sexta-feira, 15 de abril de 2022

Aviação do Brasil

  Futuro da aviação no Brasil, apesar da crise do corona vírus, é bem animador temos pelo menos umas quatro empresas entrantes no mercado, em 2019 perdemos nossa saudosa Avianca Brasil (Oceanair). O principal player do mercado com grande norral no mercado de transportes terrestres em com a promessa de uma conexão entre os modais aéreos e terrestres é Itapemirim, com foco principal no mercado terrestre, quer investir no mercado ferroviário e no aéreo, neste mercado aéreo a filial se chamara ITA apenas para facilitar a a pronuncia do nome da empresa. A empresa ira operar uma frota de A320 usados que estão disponíveis no mercado, porém o foco da empresa será inicialmente o mercado domestico e na sequencia, assim que se consolidar o mercado internacional. As outras empresas tem o foco regional com ATR 72-600 e no mercado de cargas com uma aeronave 737F, uma delas se chama Nella, tem o objetivo de ajudar alimentar as rotas de outras empresas que tem o foco domestico. Já Azul esta expandindo, sua malha regional e fez um importante acordo de Code-Share com a Latam Brasil, a empresa também comprou a TwoFlex, transformando em Azul Conecta, uma ultra regional focada em rotas de baixa demanda com aviões Grand-Caravan, além da malha da Azul, que possui rotas Regionais de grande demanda, Domesticas e Internacionais. Dentre as novidades a ITA representa o maior perigo a Azul, Gol e Latam Brasil que foram fortemente afetada pela crise da Covid-19, a outras regionais são mau utilizadas pelas empresas grandes, a única que trabalha sempre em conjunto com a regionais é a Gol, sempre tira proveito delas para crescer e crescer também junto delas.



A350-900 da Latam Brasil


ATR 72-600 e 737-300F


ATR 72-600 da Azul 


A330-200 da Azul


A320NEO da Azul


Embraer 195 da Azul



Cessna Grand-Caravan da Azul


Cessna Grand-Caravan da Azul


A320NEO da Finada Avianca Brasil


A320Ceo da ITA


A320Ceo da ITA


terça-feira, 15 de março de 2022

VLT Rio de Janeiro - Uma Possível Solução para os centros das Metrópoles Brasileiras.

 O VLT do Rio foi um dos grandes trunfos da revitalização do centro da cidade, trouxe modernidade e soube dosar a modernidade com a história do centro do Rio a segunda maior megalópole brasileira. Sendo o primeiro VLT moderno do brasil, o sistema trouxe um ar de modernidade, ajuda a distribuir e aliviar o caótico centro da metrópole. Junto com ele, vieram a revitalização do porto da cidade e o museu do amanhã, que virou uma atração turística assim como o VLT, o Rio já tinha ganhado o BRT, que atende a ilha do governador e conecta com o centro, região oeste e região sul, com conexão ao VLT, Trens e Metrô. O VLT divide o protagonismo no Rio com estes modais, BRT, Metrô, Ônibus e Trem. Ainda ha muito que avançar, existe alguns projetos de ampliação de linhas, e criação de novas linhas, já que o Rio de Janeiro é deficiente no quesito transporte e necessita, sempre de novos modais e ampliação de modais que já existem. Mas o exemplo do VLT, se aplica a outras capitais do país que sonham em revitalizar e trazer mais frescor a suas regiões centrais, o VLT pode trazer este frescor, pode ser aplicado em Porto Alegre, por exemplo, na sua região central em substituição as linhas C1, C2 e C3 da Carris, a própria empresa publica tem capacidade de operar o sistema, em parceria com a Trensurb e de repente ate com a Aeromóvel, poderia ser uma saída ao sistema antigo da capital gaúcha, que esta desgastado, pode ate ter a revitalização do sistema de Aeromóvel da orla, em um atendimento inédito ate a praia de Ipanema, seria muito bom para capital, ter novo modais. Mas voltando a falar do Rio após o meu devaneio, o que quero tornar lúdico que quase 100 % das grandes cidades do Brasil, Leia-se de 150 mil a 20 milhões de habitantes, tem um centro desorganizado, que foi sendo constituído conforme o crescimento e necessidade da metrópole em questão e o VLT é um sistema que tem esse poder de revitalizar, e modernizar o sistema de transporte das cidades.




