segunda-feira, 30 de agosto de 2021

Itapemirim (ITA) programa inicio das operações para Junho

 A mais nova empresa aérea do Brasil esta prestes a começar a sua operação, tendo inaugurado ate um braço cargueiro para ampliar a rentabilidade dos voos. Apesar de já ter trocado a presidência, a empresa é a principal e melhor surpresa do mercado aéreo do Brasil e de 2021. A empresa já vem recebendo aeronaves e já possui duas em solo Brasileiro, pretende ate Julho estar operando 10 aeronaves todas Airbus dos Modelos A320-200CEO e A319-100CEO. Optaram por esses modelos pela alta rentabilidade, e por ter uma quantidade boa para alugar, já que com a crise do Covid, muitas empresas reduziram frotas, foram a falência ou simplesmente deixaram de operar com esses modelos em detrimento de modelos mais modernos e eficientes. A ITA apelido que a empresa tenta enquadrar junto ao nome do Grupo Itapemirim, por ser mais fácil e remeter a Tam(agora Latam Brasil) e Gol, empresas concorrentes com nomes mais simples e fáceis de lembrar. A empresa tem um árduo trabalho, quebrar maldição do mercado aéreo nacional de não ter mais que três empresas aéreas saudáveis no Brasil, é um  árduo trabalho ocupar a quarta posição do mercado doméstico, varias tentaram e foram absorvidas ou simplesmente a falência exemplos como: Cruzeiro do Sul (Absorvida pela Varig), Varig (Absorvida pela Gol), Vasp (Foi a Falência), Transbrasil (Foi a Falência), Avianca Brasil ''Oceanair" (Foi a Falência), Webjet (Absorvida pela Gol) e Trip (Absorvida pela Azul).

O trabalho da ITA é consolidar uma quarta força no mercado, de forma lucrativa e explorando a malha rodoviária do grupo em conjunto com a malha aérea, gerando lucro para todo o grupo, o leasing mais barato ajuda a empresa, porem competir com as gigantes GOL, LATAM e AZUL não é tarefa fácil e criar um quarto player no mercado domestico vai ser uma missão quase impossível, com trabalho, foco e determinação pode ser possível sim. A própria Azul veio com o objetivo de ser a terceira força do mercado e hoje é a maior força do mercado e explora voos que a Gol e Latam não exploram torando a empresa rentável frente as concorrentes, inclusive na pandemia. Espero que a ITA seja esta tão aguardada quarta força e venha para ficar.

Segue a baixo as rotas e datas dos destinos da ITA:


De Guarulhos (São Paulo):

Aracaju - 01/09/2021

Belém - 01/10/2021

Belo Horizonte (Confins) - 30/06/2021

Brasília - 30/06/2021

Campo Grande - 01/05/2022

Cuiabá - 01/05/2022 

Curitiba - 30/06/2021

Florianópolis - 01/08/2021

Fortaleza - 01/08/2021

Foz do Iguaçu - 01/12/2021

Goiânia - 01/09/2021

Imperatriz - 01/04/2022

João Pessoa - 02/04/2022

Macapá - 01/02/2022

Maceió - 01/08/2021

Manaus - 01/11/2021

Natal - 01/08/2021

Navegantes - 01/04/2022

Palmas - 01/05/2022

Porto Alegre 30/06/2021

Porto Seguro - 01/07/2021

Porto Velho - 01/05/2022

Presidente Prudente - 01/04/2022

Ribeirão Preto - 01/09/2021

Rio de Janeiro (Galeão) - 30/06/2021

Salvador - 30/06/2021

Santarém - 01/11/2021

São José do Rio Preto - 01/05/2022

São Luís - 01/09/2021

São Paulo (Guarulhos) - 30/06/2021

Uberlândia - 01/04/2022

Vitória - 01/09/2021


Do Galeão:

Aracaju - 01/09/2021

Belém - Fevereiro/2022

Belo Horizonte - 01/08/2021

Brasília - 01/08/2021 

Curitiba - 01/08/2021

Florianópolis - 01/08/2021

Fortaleza - 01/08/2021

Foz do Iguaçu - Março/2022

Goiânia - 01/09/2021

Guarulhos (São Paulo) - 30/06/2021

João Pessoa - Abril/2022

Maceió - 01/08/2021

Manaus - Abril/2022

Navegantes - Abril/2022

Porto Alegre - 01/08/2021

Porto Seguro - 01/08/2021

Salvador - Março/2022

São Luís - 01/09/2021

Vitória - 01/09/2021


De Salvador:

Brasília - a ser definido

Galeão (Rio de Janeiro) - Março/2022

Guarulhos (São Paulo) - 30/06/2021

Porto Seguro - a ser definido



A320 PS-SPJ








Fonte: Imagem Aeroflap (Gisele Orquídeahttps://www.aeroflap.com.br/confira-um-resumo-dos-voos-de-certificacao-da-itapemirim/http://www.revistaflap.com.br/web/aviacao-civil/noticias/21891-itapemirim-transportes-aereos-inicia-hoje-a-venda-de-passagens-para-35-destinos


domingo, 8 de agosto de 2021

Alianças Aéreas Mundiais

 


Alianças Aéreas

Atualmente o mercado aéreo comercial de passageiros é divido em três grandes alianças globais:


Star Alliance: A maior aliança de companhias aéreas na atualidade é formada por grandes empresas globais,  teve a Varig como participante, a Tam antes da fusão com a Lan para a formar a Latam, e mais recentemente a nossa combalida Avianca Brasil. Esta aliança foi a primeira a ser criada no mundo em 1997, logo se tornou um sucesso fazendo com que outras companhias criassem novas alianças.

Fundação: 1997
Numero de Membros: 26
Destinos: 1321 em 193 Países
Frota: Mais de 4 mil Aeronaves
Sede: Frankfurt, Alemanha 

Fundadoras: Air Canada (1997), Lufthansa (1997), SAS (1997), Thai (1997) e United (1997).

Atuais: Air New Zeland (1999), ANA (1999), Austrian Airlines (2000), Singapore Airlines(2000), LOT (2003), Asiana Airlines(2003), TAP (2005), South African Airlines (2006), Swiss (2006), Air China (2007), Turkish Airlines (2008), Egypt Air (2008), Brussels Airlines (2009), Aegean (2010), Ethiopian Airlines (2011), Avianca (2012), Copa (2012), Shenzhen Airlines (2012), EVA Air (2013) e Air Índia (2014) .

Regionais: Croatia Airlines (2004).


 Já Foram Integrantes: Varig (1997 - 2007), Ansett Australia (1999 - 2001), Mexicana (2000 - 2004), BMI (2000 - 2014), Spanair (2003 - 2012), Blue1 (2004 - 2012), US Airways (2004 - 2014), Shanghai Airlines (2007 - 2010), Continental Airlines (2009 - 2012), TAM (2010 - 2014), Avianca Brasil (2015 - 2019) e Adria Airways (2004 - 2019) .

Todos os Membros que passaram HistoricamenteAir Canada (1997), Lufthansa (1997), SAS (1997), Thai (1997), United (1997), Varig (1997 - 2007), Air New Zeland (1999), ANA (1999), Ansett Australia (1999 - 2001),  Austrian Airlines (2000), Singapore Airlines(2000), Mexicana (2000 - 2004), BMI (2000 - 2014), LOT (2003), Asiana Airlines(2003), Spanair (2003 - 2012),  Blue1 (2004 - 2012), US Airways (2004 - 2014),Adria Airways (2004 - 2019), TAP (2005), South African Airlines (2006), Swiss (2006), Air China (2007), Shanghai Airlines (2007 - 2010), Turkish Airlines (2008), Egypt Air (2008), Brussels Airlines (2009), Continental Airlines (2009 - 2012), Aegean (2010), TAM (2010 - 2014), Ethiopian Airlines (2011), Avianca (2012), Copa (2012), Shenzhen Airlines (2012), EVA Air (2013), Air Índia (2014) e Avianca Brasil (2015 - 2019).
  
