Futuro da aviação no Brasil, apesar da crise do corona vírus, é bem animador temos pelo menos umas quatro empresas entrantes no mercado, em 2019 perdemos nossa saudosa Avianca Brasil (Oceanair). O principal player do mercado com grande norral no mercado de transportes terrestres em com a promessa de uma conexão entre os modais aéreos e terrestres é Itapemirim, com foco principal no mercado terrestre, quer investir no mercado ferroviário e no aéreo, neste mercado aéreo a filial se chamara ITA apenas para facilitar a a pronuncia do nome da empresa. A empresa ira operar uma frota de A320 usados que estão disponíveis no mercado, porém o foco da empresa será inicialmente o mercado domestico e na sequencia, assim que se consolidar o mercado internacional. As outras empresas tem o foco regional com ATR 72-600 e no mercado de cargas com uma aeronave 737F, uma delas se chama Nella, tem o objetivo de ajudar alimentar as rotas de outras empresas que tem o foco domestico. Já Azul esta expandindo, sua malha regional e fez um importante acordo de Code-Share com a Latam Brasil, a empresa também comprou a TwoFlex, transformando em Azul Conecta, uma ultra regional focada em rotas de baixa demanda com aviões Grand-Caravan, além da malha da Azul, que possui rotas Regionais de grande demanda, Domesticas e Internacionais. Dentre as novidades a ITA representa o maior perigo a Azul, Gol e Latam Brasil que foram fortemente afetada pela crise da Covid-19, a outras regionais são mau utilizadas pelas empresas grandes, a única que trabalha sempre em conjunto com a regionais é a Gol, sempre tira proveito delas para crescer e crescer também junto delas.
Um blog que aborda as principais noticias do transporte aéreo e terrestre, que traz dicas de viagem, intercâmbio e matérias nostálgicas sobre empresas de ônibus e aviões, alem da relação de frotas, linhas e destinos de algumas empresas do Rio grande sul e do Brasil.
sexta-feira, 15 de abril de 2022
Aviação do Brasil
terça-feira, 15 de março de 2022
VLT Rio de Janeiro - Uma Possível Solução para os centros das Metrópoles Brasileiras.
O VLT do Rio foi um dos grandes trunfos da revitalização do centro da cidade, trouxe modernidade e soube dosar a modernidade com a história do centro do Rio a segunda maior megalópole brasileira. Sendo o primeiro VLT moderno do brasil, o sistema trouxe um ar de modernidade, ajuda a distribuir e aliviar o caótico centro da metrópole. Junto com ele, vieram a revitalização do porto da cidade e o museu do amanhã, que virou uma atração turística assim como o VLT, o Rio já tinha ganhado o BRT, que atende a ilha do governador e conecta com o centro, região oeste e região sul, com conexão ao VLT, Trens e Metrô. O VLT divide o protagonismo no Rio com estes modais, BRT, Metrô, Ônibus e Trem. Ainda ha muito que avançar, existe alguns projetos de ampliação de linhas, e criação de novas linhas, já que o Rio de Janeiro é deficiente no quesito transporte e necessita, sempre de novos modais e ampliação de modais que já existem. Mas o exemplo do VLT, se aplica a outras capitais do país que sonham em revitalizar e trazer mais frescor a suas regiões centrais, o VLT pode trazer este frescor, pode ser aplicado em Porto Alegre, por exemplo, na sua região central em substituição as linhas C1, C2 e C3 da Carris, a própria empresa publica tem capacidade de operar o sistema, em parceria com a Trensurb e de repente ate com a Aeromóvel, poderia ser uma saída ao sistema antigo da capital gaúcha, que esta desgastado, pode ate ter a revitalização do sistema de Aeromóvel da orla, em um atendimento inédito ate a praia de Ipanema, seria muito bom para capital, ter novo modais. Mas voltando a falar do Rio após o meu devaneio, o que quero tornar lúdico que quase 100 % das grandes cidades do Brasil, Leia-se de 150 mil a 20 milhões de habitantes, tem um centro desorganizado, que foi sendo constituído conforme o crescimento e necessidade da metrópole em questão e o VLT é um sistema que tem esse poder de revitalizar, e modernizar o sistema de transporte das cidades.
BRT - Rio de Janeiro
terça-feira, 15 de fevereiro de 2022
Opções de transporte para o Município de Alvorada-RS
Atualmente o município conta apenas com um modal de transporte, o ônibus, metropolitano e circular. Operado respectivamente pelas empresas concessionarias SOUL (Sociedade de Ônibus União Ltda) e VAL (Viação Alvorada Ltda), apesar de darem conta do recado o município precisa de um transporte de massa como alternativa, talvez com o futuro metrô de Porto Alegre saindo, que ainda esta no papel, onde a linha 1 saíra da Rua da Praia ate o Terminal Triângulo, onde o mesmo terá o objetivo de receber linhas de Alvorada, Cachoeirinha, Canoas e Gravataí, além de linhas que integram bairros da Zona Norte e Linhas Transversais, nesta matéria trabalharemos com a tese que o metrô POA vai sair do papel. Igualmente Alvorada precisa de uma linha de transporte médio ou uma linha de transporte pesado, há um projeto para o longínquo ano de 2030, onde o Bairro Americana, terá uma ligação via Catamarã, pelo Arroio Feijó, porquê a um projeto de alargamento do arroio, com intuito de escoar melhor a agua e também comporta uma melhor quantidade de agua e evitar alagamento. Visto isso, mesmo o bairro tendo este transporte e os atuais sistema, Alvorada está em pleno crescimento e precisa de alternativas, vamos as alternativas:
VLT
VLT - Rio de Janeiro
Seria uma opção viável, mas ocorreria o mesmo que o VLT, teria a opção utilizar a lateral, talvez com menor impacto na estrutura da cidade ou canteiro central, com grandes obras, mas a estrutura da Baltazar sofreria menos com uma reforma, passaria apenas por alguma readequação, para receber os BRTS, a operação poderia ser compartilhada, entre SOUL e MOB (concessionaria que opera linhas na Zona Norte) e Talvez com a participação da Carris. Haveria dois Terminais, o BIG Alvorada e o Figueira, o Final da Linha seria o Terminal Triangulo para alimentar as linhas, também iria compartilhar espaço com algumas linhas fundamentais do antigos sistema, linhas de Alvorada Via Anchieta, Free Way, Iguatemi, Ipiranga, Protásio Alves e Sertório e Bairros de POA interbairros e via Sertório e as Linhas Transversais 6 e 10.
