bondes puxados por cavalos até os modernos ônibus elétricos, a Carris reflete a evolução do transporte coletivo em Porto Alegre. Sua história é um testemunho da capacidade de adaptação às mudanças urbanas e tecnológicas.


Trensub 235

Trensurb: Integração Regional e Mobilidade Sustentável

O Trensurb, inaugurado em 1985, conecta Porto Alegre a cidades da Região Metropolitana, como Canoas e São Leopoldo. Com trens elétricos que oferecem uma alternativa rápida e eficiente ao tráfego rodoviário, o sistema é um exemplo de integração regional e compromisso com a sustentabilidade.

Catamarã da Catsul linha Porto Alegre - Guaíba 


O Catamarã Porto Alegre - Guaíba: Mobilidade Pelo Rio

O transporte hidroviário também tem seu lugar na mobilidade urbana de Porto Alegre. O catamarã que liga Porto Alegre a Guaíba oferece uma opção rápida e cenográfica para quem precisa atravessar o rio. Além disso, reduz a dependência do transporte rodoviário e contribui para a diversificação das opções de deslocamento.


VLT - Rio de Janeiro

Implantação de Linhas de VLT: Um Salto para o Futuro

O Veículo Leve sobre Trilhos (VLT) vem ganhando espaço como solução moderna e eficiente para o transporte público. Sistemas de VLT têm sido implantados em diversas cidades brasileiras, oferecendo conforto, agilidade e uma menor pegada ambiental.


Linha estação Aeroporto da Trensurb 

Expansão do Aeromóvel

O aeromóvel, tecnologia desenvolvida no Brasil, é outro destaque. Sua operação autônoma e o baixo custo operacional tornam-no uma opção viável para ampliar a conectividade em áreas urbanas e entre terminais de transporte.

Descentralização da Rodoviária e Transporte no Centro de Porto Alegre

Uma das propostas para melhorar a mobilidade urbana é a descentralização da rodoviária e a redistribuição do transporte no centro da cidade. Essa medida aliviaria o tráfego em áreas de maior congestionamento e facilitaria o acesso a diferentes regiões.

Impacto na Mobilidade Urbana

Essas iniciativas demonstram como a inovação e a preservação histórica podem coexistir para transformar o transporte público e melhorar a mobilidade urbana. Com a continuação de investimentos em tecnologias sustentáveis e na integração de modais, é possível vislumbrar um futuro em que as cidades brasileiras ofereçam sistemas de transporte mais eficientes, acessíveis e ecológicos.


Fontes de Pesquisa

quinta-feira, 2 de janeiro de 2025

Mudanças necessárias no transporte público de Porto Alegre

 Vim morar em Porto Alegre em Abril de 2024, a cidade é muito dependente do transporte de ônibus, o que torna o transito caótico porque a alternativa, apesar das crescentes implantações de ciclovia e ciclofaixa na cidade, acaba sendo o carro, o sistema em si, não é ruim, falo como usuário.

Primeiro irei elencar os principais problemas do transporte no geral.

- Porto Alegre necessita no mínimo mais duas linhas de metrô metropolitano (há um projeto da Trensurb para uma segunda linha que ligaria o Aeroporto inicialmente a Alvorada com uma extensão futura para Gravataí e Cachoeirinha). Minha sugestão é a Trensurb fazer uma terceira linha saindo do Mercado e passando pela Bento Gonçalves indo em direção a Viamão o colocaria as principais cidades metropolitanas no mapa do metrô e tirando a sobrecarga dos ônibus.

- Existe ciclovias, mais faz muita falta tenham mais pontos espalhados de bicicletas de aluguel e patinetes para o incentivo da utilização destes veículos.

- A cidade é muito voltada para os carros e não estimula as pessoas a utilizarem o transporte publico, falta a possibilidade de poder pegar mais de um ônibus, falta integração entre os ônibus do município, os ônibus metropolitanos, catamarã e o Trensurb. A região metropolitana tem que fazer parte de Porto Alegre, a cidade depende muito da força de trabalho dos moradores das cidades no entrono da capital.

Pontos positivos.

- As linhas transversais e circulares da Carris, a privatização até então fez bem a empresa, mas esta longe de ser aquela Carris da era de ouro com veículos de ponta, mas as linhas transversais são necessárias para a capital.

