quinta-feira, 15 de setembro de 2022

Terminais de Porto Alegre

 Porto Alegre é composta por vários terminais em varias regiões da cidades, a maioria mau aproveitada, atende linhas municipais e linhas metropolitanas, há projetos futuros de melhorias no transporte da capital, porém nunca saíram do papel e basicamente o projeto obsoleto de transporte é mais amplamente utilizado, onde corredores de ônibus já saturados e linhas colapsadas são amplamente utilizadas, com pouca mudança e inserções linhas extras para aliviar o sistema sucateado de transporte da capital dos gaúchos. Neste artigo o foco não é o modal, pois todos são amplamente citados e sim o sistema, pois citamos a Catsul (Transporte Hidroviário), a Trensurb (Transporte Ferroviário "Metrô de Superfice"), cito empresas de ônibus que operam linhas metropolitanas na modalidade Rodoviária e na modalidade comum e empresas do transporte municipal de Porto Alegre.

Modelos e Empresas do Sistema de transporte Municipal e Metropolitano de Porto Alegre:

Sistema Metropolitano:


Guaíba 1086 - o Padrão é 1000 até 1999 na Metroplan, Porem para os ônibus Executivos e para as linhas para Barra do Ribeiro e com destino ao terminal rodoviária a empresa não segue o padrão


Transversal Metropolitana 2608 - o Padrão é 2000 até 2999 na Metroplan. 


Vicasa 524 - o Padrão é 3000 até 3999 na Metroplan, Porem para os ônibus Articulados e Executivos a empresa não segue o padrão


Real 4219 - o Padrão é 4000 até 4999 na Metroplan.


Sogil 5171 - o Padrão é 5000 até 5999 na Metroplan, Porém os Executivos e Seletivos seguem outro padrão.


Central 6101 - o Padrão é 6000 até 6999 na Metroplan.


Soul 7413 - o Padrão é 7000 até 7999 na Metroplan.


Viamão 8328 - o Padrão é 8000 até 8999 na Metroplan, Porém a empresa possui ônibus com o padrão 9000 até 9999 porque a empresa absorveu a Evel, empresa que seguia este padrão.

Citral 10053 - o Padrão é 10000 até 10999 na Metroplan, Porém a empresa faz linhas no sistema DAER e atende municípios da serra com outros padrões de numeração.


Caiense 11004 - o Padrão é 11000 até 11999 na Metroplan, Porém a empresa faz linhas no sistema DAER e atende outros municípios fora da região metropolitana com outros padrões de numeração.


Wendlling 12014 - o Padrão é 12000 até 12999 na Metroplan.


Vitória 13043 - o Padrão é 13000 até 13999 na Metroplan.


Fátima 14600 - o Padrão é 14000 até 14999 na Metroplan.


Socaltur 15014 - o Padrão é 15000 até 15999 na Metroplan


STI (ViaNova) 16040 - o Padrão é 16000 até 16999 na Metroplan


Feitoria 162 - o Padrão é 17000 até 17999 na Metroplan, Porém a empresa não segue o padrão.


Vimsa 18030 - o Padrão é 18000 até 18999 na Metroplan.


Sinoscap 19115 - o Padrão é 19000 até 19999 na Metroplan.


VAP Metroplan 20045 - o Padrão é 20000 até 20999 na Metroplan.


Unesul 5902 - o Padrão é 21000 até 21999 na Metroplan. Porém a empresa não segue o Padrão.


Itapuã 22010 - o Padrão é 22000 até 22999 na Metroplan


Louzada 23086 - o Padrão é 23000 até 23999 na Metroplan.


Transcal 24188 - o Padrão é 24000 até 24999 na Metroplan.


Sistema Gerido pela Metroplan sem numeração definida


Trem Hitachi 107, Sistema Gerido pelo Governo Federal em conjunto com a Metroplan e EPTC, Numeração 100 trens com idade mais avançada, da Hitachi 


Trem Alstom 228, Sistema Gerido pelo Governo Federal em conjunto com a Metroplan e EPTC, Numeração 200 trens adquiridos por ultimo, mais modernos e eficientes da Alstom



Sistema Municipal:



Carris (Consórcio Empresa Publica da Prefeitura) Sistema de Numeração EPTC - 0000 até 0999


