sexta-feira, 15 de julho de 2022

Sistema de transporte integrado de Florianópolis, entre terminais de ônibus, como este sistema aliviaria o sistema de transporte de Porto Alegre? Já obsoleto.

 Estive alguns dias em Florianópolis que é uma capital brasileira, porém tem um sistema de ônibus que funciona muito bem, e faz inveja ao sistema velho e obsoleto de Porto Alegre, que necessita de uma melhor organização do transporte, além de duas linhas de metrô e colocar em pratica o sistema de BRT, que esta atualmente pela metade. O sistema baseia-se em terminais espalhados pela cidade, que são alimentados por linhas circulares e linhas troncais, além de algumas linhas entre bairros, sem passar pelo centro, as linhas troncais fazem ligação direta com o centro e conectam os passageiros a ônibus que vem da região metropolitana de Florianópolis. As conexões feitas no terminal na mesma plataforma, não é cobrado uma nova passagem, mas se você tiver o cartão pode descer em qualquer lugar que não é cobrado, agora se for em dinheiro, é só descer no terminal e fazer a conexão. Tem muita oferta de ônibus e geralmente os horários são cumpridos a risca, a organização é invejável, perante a capital dos gaúchos.


Mapa dos Terminais de Florianópolis


Mapa dos Terminais de Florianópolis



Terminal central de Florianópolis (TICEN)


Viale BRT


Torino G8


Viale BRT

A primeira coisa a se fazer é construir um terminal, onde todas as empresas metropolitanas, possam parar, sem entrar de fato no centro, e poderia ser oferecido um Aeromovel, para circular no centro, ou umas duas ou três linhas de VLT, partindo deste terminal e passando pelos principais pontos do centro de Porto Alegre. As linhas de BRT e Metrô poderiam fazer conexão neste terminal, ou simplesmente ter o ponto final lá, porém as linhas metropolitanas vindouras da Zona Norte de Porto Alegre, Alvorada, Cachoeirinha, Taquara, Canoas Guajuviras-Assis Brasil, Gravataí, Morungava, Viamão Assis Brasil e Baltazar, teriam o ponto final no terminal triangulo, fazendo conexão imediata com o metrô, o Terminal centro absorveria, apenas as operações diretas ao centro de todas as cidades, e de todas localidades de Porto Alegre com ligação ao Centro, via Free Way e Avenida da Legalidade, o Terminal Cairú absorveria as operações com ponto final nele, ligações de Guaíba e Eldorado Via Farrapos, Porto Alegre (Zona Norte) e Via Sertório, Aeroporto, Anchieta e Ceasa, O Terminal Antônio de Carvalho, absorveria as operações da Zona Sul de Porto Alegre e Viamão, Assim como o Terminal Azenha, seria construído o Terminal Manoel Elias, também absorvendo linhas de Alvorada, Porto Alegre ( Zona Leste e Norte) e Viamão. A Linha 2 do Metrô se estenderia neste Projeto entre o Terminal Triangulo via Terminal Cairú e o Terminal Rua da Praia com Conexão ao Metrô de Superfície Metropolitano (Linha 1 do Metrô) e conexão com a Linha 3 que ligaria a estação Rua da Praia ao Terminal Antônio de Carvalho, Já o BRT da Bento Ligaria o Terminal Antônio de Carvalho ao Terminal Azenha  e Centro passando pelo Barra Shopping e Beira Rio, Já Metrô teria um Traçado diferente via Ipiranga. BRT Protásio Alves, ligaria o Terminal Manoel Elias ao Terminal Centro.

Este Projeto é baseado em projetos multimodais, de diversas metrópoles brasileiras, entre elas Rio de Janeiro, São Paulo e Florianópolis, Porto Alegre esta parada no tempo, no sentido mobilidade, por isso o transporte esta sucateado e mau aproveitado pelo cidadãos da cidade, ela precisa se modernizar urgentemente para voltar a crescer, atrair investimentos e empregos, Porto Alegre é uma cidade brasileira muito importante para o cenário global, é responsável por varias inovações como o Aeromovel, que irei fazer um artigo sobre projetos específicos para ele na cidade e em Canoas. Espero que a cidade acorde a tempo de se reinventar, existem projetos muito bons para o futuro da cidade, os governantes precisam acordar sobre isso.