- As linhas B do consorcio Mob , são de extrema importância, a capital tem que tirar os ônibus do centro.

- O crescimento do terminal triângulo ajudou a desafogar o centro  da capital, saem do terminal as linhas T1, T4. T7, T10 e T13, Ainda passa pelo terminal a linha T6. Também é terminal da linha 520.3 importante linha que atende a zona norte e liga o Moinhos de vento e a Santa Casa de Porto Alegre. possui ainda linhas alimentadoras, que buscam levar passageiros as linhas transversais e ao 520.3.

Sugestão Final.

Eu retiraria o terminal de todas as linhas metropolitanas e municipais do centro. Reformaria e ampliaria o terminal cairú na Farrapos, com espaço para uma estação do futuro Trensurb para Alvorada e uma estação para VLT, também uma estação elevada para ônibus da MOB e Soul via Sertório. Colocaria três linhas VLT saindo dos terminais em direção ao centro com terminal no Mercado. Construiria um terminal próximo ao Barra Shopping para linhas da zona sul e sudeste, utilizaria o Azenha como terminal para linhas da zona leste e norte e o Terminal Cairú como terminal para linhas das zonas norte e leste também, com espaço para receber também três linhas transversais T3.T8 e T12 para facilitar a integração.

Iniciaria um processo de integração entre a região metropolitana e capital Porto Alegre, incluiria também novas linhas do catamarã e um VLT circular para substituir a linha C1, manteria as linhas C2 e C3, a linha C5 passaria a se chamar C4 e teria inicio as 16 horas da tarde, visando atender novos públicos e ser mais lucrativa operando até as 7 da manhã de domingo a domingo.



sexta-feira, 16 de agosto de 2024

Aeroporto Internacional de Recife-Guararapes / Gilberto Freyre

Fundação: 18 de Janeiro de 1958

Código IATA: REC

Código ICAO: SBRF

Comprimento das Pistas: 3,3 KM 

Capacidade de Passageiros por ano: 16,5 milhões 

Movimento de Passageiros por ano: 8,8 milhões 

Portões: 27

Pontes (Finger): 15

Distância da Cidade: 10 km





 O Aeroporto Internacional do Recife-Guararapes / Gilberto Freyre (IATA: RECICAO: SBRF) é um aeroporto internacional localizado no município do Recife, em Pernambuco. Trata-se do principal aeroporto do estado de Pernambuco, e um dos cinco que possuem operações regulares de transporte de passageiros, juntamente com o Aeroporto Internacional de Petrolina, Aeroporto de Fernando de Noronha, Aeroporto de Serra Talhada, e o Aeroporto de Caruaru. É o terminal aeroportuário mais movimentado do Norte-Nordeste do Brasil, e o oitavo aeroporto brasileiro em movimento.

Situado a 12 km do centro do Recife, o aeroporto atende a movimentações de passageiros domésticos e internacionais. Opera 24 horas por dia e seu nome é uma alusão ao fato histórico das Batalhas dos Guararapes, ocorridas no período colonial brasileiro sobre o Morro dos Guararapes, situado em sua lateral oeste.

Sua construção antecede a II Guerra Mundial, sendo que o conflito serviu para melhorar a estrutura da Base Aérea do Recife e, consequentemente, do próprio aeroporto. No final da década de 1940, o Recife passou a ter grande importância no tráfego aéreo, em meio às aerovias do Atlântico Sul - Europa, pela sua posição geográfica estratégica. Seu nome oficial foi dado em 2 de julho de 1948, quando o então presidente Eurico Gaspar Dutra assinou o decreto 25.170-A, transformando o Aeroporto do Recife, localizado no Campo do Ibura, em Aeroporto Guararapes. A nomenclatura do aeroporto foi novamente alterada em 27 de dezembro de 2001, pela Lei nº 10.361, que instituiu a denominação de Aeroporto Internacional do Recife/Guararapes - Gilberto Freyre.

O terminal de passageiros atual conta com capacidade para receber 15 milhões de passageiros por ano, o que faz do Aeroporto dos Guararapes o maior, em capacidade anual, do Norte-Nordeste do Brasil. Além disso, conta com um pátio de 27 posições de aeronaves, 15 delas dotadas de jetways (conectores climatizados); 70 balcões de check-in e 2 120 vagas de estacionamento. De acordo com a Aena, sua pista tem 2 751 metros de extensão. O aeroporto foi concedido em 2019 para a empresa espanhola Aena Internacional, juntamente com outros cinco terminais aeroportuários da região Nordeste, por trinta anos.


