Mapa Atual da Rede do Metrô e CPTM de São Paulo
A Malha Metro ferroviária de São Paulo até 2050: Expansão, Integração e Futuro da Mobilidade Urbana
São Paulo planeja, até 2050, ter um dos sistemas metro ferroviários mais modernos e integrados da América Latina. Segundo o Plano Integrado de Transportes Urbanos (PITU 2040), a malha será expandida para 24 linhas, totalizando quase 500 km de extensão, com novas conexões estratégicas entre zonas periféricas e centrais, atendendo a demanda crescente da Região Metropolitana.
Principais Linhas em Planejamento ou Estudo:
Linha 6–Laranja (Brasilândia – São Joaquim)
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Obra em andamento, com previsão de entrega até 2026.
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15,3 km e 15 estações.
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Conexões com as linhas 1-Azul, 4-Amarela e 7-Rubi (futura integração).
Linha 17–Ouro (Monotrilho – Morumbi – Jabaquara)
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Primeira fase entre Morumbi e Aeroporto de Congonhas em construção.
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Previsão de operação parcial em 2026.
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Integrações com Linha 5–Lilás, Linha 9–Esmeralda e futuro Terminal Jabaquara.
Linha 19–Celeste (Anhangabaú – Bosque Maia, Guarulhos)
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Estágio: Projeto funcional.
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Cerca de 17,6 km de extensão.
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Conexão direta do centro à Guarulhos, passando por bairros densamente povoados.
Linha 20–Rosa (Lapa – Santo André)
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Uma das maiores do futuro sistema: 33 km e 24 estações.
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Prevista para conectar a Zona Oeste (Lapa) até a região do ABC (Santo André).
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Projeto funcional em andamento.
As Novas Linhas do Plano até 2050:
Linha 22–Bordô (Cotia – Sumaré)
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Prevista para ligar Cotia (na região metropolitana) à estação Sumaré da Linha 2–Verde.
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Passará por municípios como Osasco e Butantã.
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Promete aliviar o trânsito da Rodovia Raposo Tavares.
Linha 23–Magenta (Itaquera – São Mateus – Vila Prudente)
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Planejada para reforçar o atendimento na Zona Leste.
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Conectará áreas densamente povoadas com o eixo da Linha 15–Prata.
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Atenderá Itaquera e São Mateus com trajeto complementar ao monotrilho.
Linha 24–Violeta (Parelheiros – Santo Amaro)
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Deve ligar o extremo sul de São Paulo (Parelheiros) até a região central de Santo Amaro.
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Vai suprir uma lacuna histórica de transporte em regiões periféricas.
Linha 25–Turquesa (Ponte Rasa – Cangaíba – Penha)
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Linha orbital que interligará a Zona Leste entre áreas fora do eixo radial.
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A proposta é facilitar deslocamentos locais sem precisar acessar o centro da cidade.
Impacto Esperado
Com a conclusão dessa malha até 2050:
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Estima-se que mais de 10 milhões de passageiros sejam transportados por dia.
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Redução de cerca de 1,5 milhão de viagens diárias de carro.
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Aumento na integração tarifária e física com ônibus, trens e VLTs.
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Inclusão de bairros periféricos no mapa da mobilidade metropolitana.
Fontes:
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Metrô SP (www.metro.sp.gov.br)
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Secretaria de Transportes Metropolitanos
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PITU 2040 (EMTU/Metrô)
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Portais de Mobilidade Urbana (ViaTrolebus, Diário do Transporte)