Um blog que aborda as principais noticias do transporte aéreo e terrestre, que traz dicas de viagem, intercâmbio e matérias nostálgicas sobre empresas de ônibus e aviões, alem da relação de frotas, linhas e destinos de algumas empresas do Rio grande sul e do Brasil.
domingo, 15 de junho de 2025
quinta-feira, 15 de maio de 2025
Desenho de Mobilidade 23 (Empresa de transportes coletivos de Viamão)
Os desenhos são da empresa Viamão - Empresa de Transportes Coletivo de Viamão, é uma empresa do município de Viamão, ela opera para Alvorada, Porto Alegre e alguns municípios da Região Metropolitana de Porto Alegre. A empresa opera na região desde os anos 50, e é uma das maiores empresas de ônibus da região. A pintura desses desenhos é a antiga e a atual identidade visual da Viamão, que foi utilizada desde sua fundação ate os anos ate os dias atuais.
terça-feira, 15 de abril de 2025
Projetos de Linhas do Trensurb
A Trensurb tem um projeto de linha que visa a integração da rede com os municípios de Alvorada, Cachoeirinha, Gravataí e Viamão. O projeto chama-se linha nordeste e estava em processo de consulta publica, a integração da rede ocorrera na estação Aeroporto e seguira com passagens pelas avenidas Sertório e Assis Brasil até o município de Alvorada, seguindo para as cidades vizinhas já citadas. a ideia poderá integrar uma população de mais de 800 mil habitantes.
Traçado inicial previsto com a estação inicial no Aeroporto e a final na Parada 48 (Centro de Alvorada)sábado, 15 de fevereiro de 2025
A Evolução dos Transportes Públicos no Brasil e o Impacto na Mobilidade Urbana
A mobilidade urbana é um dos pilares fundamentais para a qualidade de vida nas cidades. No Brasil, a evolução dos transportes públicos desempenhou um papel crucial nesse cenário. Neste artigo, vamos explorar marcos históricos, avanços tecnológicos e soluções inovadoras que transformaram o transporte coletivo no país.
A História da Carris e a Transformação do Transporte em Porto Alegre
A Companhia Carris Porto-Alegrense, fundada em 1872, é uma das empresas de transporte mais antigas em operação no Brasil. Desde os bondes puxados por cavalos até os modernos ônibus elétricos, a Carris reflete a evolução do transporte coletivo em Porto Alegre. Sua história é um testemunho da capacidade de adaptação às mudanças urbanas e tecnológicas.
Trensurb: Integração Regional e Mobilidade Sustentável
O Trensurb, inaugurado em 1985, conecta Porto Alegre a cidades da Região Metropolitana, como Canoas e São Leopoldo. Com trens elétricos que oferecem uma alternativa rápida e eficiente ao tráfego rodoviário, o sistema é um exemplo de integração regional e compromisso com a sustentabilidade.
O Catamarã Porto Alegre - Guaíba: Mobilidade Pelo Rio
O transporte hidroviário também tem seu lugar na mobilidade urbana de Porto Alegre. O catamarã que liga Porto Alegre a Guaíba oferece uma opção rápida e cenográfica para quem precisa atravessar o rio. Além disso, reduz a dependência do transporte rodoviário e contribui para a diversificação das opções de deslocamento.
Implantação de Linhas de VLT: Um Salto para o Futuro
O Veículo Leve sobre Trilhos (VLT) vem ganhando espaço como solução moderna e eficiente para o transporte público. Sistemas de VLT têm sido implantados em diversas cidades brasileiras, oferecendo conforto, agilidade e uma menor pegada ambiental.
Expansão do Aeromóvel
O aeromóvel, tecnologia desenvolvida no Brasil, é outro destaque. Sua operação autônoma e o baixo custo operacional tornam-no uma opção viável para ampliar a conectividade em áreas urbanas e entre terminais de transporte.
Descentralização da Rodoviária e Transporte no Centro de Porto Alegre
Uma das propostas para melhorar a mobilidade urbana é a descentralização da rodoviária e a redistribuição do transporte no centro da cidade. Essa medida aliviaria o tráfego em áreas de maior congestionamento e facilitaria o acesso a diferentes regiões.
Impacto na Mobilidade Urbana
Essas iniciativas demonstram como a inovação e a preservação histórica podem coexistir para transformar o transporte público e melhorar a mobilidade urbana. Com a continuação de investimentos em tecnologias sustentáveis e na integração de modais, é possível vislumbrar um futuro em que as cidades brasileiras ofereçam sistemas de transporte mais eficientes, acessíveis e ecológicos.