Trevo (Consórcio VivaSul) Sistema de Numeração EPTC - 1000 até 1299


VTC (Consórcio VivaSul) Sistema de Numeração EPTC - 2100 até 2296


Belém (Consórcio VivaSul) Sistema de Numeração EPTC - 2297 até 2399


Tinga (Consórcio VivaSul) Sistema de Numeração EPTC - 2400 até 2499


Sudeste (Consórcio Mais) Sistema de Numeração EPTC - 3000 até 3399



Gazômetro (Consórcio Mais) Sistema de Numeração EPTC - 3500 até 3599


VAP (Consórcio ViaLeste) Sistema de Numeração EPTC - 4300 até 4599



VAP (Consórcio ViaLeste) Sistema de Numeração EPTC - 4800 até 4899


Navegantes (Consórcio MOB) Sistema de Numeração EPTC - 6100 até 6199


Nortran (Consórcio MOB) Sistema de Numeração EPTC - 6400 até 6599

Sopal (Consórcio MOB) Sistema de Numeração EPTC - 6600 até 6899




Terminal Alameda (Salgado Filho)


Empresas que Operam no Terminal:

Consórcio Mais ( Sudeste e Gasômetro)

Consórcio VivaSul (Trevo, VTC, Belém e Tinga)


Terminal Antônio de Carvalho


Imagem do Terminal Antônio de Carvalho


Empresas que Operam no Terminal:

Consórcio Mais (Gasômetro e Sudeste)

Consórcio VivaSul (Trevo, VTC, Belém e Tinga)

Carris

Viamão

Transversal Metropolitana



Terminal Azenha


Empresas que Operam no Terminal:

Consórcio Empresa Publica (Carris)

Consórcio Mais ( Sudeste e Gasômetro)

Consórcio ViaLeste (Vap e Presidente Vargas)

Consórcio VivaSul (Trevo, VTC, Belém e Tinga)



Terminal Borges de Mederios


Empresas que Operam no Terminal:

Consórcio Mais ( Sudeste e Gasômetro)

Consórcio VivaSul (Trevo, VTC, Belém e Tinga)



Terminal Cairú



Empresas que Operam no Terminal:

Consórcio Empresa Publica (Carris)

Consórcio MOB (Navegantes, Nortran e Sopal)

Guaíba

Sogil

Soul

Transcal


Terminal Caís


Empresas que Operam no Terminal:

Catsul

Linhas:

Guaíba - Porto Alegre


Terminal Cassiano Nascimento


Empresas que Operam no Terminal:

Consórcio Mais ( Sudeste e Gasômetro)



Terminal Camelódromo


Empresas que Operam no Terminal:

Consórcio MOB ( Navegantes, Nortran e Sopal)

Sogil

Transcal




Terminal Carlos Chagas


Empresas que Operam no Terminal:

Guaíba


Terminal Chaves Barcelos


Empresas que Operam no Terminal:

Guaíba


Terminal Conceição


Empresas que Operam no Terminal:

Central

Real

STI

Soul

Vicasa


Terminal Dom Feliciano (Frente a Santa Casa)


Empresas que Operam no Terminal:

Consórcio Empresa Publica (Carris)

Consórcio MOB (Navegantes, Nortran e Sopal)


Terminal Julio de Castilhos


Empresas que Operam no Terminal:

Sogil

Soul

Transcal


Terminal Leonardo Truda


Empresas que Operam no Terminal:

Viamão

Itapuã



Terminal Mercado


Empresas que Operam no Terminal:

Consórcio Empresa Publica (Carris)

Consórcio Mais ( Sudeste e Gasômetro)

Consórcio ViaLeste (Vap e Presidente Vargas)

Consórcio MOB (Navegantes, Nortran e Sopal)

Vap Metroplan

Trensurb


Linhas:


Linha do Trensurb com todas estações e a extensão no Aeroporto



Terminal Rodoviária


Empresas que Operam no Terminal:

Caiense

Central

Citral

Fátima

Guaíba (Barra do Ribeiro)

Louzada

Unesul

Wedlling

Vimsa

Vitória


Terminal Triângulo


Empresas que Operam no Terminal:

Consórcio Empresa Publica (Carris)

Consórcio MOB (Navegantes, Nortran e Sopal)

Soul

Sogil

Transcal

Linhas:

T1, T1D, T4, T7, T10 e T13

A24, A25, A31, A53 e A62 e 520

Linhas do Triangulo em direção a Alvorada


Terminal Voluntários


Empresas que Operam no Terminal:

Viamão


Terminal Uruguai


Empresas que Operam no Terminal:

Consórcio Mais ( Sudeste e Gasômetro)

Consórcio VivaSul (Trevo, VTC, Belém e Tinga)



Fontes: ViaCircular (Numeração e Sistema) https://viacircular.com.br/sistemas-de-transporte/rs001-porto-alegre/; Ônibus Brasil (Fotos, seus autores estão no rodapé da foto) https://onibusbrasil.com/ ; Pesquisa Google (Localizações dos Terminais e Fotos sem fonte definida).


segunda-feira, 15 de agosto de 2022

Aeroporto Internacional Salgado Filho (Porto Alegre)

 Fundação: Foi fundado principalmente pela necessidade da Varig, para realizar suas operações, no interior do estado, para os outros estados do Brasil e em Linhas Internacionais. Foi fundado em Julho de 1940, em cima dessa necessidade da Varig.