DESTINOS:

Aracaju - Azul

Araripina - Azul

Belém - Azul

Belo Horizonte (Confins) - Azul 

Brasília - Azul, Gol e Latam 

Buenos Aires (Aeroparque) - Gol

Buenos Aires (Ezeiza) - Gol

Campinas - Azul

Campina Grande - Azul e Passaredo

Caruaru - Azul 

Cajazeiras - Azul

Fernando de Noronha - Azul, Gol e Passaredo

Fort Lauderdale - Azul 

Fortaleza-  Azul e Latam

Garanhus - Azul

Goiânia - Azul

João Pessoa - Azul 

Juazeiro do Norte - Azul

Lisboa - TAP

Maceió - Azul

Manaus - Azul

Mossoró - Azul 

Natal - Azul e Passaredo 

Orlando - Azul

Patos - Azul 

Petrolina - Azul 

Presidente Prudente - Azul

Ribeirão Preto - Azul

Rio de Janeiro (Galeão) - Azul, Gol e Latam 

Salvador - Azul, Gol e Passaredo

São José do Rio Preto - Azul

São Luís - Azul 

São Paulo (Guarulhos) - Azul, Gol e Latam 

Sâo Paulo (Congonhas) - Azul, Gol e Latam

São Raimundo Nonato - Azul 

Serra Talhada - Azul 

Teresina - Azul

Uberlândia - Azul

Vitória - Azul




quinta-feira, 15 de fevereiro de 2024

Noticias do transportes da Região metropolitana de Porto Alegre

 


No dia 23/01 foi oficializada a venda da Carris companhia de transporte que até então compreendia a bacia publica do transporte coletivo da capital Porto-Alegrense, a empresa é a mais velha do transporte coletivo do país com 151 anos de existência, passa a fazer parte da Empresa de Transporte Coletivo Viamão Ltda. A empresa atende 30 linhas na Capital do Rio Grande do Sul, com um frota de aproximadamente 267 veículos, a Carris se confunde com a história de Porto Alegre e foi uma parte importante do crescimento e desenvolvimento da capital gaúcha, esperamos que a Viamão siga prestando um bom atendimento e melhorar o sistema com um todo pois ficara coma Bacia responsável por todas linhas transversais e circulares do município.




Trensurb estuda a ampliação ou criação de nova linha ligando o Aeroporto da capital via Sertório e Assis Brasil aos municípios de Cachoeirinha, Gravataí com o terminal em Alvorada, o projeto esta em estudo pelo governo do estado e espera contar com apoio do PAC - Programa de Aceleração do Crescimento.










segunda-feira, 15 de janeiro de 2024

Aeroporto Internacional de Salvador — Deputado Luís Eduardo Magalhães

 Fundação: 1925

Código ICAO: SBSV

Código IATA: SSA

Comprimento das pistas: 3 km e 1,52 km

Capacidade de Passageiros por ano: 10,5 milhões 

Capacidade de Passageiros por ano: 7 milhões 

Distância da Cidade: 21 km


História

Em 1925, ainda quando Lauro de Freitas era o distrito de Santo Amaro de Ipitanga, do município de Salvador, a empresa francesa Compagnie Génerale d'Entreprise Aéronautique Latécoère, construiu um campo de pouso próximo do local do atual aeroporto. Daí, seu nome era "Santo Amaro do Ipitanga". Na época, a Latécoère operava uma linha entre Buenos Aires e Toulouse, na França.Em 1933, a Latécoère fundiu-se com outras empresas para formar a Air France.

Posteriormente, esse campo de pouso de Ipitanga passou a ser usado também pela companhia Aeropostal.

Em 1939, com o início da Segunda Guerra Mundial, os franceses deixaram as instalações. Em 1941, o aeroporto foi reconstruído pela Panair do Brasil (por "necessidades de guerra", como declararam os governos dos Estados Unidos e do Brasil), com duas pistas, para dar apoio aos aliados. Após a Guerra, as pistas passaram ao controle do Ministério da Aeronáutica, hoje, é parte da Base Aérea de Salvador. Alguns serviços continuaram com a Panair do Brasil.