VLT - Rio de Janeiro


VLT - Rio de Janeiro



As Três de Linhas de VLT do Rio


BRT - Rio de Janeiro

BRT - Rio de Janeiro



Linhas do BRT do Rio de Janeiro



Aeromóvel do Aeroporto de Porto Alegre


terça-feira, 15 de fevereiro de 2022

Opções de transporte para o Município de Alvorada-RS

 Atualmente o município conta apenas com um modal de transporte, o ônibus, metropolitano e circular. Operado respectivamente pelas empresas concessionarias SOUL (Sociedade de Ônibus União Ltda) e VAL (Viação Alvorada Ltda), apesar de darem conta do recado o município precisa de um transporte de massa como alternativa, talvez com o futuro metrô de Porto Alegre saindo, que ainda esta no papel, onde a linha 1 saíra da Rua da Praia ate o Terminal Triângulo, onde o mesmo terá o objetivo de receber linhas de Alvorada, Cachoeirinha, Canoas e Gravataí, além de linhas que integram bairros da Zona Norte e Linhas Transversais, nesta matéria trabalharemos com a tese que o metrô POA vai sair do papel. Igualmente Alvorada precisa de uma linha de transporte médio ou uma linha de transporte pesado, há um projeto para o longínquo ano de 2030, onde o Bairro Americana, terá uma ligação via Catamarã, pelo Arroio Feijó, porquê a um projeto de alargamento do arroio, com intuito de escoar melhor a agua e também comporta uma melhor quantidade de agua e evitar alagamento. Visto isso, mesmo o bairro tendo este transporte e os atuais sistema, Alvorada está em pleno crescimento e precisa de alternativas, vamos as alternativas:


VLT

VLT é um transporte largamente utilizado para revitalizar espaços, o centro de Alvorada, leia-se Avenida Presidente Vargas é muito degrado e feito as presas, não há espaços, para circulação, o asfalto é mau feito, no caso o VLT, poderia ter duas alternativas para implantação e operação. A primeira seria trafegarem nas laterais da avenida, onde haveria um corredor lateral de ônibus e VLT, e na frente do mercado BIG, onde Haveria um terminal de integração entre linhas de ônibus de Porto Alegre e Alvorada,  haverias de forma hipotética, uma ligação para a parte central, onde haveria uma reforma no corredor da Baltazar para receber os VLTS, tbm haveria uma adequação no terminal triangulo para receber os VLTS de Alvorada, haveria também uma reforma no terminal Figueira, para receber os VLTS, Com o tempo haveria uma linha que trafegaria pela Frederico Dhil e teria o Terminal Final no Centro de Viamão. A Segunda opção seria trafegarem pelo canteiro Central, mais sairia mais caro que a primeira, porquê demandaria reformas e algumas remoções de estabelecimentos comerciais para ampliar o espaço da principal avenida da cidade, se encacharia melhor na hipótese de adequar o corredor da Baltazar para receber VLTS e também realizar transporte publico neste trecho em POA, porém iria compartilhar espaço com algumas linhas de ônibus, linhas de Alvorada Via AnchietaFree Way, Iguatemi, Ipiranga, Protásio Alves e Sertório e Bairros de POA interbairros e via Sertório e as Linhas Transversais 6 e 10.


VLT - Rio de Janeiro



VLT - Santos


BRT

Seria uma opção viável, mas ocorreria o mesmo que o VLT, teria a opção utilizar a lateral, talvez com menor impacto na estrutura da cidade ou canteiro central, com grandes obras, mas a estrutura da Baltazar sofreria menos com uma reforma, passaria apenas por alguma readequação, para receber os BRTS, a operação poderia ser compartilhada, entre SOUL e MOB (concessionaria que opera linhas na Zona Norte) e Talvez com a participação da Carris. Haveria dois Terminais, o BIG Alvorada e o Figueira, o Final da Linha seria o Terminal Triangulo para alimentar as linhas, também iria compartilhar espaço com algumas linhas fundamentais do antigos sistema, linhas de Alvorada Via AnchietaFree Way, Iguatemi, Ipiranga, Protásio Alves e Sertório e Bairros de POA interbairros e via Sertório e as Linhas Transversais 6 e 10.



BRT - Rio de Janeiro


BRT - Curitiba


Monotrilho

Seria bem mais viável e exigiria um menor impacto na estrutura tanto de Alvorada, quanto de Porto Alegre, porquê é um transporte de via Elevada, e depende menos de readequação de espaço existentes, poderia utilizar de forma, quase Harmônica o canteiro central. Mais exigiria um pátio, a readequação do Terminal Triângulo e mais os terminais, BIG e Figueira. O principal fator contra é o valor mais elevado da construção, pois no futuro teria a necessidade de uma segunda linha na Avenida Frederico Dhil, que passaria a ter mais ônibus com a Avenida principal já possuindo um transporte de Massa.


Monotrilho - São Paulo


Monotrilho - São Paulo

sábado, 15 de janeiro de 2022

Mobilidades

 O processo de mobilidade é muito importante para o bom desenvolvimento de uma cidade, é por meio dele que ira rodar a economia e gerar empregos para a sociedade este blog de tem por objetivo contar essa história passando pelos mais diversos modais saindo da bicicleta, passando pelo ônibus, pelo trem, pelo metrô, pelo BRT, pelo VLT e chegando em aviões e transporte via cabos.