Fonte: Sistema Integrado de Florianópolis, BRT e Metrô POA, VLT Rio de Janeiro, BRT Rio de Janeiro e Metrô de São Paulo.

quarta-feira, 15 de junho de 2022

Metrô e BRT de POA porquê fracassaram ?

 Esses modais foram cogitados e chegaram a ter projetos e desenhos executados e o BRT da João Pessoa, Bento e Protásio tiveram obras executadas como os alargamentos e alguns projetos de readequações e reformas nos corredores, porém o restante da verba das obras foram destinados para outros projetos da prefeitura que o prefeito da época julgou mais urgente, do que desafogar e despoluir o centro caótico de Porto Alegre.



Ônibus que chegou a ser pintado em alusão ao inicio das operações do BRT que não ocorreram ate os dias atuais


Ônibus com pintura comemorativa ao BRT da Capital dos Gaúchos


Ônibus com pintura comemorativa ao BRT da Capital dos Gaúchos


Rede de BRT projetada para Porto Alegre


 O Metrô, na verdade surgiu deste projeto, como BRT Assis Brasil-Farrapos, porém pelo fluxo de pessoas e por a maioria do trafego vir destas avenidas, o governo optou pelo projeto do metrô com verbas do governo federal, porém com o atraso do projeto o governo federal alegou que não poderia mais destinar as verbas, ainda há um impasse com as tubulações de gás. O metrô seria subterrâneo, entre a Rua da Praia e o Terminal Triângulo e entre o Terminal e a Fiergs por via aérea por causa das tubulações de gás o pátio seria próximo ao aeroporto assim com os trens da Trensurb, que seria uma das maiores beneficiadas da obra pois operaria a denominada Linha 2 do metrô de Porto Alegre, já que a linha 1 é o Metrô de superfície operado pela Trensurb. Porém em segundo momento chegou ser cogitado a linha apenas entre a Rua Praia e o Terminal Triângulo, que já seria o suficiente para desafogar o transito das Avenidas Farrapos e Assis Brasil, porém o projeto não foi adiante e o governo retirou a verba do PAC - Programa de Aceleração do Crescimento. Atualmente, os governos de Porto Alegre e Cachoerinha, que no novo projeto o metrô iria ate lá, estão brigando para que saia a linha, que é muito necessária para a modernização da capital dos gaúchos.



Linhas de Metrô projetadas em Porto Alegre 



Linhas de Metrô projetadas em Porto Alegre 




Rede projetada com integração entre Metrô e BRT


domingo, 15 de maio de 2022

Projeto de Linhas Hidroviárias no Rio Grande do Sul

 A Metroplan, órgão que regula o transporte da região metropolitana, tem um projeto amplo de linhas hidroviárias que atenderão linhas dentro do município de Porto Alegre e Região metropolitana. Com projetos que atenderão os municípios de Alvorada, Barra do Ribeiro, Cachoeirinha, Canoas, Charqueadas, Eldorado do Sul, Esteio, General Câmara, Guaíba, Montenegro, Nova Santa Rita, São Jeronimo, Sapucaia do Sul, Triunfo e Viamão. Há Projetos de futuras extensões porem, as cidades deverão passar por estudos de viabilidade, assim como as listadas anteriormente. Segue a baixo linhas de atendimento futuro da rede hidroviária metropolitana da capital gaúcha.


