Em 1939 chega a Florianópolis e Curitiba no Sul do Pais.
Em 1940 chega a Porto Alegre
No auge da segunda guerra possuindo apenas aeronaves europeias a Vasp sofreu para repor o estoque de peças e teve a encomenda de novos Junkers adiadas. No fim da Segunda guerra em 1944 a Vasp trouxe os primeiros Aviões Americanos os DC-3 que ao todo chegaram 27 aviões na frota substituindo toda a antiga frota.
Na década de 50 os queridinhos da Vasp foram os Saab 90, a Vasp operou todos os fabricados no mundo, a capacidade de decolar do Aeroporto Santos Dumont sem restrições e o preço menor que os Convair 240 foram determinantes para escolha da Vasp por este modelo especifico sendo assim uma característica da empresa, ser fiel a determinados fabricantes de tempos em tempos.
Nos Anos 60, a Vasp desta vez apostou nos modelos Viscond 700 e 800 que foram encomendados em 1955, também inaugurou a primeira rota para Brasilia e ainda a Rio de Janeiro - Manaus. Ainda para renovação de frota, ainda trouxe YS-11 de fabricação Japonesa que ficaram popularmente conhecidos como "Samurais". Em 7 de Janeiro de 1962 a Vasp incorporou a Loyde Aereo Nacional incorporando em sua frota Curtiss C-46, DC-4 e DC-6. Em 1965 tenta ganhar a concessão de rotas internacionais da então falida Panair do Brasil mais não obtêm sucesso frente a hegemonia da Varig Brasil. Em 1967 incorporou dois BAC 1-11-400 para a frota para entrar de vez na era do Jato, porem tiveram carreira curta na empresa e foram substituído pelos Boeing 737-200, sendo a primeira empresa aérea do Brasil a operar este modelo. Este foi o principal modelo de aeronave da empresa, por diversos fatores, a empresa viria receber mais modelos como o 727-200 que foi depois de muito tempo visto como um erro, porem contribuiu para o crescimento da empresa e era usada para as chamadas rotas tronco e de media distancia. No inicio dos anos 80 começou com a vasp recebendo em novembro de 1982 os Airbus A300B2 marcando definitivamente o incio do apogeu da empresa no mercado brasileiro com a chegado do primeiro wide-body da história da empresa, tambem foram recebidos na decada os primeiros 737-300 e 737-400 que vieram para substituir os 727. Os anos 80 foram marcados pelos últimos anos da empresa como estatal do estado de São Paulo no fim da década a empresa foi arrematada pelo grupo Voe/Canhedo, com essa mudança de comando a companhia passou por uma severa expansão.
Na década de 90 chegaram os DC-10, DC-8 e foram encomendados os novíssimos MD-11, a empresa inciou uma agressiva expansão domestica e Internacional. Em 1993 a empresa passou pela a sua segunda grande crise, e perde todas as suas aeronaves alugadas, porem permanece que aviões que pertencem a empresa como os 737-200, 300 e A300B2.
Em 1994 a companhia retoma a expansão internacional com voos para Miami e Nova York.
Em 1995 inaugura voos para Barcelona, Toronto e Zurich. Mas a grande novidade foi a fundação da Vasp Air Sistem, grupo de empresas liderado pela Vasp, com empresas na Bolívia, Equador e Argentina, respectivamente Equatoriana (Equador), LAB (Bolívia) e TAN (Argentina). As empresa adotaram padrões de pintura idênticos ao da VASP.
Em 1996 inaugura voos para Atenas, Casablanca, Frankfurt e Osaka. O da companhia era oferecer destinos inéditos no Brasil, com preço super em conta.
Em 1998 deixa de ser a segunda maior empresa do pais e é ultrapassada pela novata TAM.
Em 1999 devido a supervalorização do Dollar a empresa perde os seus MD-11 e permanece apenas com os voos domésticos e o voo para Buenos Aieres, e com a sua frota de jatos próprios Boeing 737-200 e 300 e os Airbus A300B2.
Em 2001 passou operar apenas rotas domesticas, porem sua frota começa a dar sinais de desgaste, apesar da empresa ter orgulho de ter uma frota própria, porem ela estava sem caixa para realizar a renovação.
Em 2003 é ultrapassa pela novata GOL (com apenas dois anos de idade) e passa a ser a quarta maior empresa do Brasil.
Em 2004 o DAC impede de oito 737-200 de operar por falta de uma atualização que o fabricante exigiu para o modelo, a empresa forçadamente aposenta estes oito jatos e passa operar com uma frota menor, com o passar do tempo a empresa não consegue mais realizar a manutenção e nem a compra de novas peças o que leva a empresas a realizar a canibalização de diversas aeronaves para manter outra em operação.
Em 2005 a empresa operava apenas os 14 aviões, e só operava os voos que apresentassem mais de 50% de ocupação, gerando vários cancelamentos e transtornos, levando o DAC a caçar o certificado de operador da empresa em Fevereiro de 2005
Em 2006 a empresa tenta retornar reativando o seu centro de manutenção e entrando em recuperação judicial, ainda anuncia que retornaria como Low Cost - Low Fare, porem os planos não dão certo a empresa chega a operar como centro de manutenção por cerca de 2 anos, porém não sobrevive a recuperação judicial e vai a falência em 2008.
MD-11
Boeing 737-200
Boeing 737-300
Boeing 727-200
Bac-1-11
Boeing 737-200
Me formei mecânico de Boeing 737 nesta empresa. Foram tempos de muito trabalho e alegrias.
ResponderExcluirObrigado pela visita amigo, fico muito feliz com a sua presença no meu blog.
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