quarta-feira, 15 de outubro de 2025

Desenhos feitos pelo autor do blog, em cima de adaptações 11

 Hoje, vou trazer adaptações de desenhos que eu fiz, baseado na empresa fictícia de ônibus que tenho no meu computador, espero que gostem.

Os desenhos não foram feitos por mim, mas as pinturas e ajustes todos foram realizados por mim, nas imagens é possível ver as referencias de cada pessoa que trabalhou em cada desenho.
eu tenho como hobby pintar ônibus com o nome das empresas fictícias que eu tenho. No futuro talvez eu abra uma aba aqui no blog só para as minhas empresas fictícias, estou avaliando ainda essa possibilidade. É um hobby muito prazeroso pintar e dar o acabamento para esses desenhos.


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segunda-feira, 15 de setembro de 2025

Aeroporto Internacional de Fortaleza - Pinto Martins


 

Aeroporto de Fortaleza se consolida como hub aéreo do Nordeste em 2025

O Aeroporto Internacional Pinto Martins, em Fortaleza, alcançou em 2025 um patamar histórico em conectividade, desempenho e expansão de rotas. Reconhecido como o melhor aeroporto do Nordeste e o 24º do mundo pela consultoria AirHelp, o terminal também foi eleito o 5º mais pontual do planeta em 2024, com índice de 85,32% de voos no horário.

Segundo dados da Fraport Brasil e da Secretaria do Turismo do Ceará (Setur), somente em 2024 passaram pelo terminal 5,6 milhões de passageiros, e a expectativa é de crescimento contínuo nos próximos anos.


Expansão de rotas e frequências

Em 2025, Fortaleza reforça sua posição estratégica como porta de entrada e saída do Brasil para a Europa, América do Norte e América do Sul. Entre os destaques:


  • Destinos atendidos em 2025 – Aeroporto de Fortaleza

    Voos Nacionais (incluindo sazonalidades e alta temporada)

    Com diversas companhias operando, incluindo Azul, Gol e Latam , os destinos domésticos regulares incluem:

    • Aracati

    • Barreirinhas

    • Belém

    • Belo Horizonte

    • Brasília

    • Campinas

    • Crateús

    • Fernando de Noronha

    • Iguatu

    • Jericoacoara

    • Juazeiro do Norte

    • Manaus

    • Mossoró

    • Natal

    • Parnaíba

    • Recife

    • Rio de Janeiro (Galeão)

    • Salvador

    • São Luís

    • São Paulo (Congonhas e Guarulhos)

    • Sobral

    • Teresina

    • Vitória

    Voos Internacionais

    • Miami (EUA) – operado pela Gol e LATAM

    • Orlando (EUA) – operado pela Gol

    • Buenos Aires (Argentina) – operado pela Gol (estacional e regular)

    • Santiago do Chile – operado pela LATAM

    • Lisboa (Portugal) – operado pela LATAM e TAP Portugal

    • París (França) – operado pela Air France

    • Caiena (Guiana Francesa) – operado pela Air France

    Novas Rotas anunciadas

    Com estreia prevista para novembro de 2025, a Gol abre novas conexões diretas:

    • Montevidéu (Uruguai) – voos semanais

    • Foz do Iguaçu (Paraná, Brasil) – voos semanais







Desempenho e impacto econômico

Durante a alta temporada 2024/2025, o terminal deverá receber 1,5 milhão de passageiros, injetando cerca de R$ 6 bilhões na economia turística do Ceará. Em maio de 2025, Fortaleza liderou a movimentação internacional no Norte e Nordeste, com 36,2 mil passageiros internacionais, crescimento de 11,8% sobre o ano anterior.

A Setur destaca que o crescimento da malha aérea é fruto de parcerias com companhias nacionais e estrangeiras, combinando incentivos fiscais, marketing conjunto e a posição geográfica privilegiada da capital cearense.


Fortaleza, hub em ascensão

Com a modernização contínua da infraestrutura, ampliação de rotas e reconhecimento global, o Aeroporto Internacional Pinto Martins consolida-se como um hub de conexões internacionais e domésticas. Para os próximos anos, a tendência é de aumento no número de voos, fortalecendo ainda mais o papel de Fortaleza como um dos principais centros de transporte aéreo da América Latina.



