quinta-feira, 2 de janeiro de 2025

Mudanças necessárias no transporte público de Porto Alegre

 Vim morar em Porto Alegre em Abril de 2024, a cidade é muito dependente do transporte de ônibus, o que torna o transito caótico porque a alternativa, apesar das crescentes implantações de ciclovia e ciclofaixa na cidade, acaba sendo o carro, o sistema em si, não é ruim, falo como usuário.

Primeiro irei elencar os principais problemas do transporte no geral.

- Porto Alegre necessita no mínimo mais duas linhas de metrô metropolitano (há um projeto da Trensurb para uma segunda linha que ligaria o Aeroporto inicialmente a Alvorada com uma extensão futura para Gravataí e Cachoeirinha). Minha sugestão é a Trensurb fazer uma terceira linha saindo do Mercado e passando pela Bento Gonçalves indo em direção a Viamão o colocaria as principais cidades metropolitanas no mapa do metrô e tirando a sobrecarga dos ônibus.

- Existe ciclovias, mais faz muita falta tenham mais pontos espalhados de bicicletas de aluguel e patinetes para o incentivo da utilização destes veículos.

- A cidade é muito voltada para os carros e não estimula as pessoas a utilizarem o transporte publico, falta a possibilidade de poder pegar mais de um ônibus, falta integração entre os ônibus do município, os ônibus metropolitanos, catamarã e o Trensurb. A região metropolitana tem que fazer parte de Porto Alegre, a cidade depende muito da força de trabalho dos moradores das cidades no entrono da capital.

Pontos positivos.

- As linhas transversais e circulares da Carris, a privatização até então fez bem a empresa, mas esta longe de ser aquela Carris da era de ouro com veículos de ponta, mas as linhas transversais são necessárias para a capital.

- As linhas B do consorcio Mob , são de extrema importância, a capital tem que tirar os ônibus do centro.

- O crescimento do terminal triângulo ajudou a desafogar o centro  da capital, saem do terminal as linhas T1, T4. T7, T10 e T13, Ainda passa pelo terminal a linha T6. Também é terminal da linha 520.3 importante linha que atende a zona norte e liga o Moinhos de vento e a Santa Casa de Porto Alegre. possui ainda linhas alimentadoras, que buscam levar passageiros as linhas transversais e ao 520.3.

Sugestão Final.

Eu retiraria o terminal de todas as linhas metropolitanas e municipais do centro. Reformaria e ampliaria o terminal cairú na Farrapos, com espaço para uma estação do futuro Trensurb para Alvorada e uma estação para VLT, também uma estação elevada para ônibus da MOB e Soul via Sertório. Colocaria três linhas VLT saindo dos terminais em direção ao centro com terminal no Mercado. Construiria um terminal próximo ao Barra Shopping para linhas da zona sul e sudeste, utilizaria o Azenha como terminal para linhas da zona leste e norte e o Terminal Cairú como terminal para linhas das zonas norte e leste também, com espaço para receber também três linhas transversais T3.T8 e T12 para facilitar a integração.

Iniciaria um processo de integração entre a região metropolitana e capital Porto Alegre, incluiria também novas linhas do catamarã e um VLT circular para substituir a linha C1, manteria as linhas C2 e C3, a linha C5 passaria a se chamar C4 e teria inicio as 16 horas da tarde, visando atender novos públicos e ser mais lucrativa operando até as 7 da manhã de domingo a domingo.



Nenhum comentário:

Postar um comentário