Código ICAO: SBPA

Código da IATA: POA

Pistas: 2,2 KM e 1,5 KM

Administração: Infraero (1940-2018) e Fraport (2018-Presente)

Destinos e Empresas Aéreas no Aeroporto:

Alegrete - Azul

Bagé - Azul

Belo Horizonte - Azul

Brasília - Gol, Latam

Buenos Aires (Aeroparque) - Aerolineas Argentinas

Canela - Azul

Cidade do Panamá - Copa Airlines 

Curitiba - Azul, Gol, Latam

Florianópolis - Azul, Gol

Foz do Iguaçu - Azul

Joinville - Passaredo (Latam)

Lima - Latam

Lisboa - Tap Portugal

Pelotas - Azul, Passaredo (Latam)

Santa Cruz do Sul - Azul

Santa Maria - Azul, Passaredo (Latam)

Santa Rosa - Azul

Santo Ângelo - Azul, Passaredo (Latam)

Santiago do Chile - Latam, Sky Airline

São Paulo (Congonhas) - Azul, Gol, Latam

São Paulo (Guarulhos) - Azul, Gol, Latam

São Paulo (Viracopos) - Azul

Recife - Azul

Rio de Janeiro (Santos Dumont) - Azul, Gol, Latam

Uruguaiana - Azul, Passaredo (Latam)


Antigas companhias que operaram em Porto Alegre: Amazonas, Avianca Brasil/ Ocenair, Avianca Colômbia/Peru/TACA Peru, BRA, Cruzeiro, Florida West Cargo, MTA, NHT, Panair do Brasil,  Passaredo, Pluna, Real, Rio, Tacv, Tam, Transbrasil, Trip, Varig Brasil, Vasp e Webjet.     



Aeroporto em 1950


Aeroporto nos Anos 2010


Aeroporto Atualmente já com o novo terminal

sexta-feira, 15 de julho de 2022

Sistema de transporte integrado de Florianópolis, entre terminais de ônibus, como este sistema aliviaria o sistema de transporte de Porto Alegre? Já obsoleto.

 Estive alguns dias em Florianópolis que é uma capital brasileira, porém tem um sistema de ônibus que funciona muito bem, e faz inveja ao sistema velho e obsoleto de Porto Alegre, que necessita de uma melhor organização do transporte, além de duas linhas de metrô e colocar em pratica o sistema de BRT, que esta atualmente pela metade. O sistema baseia-se em terminais espalhados pela cidade, que são alimentados por linhas circulares e linhas troncais, além de algumas linhas entre bairros, sem passar pelo centro, as linhas troncais fazem ligação direta com o centro e conectam os passageiros a ônibus que vem da região metropolitana de Florianópolis. As conexões feitas no terminal na mesma plataforma, não é cobrado uma nova passagem, mas se você tiver o cartão pode descer em qualquer lugar que não é cobrado, agora se for em dinheiro, é só descer no terminal e fazer a conexão. Tem muita oferta de ônibus e geralmente os horários são cumpridos a risca, a organização é invejável, perante a capital dos gaúchos.


Mapa dos Terminais de Florianópolis


Mapa dos Terminais de Florianópolis



Terminal central de Florianópolis (TICEN)