Monotrilho
Seria bem mais viável e exigiria um menor impacto na estrutura tanto de Alvorada, quanto de Porto Alegre, porquê é um transporte de via Elevada, e depende menos de readequação de espaço existentes, poderia utilizar de forma, quase Harmônica o canteiro central. Mais exigiria um pátio, a readequação do Terminal Triângulo e mais os terminais, BIG e Figueira. O principal fator contra é o valor mais elevado da construção, pois no futuro teria a necessidade de uma segunda linha na Avenida Frederico Dhil, que passaria a ter mais ônibus com a Avenida principal já possuindo um transporte de Massa.
sábado, 15 de janeiro de 2022
Mobilidades
O processo de mobilidade é muito importante para o bom desenvolvimento de uma cidade, é por meio dele que ira rodar a economia e gerar empregos para a sociedade este blog de tem por objetivo contar essa história passando pelos mais diversos modais saindo da bicicleta, passando pelo ônibus, pelo trem, pelo metrô, pelo BRT, pelo VLT e chegando em aviões e transporte via cabos.
Vamos trazer também atualizações sobre empresas de Mobilidade e novidades nas diversas capitais do Brasil, teremos relações de frotas e de linhas no nosso blog, o objetivo é deixar todos bem informados e conhecer a história dos diversos modais brasileiros.
quarta-feira, 15 de dezembro de 2021
Série de Fotos Históricas Capitulo 15 (VASP - Viação Aérea São Paulo)
Hoje no nosso quadro vamos trazer imagens de aviões da nossa saudosa Vasp, no seu auge e decadência, foi uma empresa muito importante para o Brasil e para o estado de São Paulo, a empresa tinha o seu Hub nos aeroportos de São Paulo Congonhas e Guarulhos, e teve uma grande participação na construção e difusão daquela que hoje é o file da aviação brasileira a ponto Rio-São Paulo que foi copiada pelo mundo todo com o sucesso estrondoso da linha.
A empresa trouxe pela primeira vez o Boeing 737-200 e 737-300 que foi muito importante na aviação brasileira sendo utilizados por todas empresas aéreas grandes da época no Brasil, porém com o passar dos anos as empresas passaram a utilizar em sua grande maioria jatos da Airbus, a Gol segue utilizando o 737 NG e atualmente o fracassado e mal falado 737 MAX. A Primeira empresa a operar Airbus na história do Brasil foi a VASP, que seguida da Varig utilizou o modelo A300B2, porém a Varig utilizou o modelo mais moderno A300B4.
A seguir fotos, que não foram tiradas por mim, o objetivo é divulgar as fotos e desenhos meus e de outros autores no blog:
segunda-feira, 15 de novembro de 2021
Desenhos da Mobilidade 21 (Viamão - Empresa de Transportes Coletivo de Viamão e Evel - Expresso Veraneio Ltda "Extinta")
sexta-feira, 15 de outubro de 2021
Desenhos da Mobilidade 20 (Soul - Sociedade de Ônibus União Ltda)
Hoje, no nosso quadro, vamos trazer uma empresa muito importante para Alvorada RS, que movimenta a economia do município, onde a cidade e sua grande maioria é formada por habitantes que trabalham em outros municípios da região metropolitana de Porto Alegre e além de atender Alvorada a Sociedade de Ônibus União Ltda (SOUL) atende 3 bairros de Viamão, já que empresa atende prioritariamente os eixos Assis Brasil - Farrapos, Protásio Alves - Osvaldo Aranha, Sertório - Farrapos, Freeway, Anchieta e Antônio de Carvalho - Ipiranga a partir de Alvorada e três Bairros de Viamão. Atualmente a empresa opera também com suas linhas o transporte publico de Alvorada, porque a Viação Alvorada (VAL) foi a falência e uma das acionistas era a empresa SOUL que manteve algumas linhas da VAL ativas e esta complementando com suas próprias linhas. A empresa também operou por um longo período no transporte publico de Porto Alegre unindo alguns bairros da zona norte da capital ao centro.
A seguir, os desenhos que foram feitos por outros autores, porém o objetivo deste quadro é divulgar os desenhos de outros artistas, a referencias estão nos próprios desenhos.
Soul 73
Soul 113
Soul 125
Soul 406
Soul 430
Soul 438