Ao todo a Star Alliance teve 38 membros entre empresas que estão na aliança, que se fundiram com outras empresas e deixaram a aliança, entre as que faliram e as que simplesmente trocaram de aliança.


SkyTeam: A segunda maior aliança global atualmente, foi fundada em 22 de junho de 2000 é formada por grandes empresas e também empresas muito conhecidas desde sua fundação. Ela é unica aliança comercial global, que possui uma versão cargueira também.


Fundação: 2000
Numero de Membros: 18
Destinos: 1064 em 178 Países
Frota: Mais de 3 mil Aeronaves
Sede: Amsterdã, Holanda 

Fundadoras: Aeroméxico (2000), Air France (2000), Delta Air Lines (2000) e Korean Air (2000).

Atuais: Czech Airlines (2001), Alitalia (2001), KLM (2004), Aeroflot (2006), Air Europa (2007), Kenya Airways (2007), Vietnam Airlines (2010), China Airlines (2011), China Eastrern (2011), Saudia (2012), MEA (2012), Aerolineas Argentina (2012), Xiamen Airlines (2012) e Garuda Indonesia (2014).

 Já Foram Integrantes: Continental Airlines (2004 - 2009), Copa Airlines (2004 - 2009), NorthWest Airlines (2004 - 2009) e  China Southern Airlines (2007 - 2020).

Todos os Membros que passaram HistoricamenteAeroméxico (2000), Air France (2000), Delta Air Lines (2000), Korean Air (2000), ACzech Airlines (2001), Alitalia (2001), KLM (2004),Continental Airlines (2004 - 2009), Copa Airlines (2004 - 2009), NorthWest Airlines (2004 - 2009), Aeroflot (2006), Air Europa (2007), Kenya Airways (2007), China Southern Airlines (2007 - 2020), Vietnam Airlines (2010), China Airlines (2011), China Eastrern (2011), Saudia (2012), MEA (2012), Aerolineas Argentina (2012), Xiamen Airlines (2012) e Garuda Indonesia (2014)
  
Ao todo a Skyteam teve 22 membros entre empresas que estão na aliança, que se fundiram com outras empresas e deixaram a aliança, entre as que faliram e as que simplesmente trocaram de aliança.



Oneworld: segunda aliança global mais velha e terceira maior do mundo atualmente, foi fundada em 01 de Fevereiro de 1999. Em 2007 a aliança teve a sua maior expansão com a introdução de 3 empresas, em 2014 passou a ter uma representante brasileira a TAM. Hoje em dia a aliança é que possui a maior presença na América Latina liderando as ligações entre a America Latina e America do Norte e nas Ligações da America Latina para a Europa. 

Fundação: 1999
Numero de Membros: 15
Destinos: 1010 em 155 Países
Frota: Mais de 3 mil Aeronaves
Sede: New York, Estados Unidos

Fundadoras: American Airlines (1999), British Airways (1999), Cathay Pacific (1999), Canadian Airlines (1999 - 2000) e Qantas (1999).

Atuais: Alaska Airlines (2021), Finnair (1999), Iberia (1999), JAL (2007), Royal Jordan(2007), S7 Airlines (2010), Malaysia Airlines (2013), Qatar Airways (2013) e SriLankan Airlines (2014).

 Já Foram Integrantes: Canadian Airlines (1999 - 2000) Aer Lingus (2000 - 2007), Mexicana (2009 - 2010), Malév (2007 - 2011), US Airways (2014 - 2015), Lan (2000 - 2016), Tam (2014 - 2016), Air Berlim (2012 - 2017) e  Latam (2016 - 2020)

Todos os Membros que passaram HistoricamenteAmerican Airlines (1999), British Airways (1999), Cathay Pacific (1999), Canadian Airlines (1999 - 2000), Qantas (1999), Finnair (1999), Iberia (1999), Aer Lingus (2000 - 2007), Lan (2000 - 2016), Malév (2007 - 2011), JAL (2007), Royal Jordan(2007), S7 Airlines (2010), Air Berlim (2012 - 2017), Malaysia Airlines (2013), Qatar Airways (2013), US Airways (2014 - 2015), Tam (2014 - 2016), SriLankan Airlines (2014) e Latam (2016 - 2020).
  