Fonte:


Flap Internacional

Wikipédia 

Valor Econômico

Governo do Ceara  

sexta-feira, 15 de agosto de 2025

Futuras Linhas do Metrô de São Paulo

 




Mapa Atual da Rede do Metrô e CPTM de São Paulo


A Malha Metro ferroviária de São Paulo até 2050: Expansão, Integração e Futuro da Mobilidade Urbana

São Paulo planeja, até 2050, ter um dos sistemas metro ferroviários mais modernos e integrados da América Latina. Segundo o Plano Integrado de Transportes Urbanos (PITU 2040), a malha será expandida para 24 linhas, totalizando quase 500 km de extensão, com novas conexões estratégicas entre zonas periféricas e centrais, atendendo a demanda crescente da Região Metropolitana.

Principais Linhas em Planejamento ou Estudo:

Linha 6–Laranja (Brasilândia – São Joaquim)

  • Obra em andamento, com previsão de entrega até 2026.

  • 15,3 km e 15 estações.

  • Conexões com as linhas 1-Azul, 4-Amarela e 7-Rubi (futura integração).

Linha 17–Ouro (Monotrilho – Morumbi – Jabaquara)

  • Primeira fase entre Morumbi e Aeroporto de Congonhas em construção.

  • Previsão de operação parcial em 2026.

  • Integrações com Linha 5–Lilás, Linha 9–Esmeralda e futuro Terminal Jabaquara.

Linha 19–Celeste (Anhangabaú – Bosque Maia, Guarulhos)

  • Estágio: Projeto funcional.

  • Cerca de 17,6 km de extensão.

  • Conexão direta do centro à Guarulhos, passando por bairros densamente povoados.

Linha 20–Rosa (Lapa – Santo André)

  • Uma das maiores do futuro sistema: 33 km e 24 estações.

  • Prevista para conectar a Zona Oeste (Lapa) até a região do ABC (Santo André).

  • Projeto funcional em andamento.


As Novas Linhas do Plano até 2050:

Linha 22–Bordô (Cotia – Sumaré)

  • Prevista para ligar Cotia (na região metropolitana) à estação Sumaré da Linha 2–Verde.

  • Passará por municípios como Osasco e Butantã.

  • Promete aliviar o trânsito da Rodovia Raposo Tavares.

Linha 23–Magenta (Itaquera – São Mateus – Vila Prudente)

  • Planejada para reforçar o atendimento na Zona Leste.

  • Conectará áreas densamente povoadas com o eixo da Linha 15–Prata.

  • Atenderá Itaquera e São Mateus com trajeto complementar ao monotrilho.

Linha 24–Violeta (Parelheiros – Santo Amaro)

  • Deve ligar o extremo sul de São Paulo (Parelheiros) até a região central de Santo Amaro.

  • Vai suprir uma lacuna histórica de transporte em regiões periféricas.

Linha 25–Turquesa (Ponte Rasa – Cangaíba – Penha)

  • Linha orbital que interligará a Zona Leste entre áreas fora do eixo radial.

  • A proposta é facilitar deslocamentos locais sem precisar acessar o centro da cidade.


Impacto Esperado

Com a conclusão dessa malha até 2050:

  • Estima-se que mais de 10 milhões de passageiros sejam transportados por dia.

  • Redução de cerca de 1,5 milhão de viagens diárias de carro.

  • Aumento na integração tarifária e física com ônibus, trens e VLTs.

  • Inclusão de bairros periféricos no mapa da mobilidade metropolitana.


Fontes:

  • Metrô SP (www.metro.sp.gov.br)

  • Secretaria de Transportes Metropolitanos

  • PITU 2040 (EMTU/Metrô)

  • Portais de Mobilidade Urbana (ViaTrolebus, Diário do Transporte)



Matéria Gerada com Auxilio de IA

terça-feira, 15 de julho de 2025

Trem Bala São Paulo - Rio de Janeiro

 

🚄 Trem bala entre São Paulo e Rio deve começar a operar até 2032

Por Bruno Oliveira Borba

Após décadas de projetos engavetados, o tão aguardado trem bala entre São Paulo e Rio de Janeiro está, finalmente, em fase avançada de planejamento. A expectativa é que o serviço de alta velocidade comece a operar até 2032, com promessa de revolucionar a mobilidade entre as duas maiores metrópoles do país.

