quinta-feira, 15 de abril de 2021

Desenhos da Mobilidade 17 (TM - Transversal Metropolitana)

Os desenhos são da empresa TM - Transversal Metropolitana, é um consorcio formado pelas empresas, Sogil, Soul, Transcal, Viamão e Vicasa (TM1 - TM2); Central, Real e Viamão (TM3); Guaíba e Soul (TM5); Já houve a linha TM4 que tinha a participação da Citral, Socal e Vimsa, mas devido a baixa ocupação e procura motivou a descontinuação desta linha. Esse consorcio opera em Porto Alegre e alguns municípios da Região Metropolitana de Poto Alegre. A pintura desses desenhos é a atual identidade visual da TM - Transversal Metropolitana, que foi utilizada desde sua fundação ate agora.

Os desenhos não são de minha autoria, porem o objetivo desse quadro é divulgar a arte dos autores, que estão descritos na parte inferior do desenho.



Transversal Metropolitana - 2017 (Sogil)


Transversal Metropolitana - 2018 (Sogil)


Transversal Metropolitana - 2121(Central)


Transversal Metropolitana - 2611 (Soul)








segunda-feira, 15 de março de 2021

Série de Fotos Históricas Capitulo 13 (TransBrasil "Extinta")

Aqui temos fotos da Empresa TransBrasil, responsável pelo transporte aéreo de passageiros no Brasil e países da America do Sul e Norte e Europa, esta empresa ainda possuía algumas linhas que atendem o mercado regional e Domestico. Aqui temos as fotos com os esquemas visuais da TransBrasil.

As Fotos não são de minha autoria, retirei da internet.

TransBrasil - Boeing 727-100

TransBrasil - Boeing 767-200

TransBrasil - Boeing 727-100

TransBrasil - Boeing 707-300

TransBrasil - Boeing 727-100

TransBrasil - Boeing 727-100

TransBrasil - Boeing 767-200

TransBrasil - Boeing 767-200

TransBrasil - Boeing 727-100

TransBrasil - Boeing 737-300

quinta-feira, 18 de fevereiro de 2021

História da Oceanair (Avianca Brasil)


Fundada em 18 de Fevereiro de 2002, nesta data a empresa iniciou operações regulares, ela foi fundada como táxi aéreo em 1998, porem iniciou as operações regulares de passageiros em 2002.

Em Março de 2002, ela fez os primeiros voo regular ligando Rio de Janeiro, Campos e Macaé. As três primeiras aeronaves eram proveniente da Rio Sul. Aproveitando a crise que o Grupo Varig enfrentava, com Rio Sul fechando rotas e Oceanair na época aproveitou a oportunidade e foi abrindo e fazendo as rotas abandonadas pela Rio Sul.  

Em 2003 a empresa seguiu esse plano de inaugurar novas rotas que foram abandonadas pela Rio Sul e recebeu mais um Emb - 120 e dois Fokker 50 para utilizar nessas rotas.

Em 2004 chegava perto do seu auge como empresa regional, tinha 30 rotas, seis Emb 120 e três Fokker 50, no mesmo ano o grupo Synergy (dono da empresa) anuncia a compra da Avianca Colômbia.

Em 2006 a empresa passou pela sua primeira grande expansão, no dia 9 de janeiro deste ano a empresa recebeu seu primeiro jato o Fokker 100 (ex-American Airlines) a empresa rebatizou o jato como MK-28  a má fama do jato no Brasil, a Tam utilizou o jato ate 2008, foi o seu principal jato por um longo período ajudou a empresa a crescer e ser o que ela é hoje, porém houve um grande acidente com ele em Congonhas e diversos incidentes ao longo da carreira dele que arranharam a imagem do jato e ate da companhia por muito tempo. 
Houve com a chegada desse jatos uma grande mudança na Oceanair, a empresa abandonou as rotas regionais e passou a investir no mercado executivo. A empresa se desfez dos Emb - 120 e investiu em serviços de bordo com comissários de bordo servindo comidas quentes e falando francês. Ainda naquele ano assinou um acordo de Code-Share com a BRA e recebeu no segundo semestre um Boeing 767-300 e um Boeing 757-200.