As que estão em operação:

POA Centro - Guaíba 

POA Centro - POA Cristal

POA Cristal - Guaíba

São Jeronimo - Triunfo


As prioritárias, são:

POA Centro - Ilha da Pintada (POA)

POA Centro - Ilha dos Marinheiros (POA)

Guaíba - POA Ipanema

General Câmara - Triunfo - Charqueadas - Polo Petroquímico (Triunfo) - Ilha dos Marinheiros (POA)


As de curto prazo, pós prioritárias:

POA Centro - Eldorado do Sul Sans Souci - Eldorado do Sul Centro

POA Centro - Canoas

POA Centro - Ilha dos Marinheiros (POA) - Canoas Paquetá - Nova Santa Rita

POA Centro - Praia de Belas (POA) - Beira-Rio (POA) - POA Cristal

POA Cristal - Assunção (POA) - Tristeza (POA) - POA Ipanema


As de médio prazo, pós curto prazo:

Nova Santa Rita - Esteio

POA Ipanema - Belém Novo (POA) - Lami (POA)

Lami (POA) - Itapuã (Viamão)

Belém Novo (POA) - Barra do Ribeiro


As longo prazo, pós médio prazo:

Esteio - Sapucaia do Sul

Canoas Paquetá - Montenegro

Canoas - Cachoeirinha - Alvorada


Essas serão as rotas atendidas por este ambicioso projeto de transporte hidroviário, pode ser uma alternativa ao metrô por exemplo, porquê os catamarãs oferecem um amplo espaço dentro das embarcações, boas acomodações e transporte por aguas, não precisa ficar parando em sinaleira e outros, Porto Alegre e a região metropolita, tem rios extensos e sub aproveitados, um projeto como esse desafogaria nossos sistemas de transportes, que depende em sua grande maioria de ônibus.


Fotos dos Catamarãs:



Travessia POA - Guaíba


Travessia POA - Guaíba


Travessia POA - Guaíba


Travessia São Jeronimo - Triunfo


Travessia São Jeronimo - Triunfo


POA - Porto Alegre

Fonte: http://www.metroplan.rs.gov.br/conteudo/2004/?Plano_Hidrovi%C3%A1rio_do_RS


sexta-feira, 15 de abril de 2022

Aviação do Brasil

  Futuro da aviação no Brasil, apesar da crise do corona vírus, é bem animador temos pelo menos umas quatro empresas entrantes no mercado, em 2019 perdemos nossa saudosa Avianca Brasil (Oceanair). O principal player do mercado com grande norral no mercado de transportes terrestres em com a promessa de uma conexão entre os modais aéreos e terrestres é Itapemirim, com foco principal no mercado terrestre, quer investir no mercado ferroviário e no aéreo, neste mercado aéreo a filial se chamara ITA apenas para facilitar a a pronuncia do nome da empresa. A empresa ira operar uma frota de A320 usados que estão disponíveis no mercado, porém o foco da empresa será inicialmente o mercado domestico e na sequencia, assim que se consolidar o mercado internacional. As outras empresas tem o foco regional com ATR 72-600 e no mercado de cargas com uma aeronave 737F, uma delas se chama Nella, tem o objetivo de ajudar alimentar as rotas de outras empresas que tem o foco domestico. Já Azul esta expandindo, sua malha regional e fez um importante acordo de Code-Share com a Latam Brasil, a empresa também comprou a TwoFlex, transformando em Azul Conecta, uma ultra regional focada em rotas de baixa demanda com aviões Grand-Caravan, além da malha da Azul, que possui rotas Regionais de grande demanda, Domesticas e Internacionais. Dentre as novidades a ITA representa o maior perigo a Azul, Gol e Latam Brasil que foram fortemente afetada pela crise da Covid-19, a outras regionais são mau utilizadas pelas empresas grandes, a única que trabalha sempre em conjunto com a regionais é a Gol, sempre tira proveito delas para crescer e crescer também junto delas.



A350-900 da Latam Brasil


ATR 72-600 e 737-300F


ATR 72-600 da Azul 


A330-200 da Azul


A320NEO da Azul


Embraer 195 da Azul



Cessna Grand-Caravan da Azul


Cessna Grand-Caravan da Azul


A320NEO da Finada Avianca Brasil


A320Ceo da ITA


A320Ceo da ITA


terça-feira, 15 de março de 2022

VLT Rio de Janeiro - Uma Possível Solução para os centros das Metrópoles Brasileiras.