Fontes de Pesquisa
Site oficial da Carris: www.carris.com.br
Documentação do Trensurb: www.trensurb.gov.br
quinta-feira, 2 de janeiro de 2025
Mudanças necessárias no transporte público de Porto Alegre
Vim morar em Porto Alegre em Abril de 2024, a cidade é muito dependente do transporte de ônibus, o que torna o transito caótico porque a alternativa, apesar das crescentes implantações de ciclovia e ciclofaixa na cidade, acaba sendo o carro, o sistema em si, não é ruim, falo como usuário.
Primeiro irei elencar os principais problemas do transporte no geral.
- Porto Alegre necessita no mínimo mais duas linhas de metrô metropolitano (há um projeto da Trensurb para uma segunda linha que ligaria o Aeroporto inicialmente a Alvorada com uma extensão futura para Gravataí e Cachoeirinha). Minha sugestão é a Trensurb fazer uma terceira linha saindo do Mercado e passando pela Bento Gonçalves indo em direção a Viamão o colocaria as principais cidades metropolitanas no mapa do metrô e tirando a sobrecarga dos ônibus.
- Existe ciclovias, mais faz muita falta tenham mais pontos espalhados de bicicletas de aluguel e patinetes para o incentivo da utilização destes veículos.
- A cidade é muito voltada para os carros e não estimula as pessoas a utilizarem o transporte publico, falta a possibilidade de poder pegar mais de um ônibus, falta integração entre os ônibus do município, os ônibus metropolitanos, catamarã e o Trensurb. A região metropolitana tem que fazer parte de Porto Alegre, a cidade depende muito da força de trabalho dos moradores das cidades no entrono da capital.
Pontos positivos.
- As linhas transversais e circulares da Carris, a privatização até então fez bem a empresa, mas esta longe de ser aquela Carris da era de ouro com veículos de ponta, mas as linhas transversais são necessárias para a capital.
- As linhas B do consorcio Mob , são de extrema importância, a capital tem que tirar os ônibus do centro.
- O crescimento do terminal triângulo ajudou a desafogar o centro da capital, saem do terminal as linhas T1, T4. T7, T10 e T13, Ainda passa pelo terminal a linha T6. Também é terminal da linha 520.3 importante linha que atende a zona norte e liga o Moinhos de vento e a Santa Casa de Porto Alegre. possui ainda linhas alimentadoras, que buscam levar passageiros as linhas transversais e ao 520.3.
Sugestão Final.
Eu retiraria o terminal de todas as linhas metropolitanas e municipais do centro. Reformaria e ampliaria o terminal cairú na Farrapos, com espaço para uma estação do futuro Trensurb para Alvorada e uma estação para VLT, também uma estação elevada para ônibus da MOB e Soul via Sertório. Colocaria três linhas VLT saindo dos terminais em direção ao centro com terminal no Mercado. Construiria um terminal próximo ao Barra Shopping para linhas da zona sul e sudeste, utilizaria o Azenha como terminal para linhas da zona leste e norte e o Terminal Cairú como terminal para linhas das zonas norte e leste também, com espaço para receber também três linhas transversais T3.T8 e T12 para facilitar a integração.
Iniciaria um processo de integração entre a região metropolitana e capital Porto Alegre, incluiria também novas linhas do catamarã e um VLT circular para substituir a linha C1, manteria as linhas C2 e C3, a linha C5 passaria a se chamar C4 e teria inicio as 16 horas da tarde, visando atender novos públicos e ser mais lucrativa operando até as 7 da manhã de domingo a domingo.
sexta-feira, 16 de agosto de 2024
Aeroporto Internacional de Recife-Guararapes / Gilberto Freyre
Fundação: 18 de Janeiro de 1958
Código IATA: REC
Código ICAO: SBRF
Comprimento das Pistas: 3,3 KM
Capacidade de Passageiros por ano: 16,5 milhões
Movimento de Passageiros por ano: 8,8 milhões
Portões: 27
Pontes (Finger): 15
Distância da Cidade: 10 km
O Aeroporto Internacional do Recife-Guararapes / Gilberto Freyre (IATA: REC, ICAO: SBRF) é um aeroporto internacional localizado no município do Recife, em Pernambuco. Trata-se do principal aeroporto do estado de Pernambuco, e um dos cinco que possuem operações regulares de transporte de passageiros, juntamente com o Aeroporto Internacional de Petrolina, Aeroporto de Fernando de Noronha, Aeroporto de Serra Talhada, e o Aeroporto de Caruaru. É o terminal aeroportuário mais movimentado do Norte-Nordeste do Brasil, e o oitavo aeroporto brasileiro em movimento.