Ao todo a Oneworld teve 21 membros entre empresas que estão na aliança, que se fundiram com outras empresas e deixaram a aliança, entre as que faliram e as que simplesmente trocaram de aliança.





Imagens das Identidades Visuais das Alianças:


Boeing 777-300ER da American Airlines com a pintura Oneworld


Boeing 777-200ER da United com a pintura Star Alliance



Boeing 777-300ER da Delta com a pintura Skyteam



terça-feira, 15 de junho de 2021

Desenhos da Mobilidade 18 (Antigos Consórcios - Conorte, STS e Unibus) e (Atuais Consórcios - Carris, Mais e Mob. Vialeste e VivaSul não foram incluídos)

Os desenhos são dos consórcios que operavam em Porto Alegre e os que operam atualmente, tem desenhos das Antigas Conorte, STS e Unibus e das Atuais operadoras: Carris, Mais e Mob. A empresa Carris opera no transporte coletivo de Porto Alegre desde o século 19, as outras operam desde 2016 quando foi realizada a ultima licitação, e os antigos consórcios operaram dos anos 90 ate Janeiro de 2016. A pintura desses desenhos é a antiga identidade visual dos Consórcios, que foi utilizada desde sua fundação ate os anos 90. Também há atual identidade visual que é utilizada atualmente.

Os desenhos não são de minha autoria, porem o objetivo desse quadro é divulgar a arte dos autores, que estão descritos na parte inferior do desenho.



STS/Trevo 1174


Carris 168


Carris 819


Mais/Gazômetro 3523


Mob/Nortran 6410


Cornorte/Nortran 6498


Unibus/Sentinela 4117


Mob/Sopal 6627


Unibus/Sudeste 3098

 
Carris 753

sábado, 15 de maio de 2021

Série de Fotos Históricas Capitulo 14 (VAP - Viação Alto Petrópolis)


Aqui temos fotos da Empresa VAP - Viação Alto Petrópolis, responsável pelo transporte de passageiros na cidade de Porto Alegre, esta empresa ainda possui algumas linhas que atendem a população Viamão na região metropolitana e opera linhas dentro de Porto Alegre e de Viamão para o Centro de Porto Alegre. Aqui temos as fotos com os diversos esquemas visual da VAP - Metroplan, mais adiante vou trazer fotos só da operação de Porto Alegre.

As Fotos não são de minha autoria, porem o objetivo desse quadro é divulgar a arte dos autores, que estão descritos na parte inferior das Fotos.



20046


20048


2029


20037


20002


20040

quinta-feira, 15 de abril de 2021

Desenhos da Mobilidade 17 (TM - Transversal Metropolitana)

Os desenhos são da empresa TM - Transversal Metropolitana, é um consorcio formado pelas empresas, Sogil, Soul, Transcal, Viamão e Vicasa (TM1 - TM2); Central, Real e Viamão (TM3); Guaíba e Soul (TM5); Já houve a linha TM4 que tinha a participação da Citral, Socal e Vimsa, mas devido a baixa ocupação e procura motivou a descontinuação desta linha. Esse consorcio opera em Porto Alegre e alguns municípios da Região Metropolitana de Poto Alegre. A pintura desses desenhos é a atual identidade visual da TM - Transversal Metropolitana, que foi utilizada desde sua fundação ate agora.

Os desenhos não são de minha autoria, porem o objetivo desse quadro é divulgar a arte dos autores, que estão descritos na parte inferior do desenho.