Em 2007, com os últimos suspiros da nossa maior operadora de voos internacionais a Varig, a Oceanair decide investir em Rotas abandonadas pela empresa, como a Cidade do México, tinha planos de iniciar voos para o continente Africano, Lagos, na Nigéria e Luanda em Angola. Porem uma forte crise abalou a empresa fazendo se desfazer de seus jatos, já que com a extinção da BRA a empresa ficou com três 737-300 e dois 767-300 neste momento a empresa tinha atingido seu ápice no mercado domestico atendendo vários destinos e com uma frota super inchada com vários modelos, o que causava muitos custos e as rotas para o México apresentavam baixa ocupação. Ainda no fim de 2007 o grupo anuncia uma grande encomenda de jatos Airbus A319, A320 e A330-200.

Em 2008 a empresa cancela o voo para o México e devolve todos os aviões ficando somente com o Fokker - 100 (MK-28) sendo só quatorze destes jatos ante aos 16 que operava anteriormente. Ainda em 2008 a empresa entra na ponte aérea Rio-São Paulo esta que seria sua principal rota ate sua derradeira falência.

Em 23 de Abril de 2010, a Oceanair passou a se chamar Avianca Brasil. Essa mudança veio acompanhada de A319 totalmente novo com o maior espaço entre as pernas do mercado e entretenimento individual. O nome também é mais conhecido na America Latina e ajuda a empresa vender mais e se tornar mais forte.

Em 26 de novembro de 2010, volta a realizar voos internacionais desta vez para Bogotá com o intuito de alimentar o Hub da Avianca Colômbia.porém esse voo durou apenas dois anos, pois seria cancelado em 2012.

Em Abril de 2011, a companhia recebeu o primeiro A318, sendo a unica operadora deste modelo na história do mercado aéreo brasileiro. Este modelo era considerado perfeito para substituir o F-100. A empresa também aumentou sua malha neste ano com novos voos para Aracaju, Ilheus, João Pessoa e Juazeiro do Norte. Ainda neste ano a empresa ainda recebeu o primeiro A320 para poder realizar as rotas com maior demanda.

Em 2012, a empresa seguiu a sua forte expansão se consolidando como a quarta maior empresa do Brasil no mercado domestico.

Em Outubro de 2013, a companhia recebe seu primeiro A320, equipado com Sharklet, que reduz o consumo de combustível.

Em Abril de 2014, a empresa adotou a nova identidade visual da Avianca. Ainda recebeu o primeiro avião cargueiro um A330-200F, o primeiro da história do Brasil. Em Agosto inciou voos para Goiânia completando o atendimento em toda região centro-oeste.

Em Junho de 2015, a empresa encomenda 62 novos Airbus A320 Neo, para iniciar sua expansão no mercado domestico e internacional e renovar a frota. 

Em Julho de 2015, entra para Star Alliance e ainda neste mesmo ano recebeu 8 A320 e assim substituiu toda a frota de Fokker 100.

Em Setembro de 2016, se torna a primeira companhia aérea do Brasil a oferecer internet a bordo no Brasil. E no dia 13 de Outubro se torna a segunda companhia a receber o A320 Neo.
Em Junho de 2017, inicia uma agressiva expansão internacional com voos para Miami, no mesmo ano inicia voos para Santiago, Nova York e aumenta frequências para Bogotá.

Em 2018 inicia voos para Belo Horizonte e Vitória, assim passando a atender todas as capitais da Região Sudeste, e adiciona uma segunda frequência diária para Miami. Também inicia voos para Belém assim retornando a Região Norte do Brasil. Tudo ia bem ate 6 de dezembro quando começaram as cobranças de Leasing estas empresas entraram na justiça pelo não pagamento do aluguel das aeronaves.Esse foi o estopim da crise na empresa, que culminou no pedido de recuperação judicial da empresa, que teve que devolver um A320, três A320 Neo e um A330 e a empresa anunciou o fim dos voos para Santiago, Miami e New York, para Março de 2019.
A empresa pretendia manter as todas as rotas domesticas, porem teve que começar a devolver suas aeronaves.