 O VLT do Rio foi um dos grandes trunfos da revitalização do centro da cidade, trouxe modernidade e soube dosar a modernidade com a história do centro do Rio a segunda maior megalópole brasileira. Sendo o primeiro VLT moderno do brasil, o sistema trouxe um ar de modernidade, ajuda a distribuir e aliviar o caótico centro da metrópole. Junto com ele, vieram a revitalização do porto da cidade e o museu do amanhã, que virou uma atração turística assim como o VLT, o Rio já tinha ganhado o BRT, que atende a ilha do governador e conecta com o centro, região oeste e região sul, com conexão ao VLT, Trens e Metrô. O VLT divide o protagonismo no Rio com estes modais, BRT, Metrô, Ônibus e Trem. Ainda ha muito que avançar, existe alguns projetos de ampliação de linhas, e criação de novas linhas, já que o Rio de Janeiro é deficiente no quesito transporte e necessita, sempre de novos modais e ampliação de modais que já existem. Mas o exemplo do VLT, se aplica a outras capitais do país que sonham em revitalizar e trazer mais frescor a suas regiões centrais, o VLT pode trazer este frescor, pode ser aplicado em Porto Alegre, por exemplo, na sua região central em substituição as linhas C1, C2 e C3 da Carris, a própria empresa publica tem capacidade de operar o sistema, em parceria com a Trensurb e de repente ate com a Aeromóvel, poderia ser uma saída ao sistema antigo da capital gaúcha, que esta desgastado, pode ate ter a revitalização do sistema de Aeromóvel da orla, em um atendimento inédito ate a praia de Ipanema, seria muito bom para capital, ter novo modais. Mas voltando a falar do Rio após o meu devaneio, o que quero tornar lúdico que quase 100 % das grandes cidades do Brasil, Leia-se de 150 mil a 20 milhões de habitantes, tem um centro desorganizado, que foi sendo constituído conforme o crescimento e necessidade da metrópole em questão e o VLT é um sistema que tem esse poder de revitalizar, e modernizar o sistema de transporte das cidades.




VLT - Rio de Janeiro


VLT - Rio de Janeiro



As Três de Linhas de VLT do Rio


BRT - Rio de Janeiro

BRT - Rio de Janeiro



Linhas do BRT do Rio de Janeiro



Aeromóvel do Aeroporto de Porto Alegre


terça-feira, 15 de fevereiro de 2022

Opções de transporte para o Município de Alvorada-RS

 Atualmente o município conta apenas com um modal de transporte, o ônibus, metropolitano e circular. Operado respectivamente pelas empresas concessionarias SOUL (Sociedade de Ônibus União Ltda) e VAL (Viação Alvorada Ltda), apesar de darem conta do recado o município precisa de um transporte de massa como alternativa, talvez com o futuro metrô de Porto Alegre saindo, que ainda esta no papel, onde a linha 1 saíra da Rua da Praia ate o Terminal Triângulo, onde o mesmo terá o objetivo de receber linhas de Alvorada, Cachoeirinha, Canoas e Gravataí, além de linhas que integram bairros da Zona Norte e Linhas Transversais, nesta matéria trabalharemos com a tese que o metrô POA vai sair do papel. Igualmente Alvorada precisa de uma linha de transporte médio ou uma linha de transporte pesado, há um projeto para o longínquo ano de 2030, onde o Bairro Americana, terá uma ligação via Catamarã, pelo Arroio Feijó, porquê a um projeto de alargamento do arroio, com intuito de escoar melhor a agua e também comporta uma melhor quantidade de agua e evitar alagamento. Visto isso, mesmo o bairro tendo este transporte e os atuais sistema, Alvorada está em pleno crescimento e precisa de alternativas, vamos as alternativas:


VLT

VLT é um transporte largamente utilizado para revitalizar espaços, o centro de Alvorada, leia-se Avenida Presidente Vargas é muito degrado e feito as presas, não há espaços, para circulação, o asfalto é mau feito, no caso o VLT, poderia ter duas alternativas para implantação e operação. A primeira seria trafegarem nas laterais da avenida, onde haveria um corredor lateral de ônibus e VLT, e na frente do mercado BIG, onde Haveria um terminal de integração entre linhas de ônibus de Porto Alegre e Alvorada,  haverias de forma hipotética, uma ligação para a parte central, onde haveria uma reforma no corredor da Baltazar para receber os VLTS, tbm haveria uma adequação no terminal triangulo para receber os VLTS de Alvorada, haveria também uma reforma no terminal Figueira, para receber os VLTS, Com o tempo haveria uma linha que trafegaria pela Frederico Dhil e teria o Terminal Final no Centro de Viamão. A Segunda opção seria trafegarem pelo canteiro Central, mais sairia mais caro que a primeira, porquê demandaria reformas e algumas remoções de estabelecimentos comerciais para ampliar o espaço da principal avenida da cidade, se encacharia melhor na hipótese de adequar o corredor da Baltazar para receber VLTS e também realizar transporte publico neste trecho em POA, porém iria compartilhar espaço com algumas linhas de ônibus, linhas de Alvorada Via AnchietaFree Way, Iguatemi, Ipiranga, Protásio Alves e Sertório e Bairros de POA interbairros e via Sertório e as Linhas Transversais 6 e 10.


VLT - Rio de Janeiro



VLT - Santos


BRT

Seria uma opção viável, mas ocorreria o mesmo que o VLT, teria a opção utilizar a lateral, talvez com menor impacto na estrutura da cidade ou canteiro central, com grandes obras, mas a estrutura da Baltazar sofreria menos com uma reforma, passaria apenas por alguma readequação, para receber os BRTS, a operação poderia ser compartilhada, entre SOUL e MOB (concessionaria que opera linhas na Zona Norte) e Talvez com a participação da Carris. Haveria dois Terminais, o BIG Alvorada e o Figueira, o Final da Linha seria o Terminal Triangulo para alimentar as linhas, também iria compartilhar espaço com algumas linhas fundamentais do antigos sistema, linhas de Alvorada Via AnchietaFree Way, Iguatemi, Ipiranga, Protásio Alves e Sertório e Bairros de POA interbairros e via Sertório e as Linhas Transversais 6 e 10.



BRT - Rio de Janeiro


BRT - Curitiba


Monotrilho

Seria bem mais viável e exigiria um menor impacto na estrutura tanto de Alvorada, quanto de Porto Alegre, porquê é um transporte de via Elevada, e depende menos de readequação de espaço existentes, poderia utilizar de forma, quase Harmônica o canteiro central. Mais exigiria um pátio, a readequação do Terminal Triângulo e mais os terminais, BIG e Figueira. O principal fator contra é o valor mais elevado da construção, pois no futuro teria a necessidade de uma segunda linha na Avenida Frederico Dhil, que passaria a ter mais ônibus com a Avenida principal já possuindo um transporte de Massa.


Monotrilho - São Paulo


Monotrilho - São Paulo

sábado, 15 de janeiro de 2022

Mobilidades

 O processo de mobilidade é muito importante para o bom desenvolvimento de uma cidade, é por meio dele que ira rodar a economia e gerar empregos para a sociedade este blog de tem por objetivo contar essa história passando pelos mais diversos modais saindo da bicicleta, passando pelo ônibus, pelo trem, pelo metrô, pelo BRT, pelo VLT e chegando em aviões e transporte via cabos.

Vamos trazer também atualizações sobre empresas de Mobilidade e novidades nas diversas capitais do Brasil, teremos relações de frotas e de linhas no nosso blog, o objetivo é deixar todos bem informados e conhecer a história dos diversos modais brasileiros.



Metrô - São Paulo


Metrô - São Paulo


Metrô - São Paulo


BRT - Rio de Janeiro


BRT - Rio de Janeiro



Monotrilho - São Paulo


Monotrilho - São Paulo


VLT - Rio de Janeiro


VLT - Rio de Janeiro