Transversal Metropolitana - 2017 (Sogil)


Transversal Metropolitana - 2018 (Sogil)


Transversal Metropolitana - 2121(Central)


Transversal Metropolitana - 2611 (Soul)








segunda-feira, 15 de março de 2021

Série de Fotos Históricas Capitulo 13 (TransBrasil "Extinta")

Aqui temos fotos da Empresa TransBrasil, responsável pelo transporte aéreo de passageiros no Brasil e países da America do Sul e Norte e Europa, esta empresa ainda possuía algumas linhas que atendem o mercado regional e Domestico. Aqui temos as fotos com os esquemas visuais da TransBrasil.

As Fotos não são de minha autoria, retirei da internet.

TransBrasil - Boeing 727-100

TransBrasil - Boeing 767-200

TransBrasil - Boeing 727-100

TransBrasil - Boeing 707-300

TransBrasil - Boeing 727-100

TransBrasil - Boeing 727-100

TransBrasil - Boeing 767-200

TransBrasil - Boeing 767-200

TransBrasil - Boeing 727-100

TransBrasil - Boeing 737-300

quinta-feira, 18 de fevereiro de 2021

História da Oceanair (Avianca Brasil)


Fundada em 18 de Fevereiro de 2002, nesta data a empresa iniciou operações regulares, ela foi fundada como táxi aéreo em 1998, porem iniciou as operações regulares de passageiros em 2002.

Em Março de 2002, ela fez os primeiros voo regular ligando Rio de Janeiro, Campos e Macaé. As três primeiras aeronaves eram proveniente da Rio Sul. Aproveitando a crise que o Grupo Varig enfrentava, com Rio Sul fechando rotas e Oceanair na época aproveitou a oportunidade e foi abrindo e fazendo as rotas abandonadas pela Rio Sul.  

Em 2003 a empresa seguiu esse plano de inaugurar novas rotas que foram abandonadas pela Rio Sul e recebeu mais um Emb - 120 e dois Fokker 50 para utilizar nessas rotas.

Em 2004 chegava perto do seu auge como empresa regional, tinha 30 rotas, seis Emb 120 e três Fokker 50, no mesmo ano o grupo Synergy (dono da empresa) anuncia a compra da Avianca Colômbia.

Em 2006 a empresa passou pela sua primeira grande expansão, no dia 9 de janeiro deste ano a empresa recebeu seu primeiro jato o Fokker 100 (ex-American Airlines) a empresa rebatizou o jato como MK-28  a má fama do jato no Brasil, a Tam utilizou o jato ate 2008, foi o seu principal jato por um longo período ajudou a empresa a crescer e ser o que ela é hoje, porém houve um grande acidente com ele em Congonhas e diversos incidentes ao longo da carreira dele que arranharam a imagem do jato e ate da companhia por muito tempo. 
Houve com a chegada desse jatos uma grande mudança na Oceanair, a empresa abandonou as rotas regionais e passou a investir no mercado executivo. A empresa se desfez dos Emb - 120 e investiu em serviços de bordo com comissários de bordo servindo comidas quentes e falando francês. Ainda naquele ano assinou um acordo de Code-Share com a BRA e recebeu no segundo semestre um Boeing 767-300 e um Boeing 757-200.

Em 2007, com os últimos suspiros da nossa maior operadora de voos internacionais a Varig, a Oceanair decide investir em Rotas abandonadas pela empresa, como a Cidade do México, tinha planos de iniciar voos para o continente Africano, Lagos, na Nigéria e Luanda em Angola. Porem uma forte crise abalou a empresa fazendo se desfazer de seus jatos, já que com a extinção da BRA a empresa ficou com três 737-300 e dois 767-300 neste momento a empresa tinha atingido seu ápice no mercado domestico atendendo vários destinos e com uma frota super inchada com vários modelos, o que causava muitos custos e as rotas para o México apresentavam baixa ocupação. Ainda no fim de 2007 o grupo anuncia uma grande encomenda de jatos Airbus A319, A320 e A330-200.