Viale BRT


Torino G8


Viale BRT

A primeira coisa a se fazer é construir um terminal, onde todas as empresas metropolitanas, possam parar, sem entrar de fato no centro, e poderia ser oferecido um Aeromovel, para circular no centro, ou umas duas ou três linhas de VLT, partindo deste terminal e passando pelos principais pontos do centro de Porto Alegre. As linhas de BRT e Metrô poderiam fazer conexão neste terminal, ou simplesmente ter o ponto final lá, porém as linhas metropolitanas vindouras da Zona Norte de Porto Alegre, Alvorada, Cachoeirinha, Taquara, Canoas Guajuviras-Assis Brasil, Gravataí, Morungava, Viamão Assis Brasil e Baltazar, teriam o ponto final no terminal triangulo, fazendo conexão imediata com o metrô, o Terminal centro absorveria, apenas as operações diretas ao centro de todas as cidades, e de todas localidades de Porto Alegre com ligação ao Centro, via Free Way e Avenida da Legalidade, o Terminal Cairú absorveria as operações com ponto final nele, ligações de Guaíba e Eldorado Via Farrapos, Porto Alegre (Zona Norte) e Via Sertório, Aeroporto, Anchieta e Ceasa, O Terminal Antônio de Carvalho, absorveria as operações da Zona Sul de Porto Alegre e Viamão, Assim como o Terminal Azenha, seria construído o Terminal Manoel Elias, também absorvendo linhas de Alvorada, Porto Alegre ( Zona Leste e Norte) e Viamão. A Linha 2 do Metrô se estenderia neste Projeto entre o Terminal Triangulo via Terminal Cairú e o Terminal Rua da Praia com Conexão ao Metrô de Superfície Metropolitano (Linha 1 do Metrô) e conexão com a Linha 3 que ligaria a estação Rua da Praia ao Terminal Antônio de Carvalho, Já o BRT da Bento Ligaria o Terminal Antônio de Carvalho ao Terminal Azenha  e Centro passando pelo Barra Shopping e Beira Rio, Já Metrô teria um Traçado diferente via Ipiranga. BRT Protásio Alves, ligaria o Terminal Manoel Elias ao Terminal Centro.

Este Projeto é baseado em projetos multimodais, de diversas metrópoles brasileiras, entre elas Rio de Janeiro, São Paulo e Florianópolis, Porto Alegre esta parada no tempo, no sentido mobilidade, por isso o transporte esta sucateado e mau aproveitado pelo cidadãos da cidade, ela precisa se modernizar urgentemente para voltar a crescer, atrair investimentos e empregos, Porto Alegre é uma cidade brasileira muito importante para o cenário global, é responsável por varias inovações como o Aeromovel, que irei fazer um artigo sobre projetos específicos para ele na cidade e em Canoas. Espero que a cidade acorde a tempo de se reinventar, existem projetos muito bons para o futuro da cidade, os governantes precisam acordar sobre isso.


Fonte: Sistema Integrado de Florianópolis, BRT e Metrô POA, VLT Rio de Janeiro, BRT Rio de Janeiro e Metrô de São Paulo.

quarta-feira, 15 de junho de 2022

Metrô e BRT de POA porquê fracassaram ?

 Esses modais foram cogitados e chegaram a ter projetos e desenhos executados e o BRT da João Pessoa, Bento e Protásio tiveram obras executadas como os alargamentos e alguns projetos de readequações e reformas nos corredores, porém o restante da verba das obras foram destinados para outros projetos da prefeitura que o prefeito da época julgou mais urgente, do que desafogar e despoluir o centro caótico de Porto Alegre.



Ônibus que chegou a ser pintado em alusão ao inicio das operações do BRT que não ocorreram ate os dias atuais


Ônibus com pintura comemorativa ao BRT da Capital dos Gaúchos


Ônibus com pintura comemorativa ao BRT da Capital dos Gaúchos


Rede de BRT projetada para Porto Alegre


 O Metrô, na verdade surgiu deste projeto, como BRT Assis Brasil-Farrapos, porém pelo fluxo de pessoas e por a maioria do trafego vir destas avenidas, o governo optou pelo projeto do metrô com verbas do governo federal, porém com o atraso do projeto o governo federal alegou que não poderia mais destinar as verbas, ainda há um impasse com as tubulações de gás. O metrô seria subterrâneo, entre a Rua da Praia e o Terminal Triângulo e entre o Terminal e a Fiergs por via aérea por causa das tubulações de gás o pátio seria próximo ao aeroporto assim com os trens da Trensurb, que seria uma das maiores beneficiadas da obra pois operaria a denominada Linha 2 do metrô de Porto Alegre, já que a linha 1 é o Metrô de superfície operado pela Trensurb. Porém em segundo momento chegou ser cogitado a linha apenas entre a Rua Praia e o Terminal Triângulo, que já seria o suficiente para desafogar o transito das Avenidas Farrapos e Assis Brasil, porém o projeto não foi adiante e o governo retirou a verba do PAC - Programa de Aceleração do Crescimento. Atualmente, os governos de Porto Alegre e Cachoerinha, que no novo projeto o metrô iria ate lá, estão brigando para que saia a linha, que é muito necessária para a modernização da capital dos gaúchos.



Linhas de Metrô projetadas em Porto Alegre 



Linhas de Metrô projetadas em Porto Alegre 




Rede projetada com integração entre Metrô e BRT