Estive alguns dias em Florianópolis que é uma capital brasileira, porém tem um sistema de ônibus que funciona muito bem, e faz inveja ao sistema velho e obsoleto de Porto Alegre, que necessita de uma melhor organização do transporte, além de duas linhas de metrô e colocar em pratica o sistema de BRT, que esta atualmente pela metade. O sistema baseia-se em terminais espalhados pela cidade, que são alimentados por linhas circulares e linhas troncais, além de algumas linhas entre bairros, sem passar pelo centro, as linhas troncais fazem ligação direta com o centro e conectam os passageiros a ônibus que vem da região metropolitana de Florianópolis. As conexões feitas no terminal na mesma plataforma, não é cobrado uma nova passagem, mas se você tiver o cartão pode descer em qualquer lugar que não é cobrado, agora se for em dinheiro, é só descer no terminal e fazer a conexão. Tem muita oferta de ônibus e geralmente os horários são cumpridos a risca, a organização é invejável, perante a capital dos gaúchos.
A primeira coisa a se fazer é construir um terminal, onde todas as empresas metropolitanas, possam parar, sem entrar de fato no centro, e poderia ser oferecido um Aeromovel, para circular no centro, ou umas duas ou três linhas de VLT, partindo deste terminal e passando pelos principais pontos do centro de Porto Alegre. As linhas de BRT e Metrô poderiam fazer conexão neste terminal, ou simplesmente ter o ponto final lá, porém as linhas metropolitanas vindouras da Zona Norte de Porto Alegre, Alvorada, Cachoeirinha, Taquara, Canoas Guajuviras-Assis Brasil, Gravataí, Morungava, Viamão Assis Brasil e Baltazar, teriam o ponto final no terminal triangulo, fazendo conexão imediata com o metrô, o Terminal centro absorveria, apenas as operações diretas ao centro de todas as cidades, e de todas localidades de Porto Alegre com ligação ao Centro, via Free Way e Avenida da Legalidade, o Terminal Cairú absorveria as operações com ponto final nele, ligações de Guaíba e Eldorado Via Farrapos, Porto Alegre (Zona Norte) e Via Sertório, Aeroporto, Anchieta e Ceasa, O Terminal Antônio de Carvalho, absorveria as operações da Zona Sul de Porto Alegre e Viamão, Assim como o Terminal Azenha, seria construído o Terminal Manoel Elias, também absorvendo linhas de Alvorada, Porto Alegre ( Zona Leste e Norte) e Viamão. A Linha 2 do Metrô se estenderia neste Projeto entre o Terminal Triangulo via Terminal Cairú e o Terminal Rua da Praia com Conexão ao Metrô de Superfície Metropolitano (Linha 1 do Metrô) e conexão com a Linha 3 que ligaria a estação Rua da Praia ao Terminal Antônio de Carvalho, Já o BRT da Bento Ligaria o Terminal Antônio de Carvalho ao Terminal Azenha e Centro passando pelo Barra Shopping e Beira Rio, Já Metrô teria um Traçado diferente via Ipiranga. BRT Protásio Alves, ligaria o Terminal Manoel Elias ao Terminal Centro.
Este Projeto é baseado em projetos multimodais, de diversas metrópoles brasileiras, entre elas Rio de Janeiro, São Paulo e Florianópolis, Porto Alegre esta parada no tempo, no sentido mobilidade, por isso o transporte esta sucateado e mau aproveitado pelo cidadãos da cidade, ela precisa se modernizar urgentemente para voltar a crescer, atrair investimentos e empregos, Porto Alegre é uma cidade brasileira muito importante para o cenário global, é responsável por varias inovações como o Aeromovel, que irei fazer um artigo sobre projetos específicos para ele na cidade e em Canoas. Espero que a cidade acorde a tempo de se reinventar, existem projetos muito bons para o futuro da cidade, os governantes precisam acordar sobre isso.
Fonte: Sistema Integrado de Florianópolis, BRT e Metrô POA, VLT Rio de Janeiro, BRT Rio de Janeiro e Metrô de São Paulo.