Fundada em 22 de Outubro de 1929, nascia a nossa querida Panair do Brasil aquela que foi nossa primeira grande empresa aérea no Brasil e se tornaria um grande ícone na nossa aviação criando novos aeroporto, operando de forma piorneira rotas que ate são operadas e são importantes para a nossa aviação. A Panair foi fundada como Nyrba, em Março de 1929, porem foi comprada pela então PANAM a maior empresa aérea do mundo na época e passa a se chamar Panair do Brasil, inclusive a tripulação nos primeiros anos era americana, proveniente da PANAM. A empresa ao logo dos anos trouxe muitas aeronaves da empresa americana, isto facilitou o seu desenvolvimento em varias áreas possibilitando inclusive um code-share com a PANAM, para rotas nas Américas, sobre tudo estados unidos e para asia. Em 1940 a Panair introduziu na sua frota os aviões DC-2 e DC-3, que foram as principais aeronaves na década de 50. Em 27 de abril de 1941 foram inaugurados os primeiros voos para Europa, do Rio de Janeiro-Recife-Dakar-Lisboa-Paris-Londres. Outro grande pioneirismo foi que a Panair foi umas das primeiras companhias aéreas a ter voos regulares para Europa depois da segunda guerra. No mesmo ano a companhia foi a primeira companhia fora as empresas americanas a receber e operar o Constellation e também recebeu muitos DC-3 no pós guerra tendo operado ate 23 simultaneamente. Em Dezembro 1943 a participação da PANAM foi reduzida para 58%.
Em 1952 a Panair seria uma das primeiras a entrar na era do jato com o Comet 1, porem com os acidentes constantes do jato a encomenda acabou sendo cancelada e no lugar vieram 6 DC-7 para reforçar os voos internacionais. Esta década também ficou marcada por três acidentes com o Constellation que arranharam a imagem da empresa no mercado aéreo. Em 1959 a Varig inicia na era do jato obrigando a Panair a correr atras, porem os seus jatos só chegaram de fato em 21 de março 1961 com os DC-8-33. Em julho de 1962 chegaram os Caravelle VI-R, mas infelizmente esta decada traria mais noticias ruins para esta gloriosa companhia, um dos seus quatro DC-8-33 se envolveu em um acidente na Bahia de Guanabara, sendo o primeiro acidente com um avião a Jato no Brasil ate então. Em 1964 houve o inicio do regime militar e alguns relacionamentos políticos e com a PANAM, sob o ponto de vista daquele governo afetavam a soberania nacional. Em 1965 era decretado sob um telegrama o fim da companhia, através da casação da autorização de voo da Panair, cinco dias depois a falência, os DC-8-33 assim como as rotas internacionais ficaram para Varig e os Caravelle VI-R ficaram com a Cruzeiro do Sul, assim como as rotas domesticas.
A seguir algumas fotos da empresa:
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Lockheed Constellation |
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DC-7C |
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Sud Aviation Caravelle |
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DC-8 |
Fonte:https://www.aviacaocomercial.net/panair.htm e Revista Flap Internacional
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