Em 1949, o Aeródromo de Santo Amaro do Ipitanga foi reestruturado para permitir a crescente movimentação de passageiros e cargas.Em 1955, passou a se chamar Aeroporto Dois de Julho, em homenagem à independência da província da Bahia e à consolidação da independência do Brasil. Recebeu o código aeroportuário IATA SSA (de São Salvador, antigo nome da cidade).Nos anos seguintes, outras ampliações e reformas foram executadas. Em 1984, o antigo terminal de passageiros foi demolido, dando lugar a um outro maior e mais moderno.

Em 1998, passou a se chamar Aeroporto Internacional de Salvador – Deputado Luís Eduardo Magalhães, após a morte do ex-presidente da Câmara Luis Eduardo Magalhães, vítima de ataque cardíaco, congressistas resolveram homenagear o filho do ex-senador Antonio Carlos Magalhães, então poderoso articulador político de Fernando Henrique Cardoso no Congresso. No entanto, uma boa parte dos habitantes de Salvador continua a chamá-lo ou conhece por "2 de Julho", data mais importante da história da Bahia e comemorada em desfile cívico no centro de Salvador. A mudança polêmica do nome do aeroporto para "Deputado Luís Eduardo Magalhães" causou revolta em parte do povo baiano, especialmente naqueles contrários ao carlismo, pois esta era uma homenagem post-mortem ao filho deste.

Dentre as manifestações contrárias à mudança de nome, há a presença da ala "Aeroporto é 2 de Julho" nas principais comemorações cívicas da cidade, como o desfile do 2 de Julho, o Grito dos Excluídos no 7 de setembro e o bloco Mudança do Garcia no carnaval da cidade, que faz críticas bem humoradas de acontecimentos sociais, políticos e econômicos. Desde então, entraram em pauta projetos de lei em favor da mudança do nome para o "Dois de Julho", até hoje não definido.

Reformas

Em 1998, o terminal aeroviário passou por uma reforma de ampliação e modernização das suas instalações e acesso, iniciada com o sistema viário de acesso à primeira rótula, com 4,5 quilômetros e dividido em três faixas, desafogando o acesso ao terminal de passageiros, a Estrada do Coco, Linha Verde e adjacências, inaugurada em 1999.

Na segunda etapa, finalizada em 2000, o complexo aeroportuário foi contemplado com a ampliação da área de embarque e desembarque de passageiros, do pátio de estacionamento de aeronaves, da pista de taxiamento, e a construção do terminal de carga aérea, do finger com as 11 pontes de acesso às aeronaves e do edifício-garagem. A capacidade de passageiros foi ampliada de 1,5 milhão para até 5 milhões.

O aeroporto ganhou também uma praça de alimentação, com 12 lojas e 500 lugares, e o mirante. O sistema informativo de voo, os elevadores, as escadas rolantes e a central de ar-condicionado foram modernizados. A terceira etapa das obras compreendeu a ampliação norte do terminal de passageiros, que passou a abrigar uma área com os mais variados segmentos de compras, serviços e lazer.

No aeroporto foram investidos, na época, 238 milhões de reais (58% do governo federal e 42% do estadual), numa obra marcada por denúncias de irregularidades e desvio de recursos públicos. Os serviços foram concluídos exatamente em 2 de setembro de 2002 e a previsão era que a reforma atendesse às necessidades por um prazo de dez anos.

Em 2012, foi iniciada uma nova reforma no aeroporto, que contempla a construção de uma passarela interligando o piso superior do estacionamento de veículos do edifício garagem, direto ao terminal de embarque; à ampliação na capacidade de funcionamento, com obras nos pátios de manobras e estacionamento de aeronaves; construção da nova torre de controle (que é a segunda maior do Brasil, com 66 metros); a reforma e ampliação do terminal de passageiros; e a construção de um novo Destacamento de Controle do Espaço Aéreo de Salvador (DTCEA-SV).

Em 2013, a Infraero assinou um contrato de concessão para as obras de ampliação no estacionamento; o novo administrador do espaço deverá trabalhar na expansão e operação do espaço. O local ganhará mais 1.328 vagas, sendo 1.050 na ampliação do edifício-garagem, que será interligado ao terminal de passageiros. O restante estará localizado em um novo estacionamento para mensalistas.