Em 2008 a empresa cancela o voo para o México e devolve todos os aviões ficando somente com o Fokker - 100 (MK-28) sendo só quatorze destes jatos ante aos 16 que operava anteriormente. Ainda em 2008 a empresa entra na ponte aérea Rio-São Paulo esta que seria sua principal rota ate sua derradeira falência.

Em 23 de Abril de 2010, a Oceanair passou a se chamar Avianca Brasil. Essa mudança veio acompanhada de A319 totalmente novo com o maior espaço entre as pernas do mercado e entretenimento individual. O nome também é mais conhecido na America Latina e ajuda a empresa vender mais e se tornar mais forte.

Em 26 de novembro de 2010, volta a realizar voos internacionais desta vez para Bogotá com o intuito de alimentar o Hub da Avianca Colômbia.porém esse voo durou apenas dois anos, pois seria cancelado em 2012.

Em Abril de 2011, a companhia recebeu o primeiro A318, sendo a unica operadora deste modelo na história do mercado aéreo brasileiro. Este modelo era considerado perfeito para substituir o F-100. A empresa também aumentou sua malha neste ano com novos voos para Aracaju, Ilheus, João Pessoa e Juazeiro do Norte. Ainda neste ano a empresa ainda recebeu o primeiro A320 para poder realizar as rotas com maior demanda.

Em 2012, a empresa seguiu a sua forte expansão se consolidando como a quarta maior empresa do Brasil no mercado domestico.

Em Outubro de 2013, a companhia recebe seu primeiro A320, equipado com Sharklet, que reduz o consumo de combustível.

Em Abril de 2014, a empresa adotou a nova identidade visual da Avianca. Ainda recebeu o primeiro avião cargueiro um A330-200F, o primeiro da história do Brasil. Em Agosto inciou voos para Goiânia completando o atendimento em toda região centro-oeste.

Em Junho de 2015, a empresa encomenda 62 novos Airbus A320 Neo, para iniciar sua expansão no mercado domestico e internacional e renovar a frota. 

Em Julho de 2015, entra para Star Alliance e ainda neste mesmo ano recebeu 8 A320 e assim substituiu toda a frota de Fokker 100.

Em Setembro de 2016, se torna a primeira companhia aérea do Brasil a oferecer internet a bordo no Brasil. E no dia 13 de Outubro se torna a segunda companhia a receber o A320 Neo.
Em Junho de 2017, inicia uma agressiva expansão internacional com voos para Miami, no mesmo ano inicia voos para Santiago, Nova York e aumenta frequências para Bogotá.

Em 2018 inicia voos para Belo Horizonte e Vitória, assim passando a atender todas as capitais da Região Sudeste, e adiciona uma segunda frequência diária para Miami. Também inicia voos para Belém assim retornando a Região Norte do Brasil. Tudo ia bem ate 6 de dezembro quando começaram as cobranças de Leasing estas empresas entraram na justiça pelo não pagamento do aluguel das aeronaves.Esse foi o estopim da crise na empresa, que culminou no pedido de recuperação judicial da empresa, que teve que devolver um A320, três A320 Neo e um A330 e a empresa anunciou o fim dos voos para Santiago, Miami e New York, para Março de 2019.
A empresa pretendia manter as todas as rotas domesticas, porem teve que começar a devolver suas aeronaves.

Em Abril de 2019, tinha apenas 25 aeronaves.

Em Maio de 2019, restaram só 4 A319 e 2 A318 e as rotas São Paulo, Rio de Janeiro, Salvador e Brasilia, porem no fim deste mês a Anac caçou a concessão de voo da empresa, forçando a parada mesma.
A Azul chegou a fazer oferta de compra, porém teve seu pedido negado pelo credores, no fim a empresa não detinha ativos próprios, alem de funcionários e direitos de pouso que logo foram perdidos pela falta de uso.


A seguir algumas imagens deste empresa:


Fokker -100

A318 

A319

A320 com Sharklets

A320 Neo

A330F

A330-200





Fonte:https://www.aviacaocomercial.net/oceanair.htm