Situado a 12 km do centro do Recife, o aeroporto atende a movimentações de passageiros domésticos e internacionais. Opera 24 horas por dia e seu nome é uma alusão ao fato histórico das Batalhas dos Guararapes, ocorridas no período colonial brasileiro sobre o Morro dos Guararapes, situado em sua lateral oeste.
Sua construção antecede a II Guerra Mundial, sendo que o conflito serviu para melhorar a estrutura da Base Aérea do Recife e, consequentemente, do próprio aeroporto. No final da década de 1940, o Recife passou a ter grande importância no tráfego aéreo, em meio às aerovias do Atlântico Sul - Europa, pela sua posição geográfica estratégica. Seu nome oficial foi dado em 2 de julho de 1948, quando o então presidente Eurico Gaspar Dutra assinou o decreto 25.170-A, transformando o Aeroporto do Recife, localizado no Campo do Ibura, em Aeroporto Guararapes. A nomenclatura do aeroporto foi novamente alterada em 27 de dezembro de 2001, pela Lei nº 10.361, que instituiu a denominação de Aeroporto Internacional do Recife/Guararapes - Gilberto Freyre.
O terminal de passageiros atual conta com capacidade para receber 15 milhões de passageiros por ano, o que faz do Aeroporto dos Guararapes o maior, em capacidade anual, do Norte-Nordeste do Brasil. Além disso, conta com um pátio de 27 posições de aeronaves, 15 delas dotadas de jetways (conectores climatizados); 70 balcões de check-in e 2 120 vagas de estacionamento. De acordo com a Aena, sua pista tem 2 751 metros de extensão. O aeroporto foi concedido em 2019 para a empresa espanhola Aena Internacional, juntamente com outros cinco terminais aeroportuários da região Nordeste, por trinta anos.
DESTINOS:
Aracaju - Azul
Araripina - Azul
Belém - Azul
Belo Horizonte (Confins) - Azul
Brasília - Azul, Gol e Latam
Buenos Aires (Aeroparque) - Gol
Buenos Aires (Ezeiza) - Gol
Campinas - Azul
Campina Grande - Azul e Passaredo
Caruaru - Azul
Cajazeiras - Azul
Fernando de Noronha - Azul, Gol e Passaredo
Fort Lauderdale - Azul
Fortaleza- Azul e Latam
Garanhus - Azul
Goiânia - Azul
João Pessoa - Azul
Juazeiro do Norte - Azul
Lisboa - TAP
Maceió - Azul
Manaus - Azul
Mossoró - Azul
Natal - Azul e Passaredo
Orlando - Azul
Patos - Azul
Petrolina - Azul
Presidente Prudente - Azul
Ribeirão Preto - Azul
Rio de Janeiro (Galeão) - Azul, Gol e Latam
Salvador - Azul, Gol e Passaredo
São José do Rio Preto - Azul
São Luís - Azul
São Paulo (Guarulhos) - Azul, Gol e Latam
Sâo Paulo (Congonhas) - Azul, Gol e Latam
São Raimundo Nonato - Azul
Serra Talhada - Azul
Teresina - Azul
Uberlândia - Azul
Vitória - Azul
quinta-feira, 15 de fevereiro de 2024
Noticias do transportes da Região metropolitana de Porto Alegre
No dia 23/01 foi oficializada a venda da Carris companhia de transporte que até então compreendia a bacia publica do transporte coletivo da capital Porto-Alegrense, a empresa é a mais velha do transporte coletivo do país com 151 anos de existência, passa a fazer parte da Empresa de Transporte Coletivo Viamão Ltda. A empresa atende 30 linhas na Capital do Rio Grande do Sul, com um frota de aproximadamente 267 veículos, a Carris se confunde com a história de Porto Alegre e foi uma parte importante do crescimento e desenvolvimento da capital gaúcha, esperamos que a Viamão siga prestando um bom atendimento e melhorar o sistema com um todo pois ficara coma Bacia responsável por todas linhas transversais e circulares do município.