Autorizado pela Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT) em fevereiro de 2023, o projeto está sob responsabilidade da TAV Brasil, que obteve uma concessão para operar a linha ferroviária por 99 anos.

Trajeto de 417 km e tempo estimado de 1h45

O trem de alta velocidade percorrerá aproximadamente 417 quilômetros, com partida da região da Água Branca, em São Paulo, e chegada à estação da Leopoldina ou Santa Cruz, no Rio de Janeiro. O trajeto contará com paradas intermediárias em São José dos Campos, Jacareí, Aparecida, Taubaté, Resende e Volta Redonda.

A viagem completa entre as capitais deve durar cerca de 1 hora e 45 minutos, com trens que atingirão velocidades entre 300 km/h e 320 km/h — tempo bem inferior ao oferecido atualmente por ônibus ou avião, se considerada a logística de aeroportos.

Cronograma prevê obras a partir de 2027

O cronograma divulgado pela TAV Brasil prevê os seguintes marcos:

  • 2025 – Início das desapropriações e detalhamento dos projetos executivos.

  • 2026 – Conclusão dos Estudos de Viabilidade Técnica, Econômica e Ambiental (EVTEA).

  • 2027 – Início efetivo das obras de construção civil e implantação da linha.

  • 2032 – Início da operação comercial do trem bala entre SP e RJ.


Passagens devem custar R$ 500

Segundo projeções da empresa, o valor médio da passagem será de R$ 500 no trecho completo entre São Paulo e Rio de Janeiro. Para quem embarcar nas paradas intermediárias, o valor estimado gira em torno de R$ 250. A proposta é atrair tanto o público executivo quanto turistas e moradores das cidades atendidas.



Investimento bilionário e impacto no PIB

O investimento total estimado é de R$ 60 bilhões, a maior parte vinda da iniciativa privada. Um estudo da consultoria internacional EY aponta que o projeto pode injetar R$ 168 bilhões no PIB brasileiro até 2055, gerar 130 mil empregos e arrecadar R$ 46 bilhões em tributos ao longo do período.

Além da receita com passagens, o projeto prevê a exploração comercial das áreas no entorno das estações, com construção de shoppings, hotéis e centros logísticos, o que pode gerar R$ 27 bilhões adicionais.

Sustentabilidade como diferencial

O trem bala deve representar um ganho significativo em sustentabilidade. A estimativa é que sua operação evite a emissão de gases equivalentes à poluição gerada por carros e aviões em uma área de 225 km² de floresta por ano — área comparável ao tamanho da cidade de Recife.

Desafios ainda à vista

Apesar do otimismo, o projeto ainda enfrenta obstáculos importantes. O licenciamento ambiental pode atrasar, principalmente em regiões montanhosas e de proteção ambiental. Além disso, há dúvidas no setor sobre a viabilidade financeira do projeto, considerando a concorrência com as companhias aéreas e rodoviárias.

Mesmo assim, o Ministério dos Transportes tem demonstrado confiança. Segundo o secretário executivo George Santoro, os ajustes feitos pela TAV Brasil no traçado e nos estudos ambientais "tornaram o projeto viável e tecnicamente sólido", conforme declarou em entrevista à Revista Ferroviária em fevereiro de 2025.