Em Abril de 2019, tinha apenas 25 aeronaves.

Em Maio de 2019, restaram só 4 A319 e 2 A318 e as rotas São Paulo, Rio de Janeiro, Salvador e Brasilia, porem no fim deste mês a Anac caçou a concessão de voo da empresa, forçando a parada mesma.
A Azul chegou a fazer oferta de compra, porém teve seu pedido negado pelo credores, no fim a empresa não detinha ativos próprios, alem de funcionários e direitos de pouso que logo foram perdidos pela falta de uso.


A seguir algumas imagens deste empresa:


Fokker -100

A318 

A319

A320 com Sharklets

A320 Neo

A330F

A330-200





Fonte:https://www.aviacaocomercial.net/oceanair.htm

quarta-feira, 30 de dezembro de 2020

Desenhos feitos pelo autor do blog, em cima de adaptações 8

Hoje, vou trazer adaptações de desenhos que eu fiz, baseado na empresa fictícia de ônibus que tenho no meu computador, espero que gostem.
Os desenhos não foram feitos por mim, mas as pinturas e ajustes todos foram realizados por mim, nas imagens é possível ver as referencias de cada pessoa que trabalhou em cada desenho.
eu tenho como hobby pintar ônibus com o nome das empresas fictícias que eu tenho. No futuro talvez eu abra uma aba aqui no blog só para as minhas empresas fictícias, estou avaliando ainda essa possibilidade. É um hobby muito prazeroso pintar e dar o acabamento para esses desenhos.




Alvorada 25010
 


Alvorada 25020


Alvorada 25030


Alvorada 25040

terça-feira, 15 de dezembro de 2020

Série de Fotos Históricas Capitulo 12 (Sogal - Sociedade de ônibus Gaucha Ltda)

Aqui temos fotos da Empresa Sogal - Sociedade de ônibus Gaucha Ltda, responsável pelo transporte de passageiros na cidade de Canoas, município da região metropolitana de POA, esta empresa ainda possui algumas linhas que atendem a população dentro do município de Canoas. Aqui temos as fotos com o novo esquemas visual da Sogal.

As Fotos não são de minha autoria, porem o objetivo desse quadro é divulgar a arte dos autores, que estão descritos na parte inferior das Fotos.


Sogal - 148

148

Sogal - 02

02

Sogal - 153

153

Sogal - 158

158

Sogal - 154

154

Sogal - 149

149

quinta-feira, 10 de dezembro de 2020

Desenhos da Mobilidade 16 (Transcal - Transportes Canoense Ltda)

Os desenhos são da empresa Transcal - Transportes Canoense Ltda, é uma empresa do município de Cachoeirinha, ela opera para Porto Alegre e alguns municípios da Região Metropolitana de Poto Alegre. A empresa opera na região desde os anos 2000, e é uma das maiores empresas de ônibus da região. A pintura desses desenhos é a atual identidade visual da Transcal, que foi utilizada desde sua fundação ate os anos atuais.

Os desenhos não são de minha autoria, porem o objetivo desse quadro é divulgar a arte dos autores, que estão descritos na parte inferior do desenho.




Transcal - 24162


Transcal - 24399


Transcal - 24813


Transcal - 24832


Transcal - 24814



segunda-feira, 30 de novembro de 2020

Série de Fotos Históricas Capitulo 11 (CPTM)

Aqui temos fotos da Empresa CPTM, esta empresa possui algumas linhas que atendem a população dentro do município de São Paulo e Região através das Linhas 7,8,9,10,11,12 e 13 e também possui o expresso turístico. Aqui temos as fotos com os esquemas visuais da CPTM.

   As Fotos não são de minha autoria, retirei da internet.