Em 2014, o aeroporto passou por novas melhorias visando a Copa do Mundo, como a ampliação da área de embarque; uma nova área de check-in; e do terminal de passageiros que recebeu novas escadas rolantes, elevadores, esteiras de restituição de bagagens e 19 novos banheiros, que se somam as outras recebidas anteriormente.

Em 31 de maio de 2016, a nova torre de controle foi entregue para o Destacamento de Controle do Espaço Aéreo de Salvador (DTCEA-SV). O local tem equipamentos mais modernos e vai possibilitar melhor visualização das áreas de circulação de aeronaves, além do aprimoramento no controle do espaço aéreo na região.

Concessão à iniciativa privada

O aeroporto foi incluído no novo programa de concessões do governo federal em 9 de junho de 2015 como parte do plano de melhorar a infraestrutura do Brasil, assim como ocorreu em outros aeroportos do país. Os principais investimentos anunciados, na ordem de R$ 3 bilhões, entre outros foram: nova pista de pouso/decolagem, ampliação da área de pátio de aeronaves, ampliação do terminal de passageiros, estacionamento de veículos e terminal de cargas.

Em 11 de setembro de 2015, foi publicado o decreto que oficializa a inclusão do aeroporto no Plano Nacional de Desestatização, cabendo à Secretaria de Aviação Civil da Presidência da República que seja responsável pela condução e aprovação de estudos, projetos, levantamentos ou investigações que subsidiarão a modelagem da desestatização do aeroporto para o processo de privatização. O edital do aeroporto foi lançado em dezembro de 2016, com o leilão marcado para 16 de março de 2017 na B3. A oferta inicial da outorga (25% à vista sem considerar o ágio) para arrematá-lo foi estipulado em R$ 310 milhões. No leilão, a operadora francesa Vinci Airports (parte do Grupo Vinci) arrematou o aeroporto com lance mínimo de R$ 660 milhões, representando um ágio de 113% sobre o valor inicial estipulado.

O contrato de concessão à empresa francesa Vinci Aiports foi assinado em 28 de julho de 2017, sendo que num primeiro momento a administração foi realizada em conjunto com a Infraero.Em 2018, a empresa assumiu a administração sozinha e deu início às obras de modernização do aeroporto, com a retirada de 3 aeronaves modelo Boeing 737-200 da Vasp depositadas em abandono por 10 anos, em 23 de fevereiro e 28 de março, e reciclagem de materiais da SATA, Transbrasil e Infraero. A Vinci formou um consórcio com as construtoras portuguesas Teixeira Duarte e Alves Ribeiro e a Actemium que serão responsáveis pela reforma e expansão do atual terminal de passageiros, novo pier com 6 pontes de embarques, conector de interligação do terminal atual ao novo pier, sistemas de pistas e pátio de aeronaves e instalações elétricas, hidráulicas, rede de água fria, redes fluviais, construção de uma nova rede de tratamento de esgoto e segurança. Os investimentos nessa primeira fase (1B) são de R$ 700 milhões.



Destinos e Empresas Aéreas:



Aracaju - Gol

Barreiras - Gol e Passaredo 

Belo Horizonte (Confins) - Azul e Gol

Brasília - Azul, Gol e Latam 

Buenos Aires (Aeroparque) - Aerolineas Argentinas e Gol 

Buenos Aires (Ezeiza) - Aerolineas Argentinas e Gol 

Cairu - Estelar

Campina Grande - Azul e Gol 

Campinas - Azul e Gol

Curitiba - Gol

Fortaleza - Gol

Goiânia - Azul e Gol 

Guanambi - Passaredo 

Ilhéus - Azul e Gol 

João Pessoa - Gol

Lençóis - Gol e Passaredo 

Lisboa - Tap 

Maceió - Gol

Madrid - Air Europa

Maraú - Estelar 

Montes Claros - Gol 

Montevidéu - Sky Airline 

Natal - Gol

Paulo Afonso - Gol e Passaredo 

Porto Alegre - Gol

Porto Seguro - Azul e Gol

Recife - Azul, Gol e Passaredo 

Ribeirão Preto - Azul 

São José do Rio Preto - Azul

São Luís - Gol

São Paulo (Congonhas) - Azul, Gol e Latam 

São Paulo (Guarulhos) - Gol e Latam 

Rio de Janeiro (Galeão) - Gol

Teixeira de Freitas - Gol e Passaredo 

Vitória - Gol

Vitória da Conquista - Azul, Gol e Passaredo