Vamos trazer também atualizações sobre empresas de Mobilidade e novidades nas diversas capitais do Brasil, teremos relações de frotas e de linhas no nosso blog, o objetivo é deixar todos bem informados e conhecer a história dos diversos modais brasileiros.



Metrô - São Paulo


Metrô - São Paulo


Metrô - São Paulo


BRT - Rio de Janeiro


BRT - Rio de Janeiro



Monotrilho - São Paulo


Monotrilho - São Paulo


VLT - Rio de Janeiro


VLT - Rio de Janeiro

quarta-feira, 15 de dezembro de 2021

Série de Fotos Históricas Capitulo 15 (VASP - Viação Aérea São Paulo)

 Hoje no nosso quadro vamos trazer imagens de aviões da nossa saudosa Vasp, no seu auge e decadência, foi uma empresa muito importante para o Brasil e para o estado de São Paulo, a empresa tinha o seu Hub nos aeroportos de São Paulo Congonhas e Guarulhos, e teve uma grande participação na construção e difusão daquela que hoje é o file da aviação brasileira a ponto Rio-São Paulo que foi copiada pelo mundo todo com o sucesso estrondoso da linha.

A empresa trouxe pela primeira vez o Boeing 737-200 e 737-300 que foi muito importante na aviação brasileira sendo utilizados por todas empresas aéreas grandes da época no Brasil, porém com o passar dos anos as empresas passaram a utilizar em sua grande maioria jatos da Airbus, a Gol segue utilizando o 737 NG e atualmente o fracassado e mal falado 737 MAX. A Primeira empresa a operar Airbus na história do Brasil foi a VASP, que seguida da Varig utilizou o modelo A300B2, porém a Varig utilizou o modelo mais moderno A300B4.


A seguir fotos, que não foram tiradas por mim, o objetivo é divulgar as fotos e desenhos meus e de outros autores no blog:



Airbus A300B2


Boeing 737-200


DC-10-30


Boeing 727-200


Boeing 737-300


DC-8

segunda-feira, 15 de novembro de 2021

Desenhos da Mobilidade 21 (Viamão - Empresa de Transportes Coletivo de Viamão e Evel - Expresso Veraneio Ltda "Extinta")

Os desenhos são da empresa Viamão - Empresa de Transportes Coletivo de Viamão e da Evel - Expresso Veraneio Ltda que foi absorvida pela Viamão, é uma empresa do município de Viamão, ela opera para Alvorada, Porto Alegre e alguns municípios da Região Metropolitana de Porto Alegre. A empresa opera na região desde os anos 50, e é uma das maiores empresas de ônibus da região. A pintura desses desenhos é a antiga e a atual identidade visual da Viamão, que foi utilizada desde sua fundação ate os anos ate os dias atuais.

Os desenhos não são de minha autoria, porem o objetivo desse quadro é divulgar a arte dos autores, que estão descritos na parte inferior do desenho.




Viamão 416


Viamão 592


Viamão 8161


Viamão 8189


Evel 9042


Viamão 9080


Viamão 9082





sexta-feira, 15 de outubro de 2021

Desenhos da Mobilidade 20 (Soul - Sociedade de Ônibus União Ltda)

  Hoje, no nosso quadro, vamos trazer uma empresa muito importante para Alvorada RS, que movimenta a economia do município, onde a cidade e sua grande maioria é formada por habitantes que trabalham em outros municípios da região metropolitana de Porto Alegre e além de atender Alvorada a Sociedade de Ônibus União Ltda (SOUL) atende 3 bairros de Viamão, já que empresa atende prioritariamente os eixos Assis Brasil - Farrapos, Protásio Alves - Osvaldo Aranha, Sertório - Farrapos, Freeway, Anchieta e Antônio de Carvalho - Ipiranga a partir de Alvorada e três Bairros de Viamão. Atualmente a empresa opera também com suas linhas o transporte publico de Alvorada, porque a Viação Alvorada (VAL) foi a falência e uma das acionistas era a empresa SOUL que manteve algumas linhas da VAL ativas e esta complementando com suas próprias linhas. A empresa também operou por um longo período no transporte publico de Porto Alegre unindo alguns bairros da zona norte da capital ao centro.


A seguir, os desenhos que foram feitos por outros autores, porém o objetivo deste quadro é divulgar os desenhos de outros artistas, a referencias estão nos próprios desenhos.



Soul 73



Soul 112


Soul 113



Soul 115


Soul 125



Soul 256


Soul 337


Soul 406



Soul 423


Soul 430



Soul 438



 Soul 440