Matéria produzida com ajuda de IA


Fonte:

Revista Ferroviária – https://revistaferroviaria.com.br/2025/02/trem-bala-sao-paulo-rio-e-viavel-apos-correcoes-feitas-por-empresa-diz-santoro-dos-transportes/

Veja Rio – https://vejario.abril.com.br/cidade/como-sera-viagem-trem-bala-rio-sao-paulo/

Olhar Digital – https://olhardigital.com.br/2024/11/29/carros-e-tecnologia/conheca-o-trem-bala-que-vai-ligar-sp-ao-rj/

Panrotas – https://www.panrotas.com.br/mercado/transporte/2025/03/trem-bala-rio-sao-paulo-deve-iniciar-operacoes-em-2032-com-bilhetes-a-r-500_215854.html

domingo, 15 de junho de 2025

Série de Fotos Históricas Capitulo 16 - Transbrasil

 


Boeing 707-300


Boeing 727-100


Boeing 767-200


Matéria criada com auxilio de IA 


✈️ Legado visual da TransBrasil

  • Boeing 767‑200/767‑300: registradas PT‑TAA, PT‑TAB, PT‑TAC e outras, eram modelos de longa distância com o emblemático esquema de cores da TransBrasil (arco‑íris na cauda) AirHistory+1. Algumas dessas aeronaves ainda permanecem abandonadas em Brasília, incluindo o PT‑TAA, o primeiro 767 da América Latina Wikipedia+6Aeroflap+6AirHistory+6.

  • Boeing 727 e 737: modelos utilizados intensamente nas rotas domésticas, com fotos disponíveis da frota nas décadas de 1970 a 1990 Wikipedia.


📝 Informações sobre a TransBrasil

  • Fundada em 1955 como Sadia e rebatizada em 1972, a TransBrasil chegou a ser a terceira maior companhia aérea do Brasil, operando uma frota diversificada que incluía aeronaves como DC‑3, BAC One‑Eleven, Boeing 707, 727, 737 e 767, além de modelos Embraer e Curtiss C‑46 Wikipedia+3Wikipedia+3AirlineGeeks.com+3.

  • Em 1998, a companhia introduziu uma nova identidade visual reestilizada, com o arco‑íris repaginado na pintura do Boeing 767‑200 PT‑TAH, em campanha que durou cerca de sete meses até o encerramento das operações em dezembro de 2001 Flap International+1.


📌 Resumo das fotos

FotoDetalhe
Boeing 767 com livery arco‑írisRepresenta a frota de longa distância, como o PT‑TAH
727 ou 737 em soloAeronaves de curtíssimo e médio alcance utilizadas nas rotas nacionais
Variados tip os da frotaExibe a pintura vibrante e arquitetura visual da TransBrasil

quinta-feira, 15 de maio de 2025

Desenho de Mobilidade 23 (Empresa de transportes coletivos de Viamão)

 Os desenhos são da empresa Viamão - Empresa de Transportes Coletivo de Viamão, é uma empresa do município de Viamão, ela opera para Alvorada, Porto Alegre e alguns municípios da Região Metropolitana de Porto Alegre. A empresa opera na região desde os anos 50, e é uma das maiores empresas de ônibus da região. A pintura desses desenhos é a antiga e a atual identidade visual da Viamão, que foi utilizada desde sua fundação ate os anos ate os dias atuais.


Os desenhos não são de minha autoria, porem o objetivo desse quadro é divulgar a arte dos autores, que estão descritos na parte inferior do desenho.




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terça-feira, 15 de abril de 2025

Projetos de Linhas do Trensurb

 A Trensurb tem um projeto de linha que visa a integração da rede com os municípios de Alvorada, Cachoeirinha, Gravataí e Viamão. O projeto chama-se linha nordeste e estava em processo de consulta publica, a integração da rede ocorrera na estação Aeroporto e seguira com passagens pelas avenidas Sertório e Assis Brasil até o município de Alvorada, seguindo para as cidades vizinhas já citadas. a ideia poderá integrar uma população de mais de 800 mil habitantes. 

Traçado inicial previsto com a estação inicial no Aeroporto e a Final na Parada 48 (Centro de Alvorada)
Traçado inicial previsto com a estação inicial no Aeroporto e a final na Parada 48 (Centro de Alvorada)

Com este projeto, sugiro a criação de linhas alimentadoras para suprir a estação no centro de Alvorada e a empresa de ônibus passar a focar nos eixos, Protásio Alves, Sertório, Ipiranga e Farrapos, deixando de atender a Assis Brasil que passaria a contar com o trem.